Quem curte uma moto esportiva precisa ficar atento aqui. A Triumph lançou hoje o primeiro teaser do que deve ser seu próximo lançamento, que já tem até nome.
A Speed Triple 1200 RR marca o retorno da marca à produção de motos carenadas para uso nas ruas. Ao que tudo indica, será baseada na Speed Triple 1200 RS, naked lançada em 2021 no mercado exterior.
A versão com motor exposto é movida por um motor de três cilindros, DOHC e 1.160 cm³. Assim, gera 180 cv a 10.750 rpm e 13 kgf.m de torque, a 9.000 rpm.
Como é a nova moto esportiva da Triumph
Tudo o que sabemos até agora sobre a nova moto esportiva da Triumph foi divulgado num vídeo com menos de 40 segundos – este aqui de baixo. O teaser (vídeo curto, em tom de mistério) mostra alguns detalhes do protótipo que originou a nova moto inglesa. E só.
Assim, ainda não há informações oficiais acerca do lançamento. A Triumph ainda não falou sobre potência, peso, desempenho ou eletrônica da 1200 RR. Sequer apresentou uma visão geral, numa imagem que capture toda a motocicleta.
Apesar disso, no vídeo podemos observar alguns detalhes. Sua traseira curta realmente lembra a naked 1200RS, assim como o chassi, com detalhes em fibra de carbono sob o tanque de combustível.
Claro, há uma carenagem integral. Seu desenho aparentemente compato deixa boa parte da suspensão dianteira exposta, apontando que a RR será mais uma moto de turismo esportivo do que uma superbike projetada especialmente para as pistas. Já o farol em LED é redondo, com ar retrô. Assim, lembra a MV Agusta Superveloce 800, por exemplo.
Veja também:
- R9: Yamaha trabalha em versão esportiva da MT 09
- Teste Triumph Bobber Black 2021: linda e bruta
- Clássicas: o que mudou na nova Triumph Speed Twin
.
O que esperar da Speed Triple 1200 RR
Caso ela siga a tendência de herdar itens da irmã naked, a 1200 RR terá um conjunto com bela aptidão esportiva. Além do chassi em alumínio e com componentes em fibra de carbono, terá suspensões eletronicamente ajustáveis da Ohlins e embreagem assistida e deslizante.
O motor é o já citado três cilindros de 1.160 cm³. Ele produz 180 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 13 kgf.m de torque, a 9.000 rpm. É o propulsor mais potente já equipado numa Speed Triple. Além disso, tem como missão carregar 10 kg a menos que na geração anterior do modelo. Isso porque a 1200 RS pesa 198 kg, já em ordem de marcha.
Na tecnologia, haverá tela TFT de 5 polegadas, freios ABS otimizado para curvas Brembo, acelerador eletrônico, 3 mapas de potência, 4 níveis de controle de tração e 5 modos de pilotagem customizáveis. Ainda, um belo pacote de conectividade. Através do My Triumph Connectivity System deve ser possível controlar o smartphone e também a câmera GoPro.
Preço da nova moto esportiva Triumph
Ansioso para ver a sua nova moto esportiva na garagem? A boa notícia é que a nova Speed Triple 1200 RR terá mais detalhes revelados em breve. A Triumph ainda não afirmou quando falará sobre o modelo novamente, mas como pretende lançá-lo já como versão 2022 isso deve ocorrer já nas próximas semanas.
Enfim, o preço. Ele ainda não foi divulgado, mas podemos esperar um valor considerável. Isso porque a RR terá como base a Speed Triple 1200 RS, segundo modelo mais caro da marca na atualidade. Custando pouco mais de 17,5 mil euros, a naked só fica atrás da Rocker 3, vendida por cerca de 23 mil euros. Em conversão direta. são aproximadamente R$ 108 mil e R$ 141 mil.
E a vinda da nova Speed Triple 1200 RR ao Brasil? Bom, é possível mas improvável. A Triumph tem focado sua operação no país nas linhas Adventure e Modern Classics, tanto que hoje oferece apenas uma naked (ou Roadster) por aqui, a Street Triple. Nada Street RS, Trident 660 ou Speed Triple. Mas quem sabe ela nos surpreenda, não? Vamos aguardar.