Publicidade

Nigel Mansell, campeão da Fórmula 1 em 1992 e três vezes vice-campeão, rendeu boas brigas pelo pódio com nosso querido Ayrton Senna. E agora seu filho Greg Mansell lançou uma série de produção de BMW R 18 personalizadas para homenagear os sucessos do pai. 

Assim, Greg irá produzir 31 unidades para celebrar, em 2022, os 30 anos desde que Nigel Mansell se tornou campeão mundial. Aliás, 31 é o número de vitórias que o pai teve na F1. Além disso, até a chegada de Lewis Hamilton, Mansell era o participante mais bem-sucedido do Reino Unido na categoria.

Desmaio de Mansell no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1984

Mansell dirigiu para marcas como McLaren, Ferrari e Lotus. O campeão teve sua imagem marcada por cruzar a linha de chegada no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1984 empurrando seu Lotus 95T, por não ter combustível, sob o sol de Dallas e acabou desmaiando.

Publicidade

 

BMW R 18 customizada

A moto recebeu características visuais de modelos esportivos

A edição limitada da BMW R 18 será chamada de “Il Leone” e foi desenhada e construída na The Ramp, localizada em Jersey, no Reino Unido. O nome foi inspirado no apelido que Nigel recebeu em seus anos de Ferrari.

Assim, Greg está personalizando ao lado do customizador Steve Burt e modificaram o estilo original da  R 18, abandonando a pegada clássica para aderir a uma tendência mais esportiva.

Publicidade

Greg está colocando seu projeto a frente com o customizador Steve Burt

Veja também:

Motor e componentes do modelo

r 18

O motor permanece o original da fábrica

O filho do campeão decidiu não realizar modificações no motor nem na elétrica, garantindo a segurança do propulsor original da fábrica.

Publicidade

Dessa forma, as customizadas irão carregar um grande motor de 1.802 cm³, dois cilindros opostos e arrefecimento a ar. Assim, o propulsor entrega 91 cv de potência máxima a 4.750 rpm, além do torque máximo de 15,3 kgf.m a 3.000 giros.

A BMW disponibiliza três modos de pilotagem chamados Rain, Rock e Roll. O pacote ainda inclui assistente de partida em subidas, controle automático de estabilidade e um funcional sistema de marcha ré.

 

Modificações a cara da F1

r 18

O modelo customizado terá embreagem com acionamento pelo pé

Greg falou também que foi feita uma importante modificação na embreagem para deixar a moto com ‘mais a cara da F1’. “Como um carro de F1 antigo, nossa R 18 customizada tem um deslocamento de mão sequencial e uma embreagem de pé”, explicou. 

Assim, o filho do campeão afirmou que é um desafio ao cérebro se acostumar com a embreagem nos pés e que isso estimula a romper barreiras dos elementos tradicionais. “Você se sente intimidado no início e sem dúvida com um pouco de medo, mas quando a máquina está sob carga, ela desliza com grande aderência, potência e desempenho”, pontuou.

 

Preço das BMW R 18 customizadas

r 18

Por fim, a homenagem pode custar caro para quem pretende levá-la para casa

Em 2022 completa-se 30 anos desde que Mansell venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1992 e, ao longo da carreira, o campeão acumulou 31 vitórias. 

Sendo assim, Greg fará apenas 31 motocicletas “Il Leone”, custando 50.000 libras cada. São cerca de R$ 363.300 em conversão direta. Então, vai uma aí?

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha