O calendário de lançamentos do segundo semestre de 2021 segue acelerado. Agora foi a vez da Triumph anunciar a data em que apresentará a nova Tiger Sport 660 e revelar as primeiras fotos oficiais do modelo.
Assim, a apresentação da aventureira britânica de entrada acontece na tarde da próxima terça-feira, 5 de outubro. O anúncio foi feito na manhã de hoje, 28 de setembro.
Nova Tiger 660 a caminho
No anúncio feito na manhã de hoje, através de diferentes páginas da Triumph na internet. Em todas há a mesma mensagem, frisando a data e hora em que acontecerá o lançamento global.
E também há um link, que redireciona a uma página no próprio site da Triumph. Lá há apenas duas fotos da nova Tiger, vídeos que foram divulgados antecipadamente e uma pequena mensagem. Resumidamente, ela diz:
‘Esteja entre os primeiros a testemunhar o amanhecer de uma nova era das motos de aventura esportivas, com o nova Tiger Sport 660. Uma nova referência de potência para desempenho, versatilidade e diversão.’
A new adventure sports revolution is coming…
Join us for the global reveal of the new Tiger Sport 660 at 12pm (BST) Tuesday 5th October 2021.
Discover more: https://t.co/TZUMPjNSAC#ForTheRide #OfficialTriumph #TigerSport660 pic.twitter.com/DYyWayD5rC
— Triumph Motorcycles (@UKTriumph) September 28, 2021
Como é a Tiger 660
No mês passado a Triumph fez a primeira aparição da Tiger Sport 660, ainda como um protótipo. Além do visual – coberto por uma camuflagem -, poucas informações foram oficialmente apresetadas sobre a nova aventureira.
The Triumph team have been testing the final prototype of a new Tiger that is set to transform the middleweight adventure sports category and deliver a new benchmark in specification, capability, perf…
Assim, já sabemos que ela compartilha a base da Trident 660, naked de entrada à gama da marca lançada em 2020. Seu motor é um três cilindros em linha, DOHC, de 660 cm³ e arrefecimento a líquido. Na naked, gera 81 cv a 10.250 rpm e 6,52 kgf.m de torque a 6.250 rpm.
As suspensões também foram herdadas da ‘irmã’. Assim, há garfo invertido da Showa na dianteira, mas com curso superior aos 120 mm. Atrás há uma monoshock da marca. Os freios parecem ser os mesmos Nissin com disco duplo de 310 mm na frente e simples de 255 mm na roda traseira.
Veja também
- Triumph revela nova Tiger 1200 mais agressiva [VÍDEO]
- Teste Triumph Bobber Black 2021: linda e bruta
- Como é a Triumph Tiger 850 Sport
Tiger menor e mais barata
Tal qual a Trident 660, com quem compartilha uma série de componentes, a Tiger Sport 660 terá como missão ser o modelo de entrada na sua família. Acima dela há as Tiger 850 Sport, Tiger 900 e, muito em breve, a nova Tiger 1200.
Por isto, a novidade deve ter um pacote eletrônico simplificado, tal qual a naked. Na Trident há dois modos de pilotagem (Road e Rain), ABS, embreagem deslizante, acelerador eletrônico, iluminação em LED e nada mais. Ainda tem controle de tração, que pode ser desligado. O painel é LCD, que conta com apoio de uma pequena tela TFT.
O desenvolvimento do motor também teve custos reduzidos, uma vez que deriva do propulsor da Street Triple. Aqui, claro, ele recebeu novas dimensões e números de potência ao adotar cerca de 60 novos componentes. Tudo isto para poder manter as motos de entrada com um preço competitivo.
Preços da nova Adventure
Para finalizar, os preços. A Triumph deve revelar os valores da nova Tiger Sport 660 na próxima semana, na ocasião de seu lançamento, mas ela deve ficar posicionada logo abaixo do próximo degrau na escada das Adventure, custando pouco menos que a 850 Sport. Esta é a lógica da Trident 660, que custa cerca de 20% menos que a Street Triple.
Nos Estados Unidos, a 850 parte dos 11.995 dólares, enquanto o preço da Tiger 900 inicia em 14.700 dólares. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 65 mil e R$ 79,8 mil. Logo, a 660 deve chegar por lá na casa dos 9.600 dólares (R$ 52 mil). Entretanto, a Triumph do Brasil ainda não confirmou a vinda do modelo ao nosso mercado.