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Atualmente, a autonomia limitada das baterias é o grande problema das motos elétricas. Imagine rodar por míseros 100 km (ou às vezes apenas 50 km!) e já ter de recarregar, deixando a moto presa na tomada de casa por cerca de 5 longas horas. Mas parece estar surgindo uma luz no fim do túnel.

Nesta semana a Zero Motorcycles, uma fabricante dos Estados Unidos que trabalha exclusivamente em projetos de elétricas, apresentou uma novidade empolgante. Segundo a marca, sua nova moto pode ter autonomia acima dos 350 km! De quebra, entrega até 113 cv de potência máxima. Só faltava ser barata, não?

zero sx é uma moto elétrica com boa autonomia de bateria

Que tal rodar mais de 350 km sem precisar ligar sua moto elétrica na tomada? A SR promete uma autonomia de fazer inveja e ainda entrega bons números de potência – e cobra por isso, claro

 

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Nova moto elétrica tem autonomia surpreendente

O projeto em questão é a nova geração da naked SR, que teve diversos componentes atualizados. O segredo para a autonomia de até 365 km em percurso urbano é a evolução da bateria ZFORCE 14.4+, que entregará até 20,9 kWh graças ao Power Tank opcional.

 

E tem mais. Além do acréscimo na autonomia, a nova bateria promete recarga 10% mais rápida (com carga total em 1h 20min) e ainda colaborar ao melhor desempenho do motor. Assim, a SR vai passar dos 73 cv originais para 113 cv de potência e 20 kgf.m de torque máximos. Já sua velocidade final é estimada em 170 km/h.

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Como é a Zero SF

Essa é uma das daquelas ‘motos elétricas com cara de moto’, com direito a transmissão final por corrente. Conta com suspensões da Showa com sistema Big Piston na dianteira e ajustes em ambas as rodas. Já o ABS é assinado pela Bosch e trabalha junto dos discos frontal de 320 mm e traseiro de 240 mm. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso III.

Zero SR tem suspensões da Showa, ABS e controle de estabilidade da Bosch, quatro modos de pilotagem, conectividade com smartphone e profundo nível de ajustes eletrônicos

Naturalmente, tem um pacote eletrônico interessante. Além do ABS, a Bosch fornece um avançado controle de estabilidade. Ainda há quatro modos de pilotagem e ajustes finos envolvendo potência, recarga, tração e estabilidade. Tem tela TFT com sistema operacional Cypher III+, conectividade com smartphone e naveção por GPS.

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Com bateria convencional, a Zero tem autonomia de ‘apenas’ 251 km, número que pode chegar aos 365 km com Power Tank adicional. Mesmo em condução esportiva ela promete rodar mais de 180 km sem recarregar

 

Quanto custa a moto elétrica com boa autonomia de bateria

A ideia de rodar mais de 350 km sem recarregar é tentadora, não? Além disso, mesmo em tocada esportiva (com velocidade acima dos 110 km/h) a marca promete até 182 km de autonomia. Uma pena que as motos elétricas da Zero não estejam à venda no Brasil.

quanto custa a moto elétrica da zero no brasil

Infelizmente, as Zero não estão à venda no Brasil. Nos Estados Unidos, modelo SR pode chegar aos 21.500 dólares (R$ 99,1 mil) para obter o máximo de autonomia

Nos Estados Unidos, sua terra natal, a SR parte dos 18.600 dólares – cerca de R$ 85,7 mil em conversão direta. Assim, sua autonomia máxima é de ‘apenas’ 251 km. Para o melhor desempenho é preciso adquirir um Power Tank, que eleva o preço da moto para 21.500 dólares (R$ 99,1 mil). Você não queria potência e desempenho por preço de uma moto popular, né?

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza