Atualmente, a autonomia limitada das baterias é o grande problema das motos elétricas. Imagine rodar por míseros 100 km (ou às vezes apenas 50 km!) e já ter de recarregar, deixando a moto presa na tomada de casa por cerca de 5 longas horas. Mas parece estar surgindo uma luz no fim do túnel.
Nesta semana a Zero Motorcycles, uma fabricante dos Estados Unidos que trabalha exclusivamente em projetos de elétricas, apresentou uma novidade empolgante. Segundo a marca, sua nova moto pode ter autonomia acima dos 350 km! De quebra, entrega até 113 cv de potência máxima. Só faltava ser barata, não?
Nova moto elétrica tem autonomia surpreendente
O projeto em questão é a nova geração da naked SR, que teve diversos componentes atualizados. O segredo para a autonomia de até 365 km em percurso urbano é a evolução da bateria ZFORCE 14.4+, que entregará até 20,9 kWh graças ao Power Tank opcional.
E tem mais. Além do acréscimo na autonomia, a nova bateria promete recarga 10% mais rápida (com carga total em 1h 20min) e ainda colaborar ao melhor desempenho do motor. Assim, a SR vai passar dos 73 cv originais para 113 cv de potência e 20 kgf.m de torque máximos. Já sua velocidade final é estimada em 170 km/h.
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Como é a Zero SF
Essa é uma das daquelas ‘motos elétricas com cara de moto’, com direito a transmissão final por corrente. Conta com suspensões da Showa com sistema Big Piston na dianteira e ajustes em ambas as rodas. Já o ABS é assinado pela Bosch e trabalha junto dos discos frontal de 320 mm e traseiro de 240 mm. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso III.
Naturalmente, tem um pacote eletrônico interessante. Além do ABS, a Bosch fornece um avançado controle de estabilidade. Ainda há quatro modos de pilotagem e ajustes finos envolvendo potência, recarga, tração e estabilidade. Tem tela TFT com sistema operacional Cypher III+, conectividade com smartphone e naveção por GPS.
Quanto custa a moto elétrica com boa autonomia de bateria
A ideia de rodar mais de 350 km sem recarregar é tentadora, não? Além disso, mesmo em tocada esportiva (com velocidade acima dos 110 km/h) a marca promete até 182 km de autonomia. Uma pena que as motos elétricas da Zero não estejam à venda no Brasil.
Nos Estados Unidos, sua terra natal, a SR parte dos 18.600 dólares – cerca de R$ 85,7 mil em conversão direta. Assim, sua autonomia máxima é de ‘apenas’ 251 km. Para o melhor desempenho é preciso adquirir um Power Tank, que eleva o preço da moto para 21.500 dólares (R$ 99,1 mil). Você não queria potência e desempenho por preço de uma moto popular, né?