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A Yamaha está trabalhando em novas motos híbridas e, como acontece nos carros, a ideia é usar o motor a combustão para estender o alcance da bateria. O projeto é motivado pelas novas leis ambientais e pela proibição da venda de veículos 100% movidos a gasolina na Europa a partir de 2030. Movida pela novidade, a marca registrou novas patentes de designs. Confira!

 

Yamaha se prepara para o futuro

A Yamaha foi pioneira na área. Em 2005, mostrou dois conceitos híbridos; o Gen-Ryu combinou um motor R6 com um motor elétrico em um tourer rebaixado, enquanto o HV-01 era uma scooter mais convencional usando a mesma ideia.

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O conceito híbrido da Yamaha continuou em 2007 e, em 2009, o HV-X demonstrou um sistema híbrido de quase produção com um motor elétrico de 250cc e um motor elétrico de 20 hp trabalhando juntos em uma maxi-scooter. Agora, o interesse da empresa foi revivido. 

yamaha hibrida

Desenho base de como deve ser o novo scooter híbrido da Yamaha. Ao que tudo indica, terá ligações com o TMax 560

As antigas Yamahas eram híbridas paralelas, com o motor a gasolina e o motor elétrico dirigindo a roda traseira sozinhos ou em conjunto. Mas os novos designs apresentam configuração híbrida onde o sistema de acionamento é puramente elétrico, mas com um pequeno motor a gasolina usado como gerador de extensão de alcance para recarregar as baterias.

motos híbridas da yamaha

Entre suas novas motos híbridas, Yamaha também terá um pequeno scooter. Deve ter construção próxima a do NMax

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Uma patente para ela surgiu em 2020 e agora foram publicados mais documentos mostrando três designs híbridos. A menor é uma scooter de 125 cc, com o motor/gerador a gasolina localizado na parte baixa do quadro, uma bateria sob o assento e um motor elétrico no braço oscilante. Sem a necessidade de acionar a roda traseira, a seção do gerador a gasolina é parafusada em suportes elásticos para que as vibrações não atinjam o quadro ou o piloto.

novas motos híbridas da yamaha

Esboço básico de como deve ser uma nova motocicleta híbrida da marca japonesa. Projetos precisam acelerar, pois em oito anos não será mais possível vender motos 100% a gasolina na Europa

Veja também:

Também há uma maxi-scooter com um design de chassi estilo a TMAX , motor a gasolina e o gerador sentado à frente do motor elétrico entre as pernas do piloto e uma corrente convencional ou acionamento por correia na roda traseira. Com a tendência de alta na produção de modelos elétricos e híbridos, essas patentes provavelmente serão o ponto de partida para vários futuros lançamentos.

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Fim das motos 100% a gasolina

Daqui a 8 anos será ilegal vender veículos novos que sejam puramente movidos a combustíveis fósseis em locais como o Reino Unido. As vendas de automóveis com motor a combustão terminam apenas cinco anos depois. Mesmo sem legislação específica, é possível vermos uma grande pressão para que as motocicletas sigam o mesmo exemplo.

moto a hidrogenio da kawasaki

Com o fim das motos à combustão, marcas estão investindo pesado em protótipos que usem tecnologias alternativas. Aqui uma Kawasaki movida a hidrogênio começa a surgir

A Kawasaki já se comprometeu com um rápido crescimento em sua linha movida a combustíveis alternativos, com planos de lançar um grande número de modelos híbridos e puramente elétricos. Agora parece que a Yamaha também está reconsiderando a ideia de motocicletas híbridas.

 

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.