O mercado de motos esportivas pode representar menos de 1% dos emplacamentos no Brasil, mas isto não reduz o tamanho que ele ocupa nos nossos corações. Aliás, corações estes que sentiram vontade de acelerar com um lançamento recente.
A TVS apresentou a nova geração da Apache RR 310, uma moto esportiva que é irmã próxima das BMW G 310 R e GS. É leve, com belo pacote eletrônico e, caso viesse ao Brasil, poderia ser mais uma opção de entrada ao segmento.
Moto esportiva: como é a RR 310
Há alguns anos a BMW e a indiana TVS se uniram para criar motos de média cilindrada. Desta colaboração surgiram as alemãs G 310 R e G 310 GS e, também, a esportiva RR 310, vendida pela TVS. Assim, a primeira geração da Apache chegou ao mercado em 2017, bem próximo do lançamento das ‘irmãs’.
Assim, TVS e BMW compartilham diversos componentes entre si. Os principais são o chassi e o motor – o já conhecido monocilíndrico de 313 cm³. Desta forma, tanto a esportiva quanto as demais entregam 34 cv e 2,8 kgf.m de torque. Mas as semelhanças estão ficando pelo caminho.
Nova Apache RR 310 tem kit Race
A nova geração de moto esportiva foi apresentada nas últimas semanas. Aliás, levou tão a sério o conceito de esportividade que passou a oferecer dois kits opcionais, Dynamic e Race. O segunda, claro, foi desenvolvido pensando especificamente ao uso em pista.
Assim, o kit Dynamic conta com suspensões ajustáveis. Na dianteira há garfo upside down assinado pela KYB, com 20 opções entre compressão e retorno. Atrás há 20 opções de funcionamento e mais 10 estágios de pré-carga da mola.
Além de diferenças no visual e das melhorias do Dynamic, o Race tem exclusividades na ciclística. Conta com guidão mais baixo e próximo ao piloto, assim como com pedaleiras recuadas e mais altas. Tudo em nome de uma melhor posição para contornar as zebras.
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Motor com modos de pilotagem
O coração da nova moto esportiva segue o mesmo. Assim, gera 34 cv a 9.700 rpm e entrega 2,8 kgf.m de torque a 7.700 rpm. A caixa de câmbio também é idêntica, com 6 velocidades. Porém, o conjunto recebeu aprimoramentos.
Desta forma, há quatro modos de pilotagem (Urban, Track, Sport and Rain). Outra novidade está na embreagem, que passa a ser assistida e deslizante, evitando o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
Painel TFT e novo visual
Um dos principais destaques da nova geração da RR 310 é seu painel. Agora há uma tela TFT de 5,5 polegadas, com completo computador de bordo. Além disso, ele tem conectividade com o smartphone – através do app da marca – e permite armazenar cópias de documentos, sejam do piloto ou da própria motocicleta.
Em outro extremo está o visual, praticamente inalterado em relação à geração anterior. As mudanças são sutis e a maioria delas é percebida apenas ao colocar as duas motos lado a lado. Entretanto, agora a marca oferece diversas opções de personalização em grafismos, cores e acessórios. Quem puder, por exemplo, pode levar para casa uma ‘Apache Race Replica’, como se estivesse pronta para um autódromo.
Preço da nova moto esportiva
É hora de passar o cartão. Em sua terra natal Índia, a nova moto esportiva tem preço sugerido de 260.000 rúpias. Porém, a versão completa, com os kit Dynamic, Race e pintura especial, sai por 283 mil rúpias. É cerca de R$ 18.500 e R$ 21 mil, em conversão direta.
Para se ter uma ideia do quão a Apache é interessante ao mercado local, uma Yamaha R3 por lá custa 360 mil rúpias (R$ 25.500). Já uma Kawasaki Ninja 400 chega às 469 mil rúpias (R$ 33.300). Outra concorrente é a KTM RC 390 que tem preço bem mais competitivo, 280 mil rúpias (R$ 19.900).
Nova esportiva 310 no Brasil
Como você sabe a TVS não está na lista de marcas de motos do Brasil, mas ela tem uma parceira comercial por aqui. A Dafra importa algumas de suas motos e ofecere ao mercado nacional, entre elas a Apache RTR 200.
Ou seja, a nova Apache RR 310 poderia vir ao nosso mercado através da estrutura, fábrica e rede de concessionários da Dafra, caso o modelo em específico não rompa com alguma clausula do acordo entre as duas marcas, claro.
Por aqui ela entraria no páreo das motos esportivas mais baratas do país. Assim, encararia de frente rivais como Ninja 400 e a líder de vendas R3, cada uma com seus prós e contras específicos.
Já o preço deveria sofrer um reajuste considerável. Se na Índia ela é quase 30% mais barata que a Yamaha (vendida aqui por R$ 27.857), dificilmente manteria a mesma lógica para custar cerca de R$ 19.500. Porém, aqui uma Apache RTR 200 tem preço sugerido de R$ 14.990. Mas não custa sonhar.