Um kit de conversão que transforma bicicletas comuns em uma bike elétrica não é algo exatamente inovador, visto que há vários à venda mundo afora. Mas este é especial, tanto que conquistou incentivo de grandes investidores no famoso programa de negócios Shark Tank. E tem mais: é à prova de fogo! Confira mais sobre essa curiosa criação indiana.
Conheça o kit de para bike elétrica do Shark Tank Índia
A startup Dhruv Vidyut desenvolveu um kit de conversão chamado DVECK (Dhruv Vidyut Electric Conversion Kit). O funcionamento é simples: basta parafusar a engenhoca em qualquer bicicleta normal, sem nenhuma modificação, e transformá-la em um modelo elétrico totalmente funcional.
O criador do kit e da empresa é o indiano Gursaurabh Singh, que apresentou recentemente a novidade no Shark Tank Índia. Um programa de TV onde empreendedores apresentam suas ideias de negócio a potenciais investidores, buscando obter financiamento.
Singh buscava parceiros e mentoria para seguir desenvolvendo o projeto. Então fez algo curioso. Para mostrar que sua invenção não era um produto qualquer ele decidiu colocar o kit à prova no palco. Como? Ateando fogo na engenhoca para mostrar sua resistência!
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Como o Kit DVECK funciona?
Apesar de não conquistar a simpatia de todos os investidores, o indiano conseguiu o apoio que desejava. Apesar de exótico, o DVECK é fácil de instalar e reivindica uma velocidade máxima de 26 km/h e um alcance de 40 km, quando acoplado em uma bike.
O mais fascinante do kit é que ele não precisa ser carregado separadamente. Segundo o inventor, apenas 20 minutos de pedalada já são o suficiente para recarregar a bateria em 50%.
Além disso, o kit pode suportar uma carga útil de 170 kg e é construído com alumínio aeronáutico, o que o torna – como você já viu – resistente à ferrugem, água e, claro, fogo! O conjunto também vem com um indicador de bateria, acelerador e interruptor de ignição que podem ser facilmente instalados no guidão da bicicleta.
Por último, e não menos importante, o kit também vem com uma entrada de carregamento na lateral – junto com um soquete de USB para celulares. O produto ainda não está no mercado, mas como visto, seu preço poderia ser uma pechincha frente a uma bike elétrica zero quilômetro.