Publicidade

Para muitos, o nome BMW Motorrad significa apenas uma motocicleta, mas não faz sentido algum. Porém, basta pilotar qualquer uma das máquinas produzidas pela rainha alemã e você irá entender porquê ela é, na verdade, sinônimo de conforto, qualidade e segurança, aliados ao design e a alta tecnologia!

BMW, que significa Bayerische Motoren Werke, foi fundada no dia 7 de março de 1916, na Alemanha. Prestes a completar 107 anos, a companhia hoje é conhecida pelos automóveis e motocicletas de luxo, tem sua origem marcada pela fusão de duas fabricantes de motores de avião: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik. As raízes da BMW estão ligadas a estes 2 cidadãos, Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, respectivamente proprietários das empresas.

 

Publicidade

Como surgiu a BMW Motorrad

Com a derrota alemã na I Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes proibiu a fabricação de aviões em território alemão, o que fez com que a BMW passasse a trabalhar em outros setores.

bmw motorrad

R 32, a primeira motocicleta fabricada pela BMW

Em 1923 lançou sua primeira motocicleta e em 1928 começou a atuar na produção de carros. Apesar disso, durante o regime nazista a marca retomou a fabricação de motores de aviões e ao final da II Guerra Mundial, a marca entrou no mercado de eletrodomésticos para sobreviver, retomando a produção de motos em 1948.

Depois de tantos percalços, a BMW Motorrad se firmou como uma das principais fabricantes de motos e carros de luxo do mundo. No Brasil, a companhia desembarcou em 1995, como uma importadora de veículos. Porém, foi somente em 2014 que a companhia marcou presença oficialmente em território brasileiro, quando inaugurou sua fábrica em Araquari (SC) e posteriormente em 2016, uma fábrica exclusiva para motocicletas em Manaus (AM). Hoje, é a maior fábrica BMW Motorrad fora da Alemanha.

Publicidade

Stephan Schaller, CEO global da BMW Motorrad, veio ao Brasil discursar na cerimônia de inauguração da fábrica em Manaus

Para comemorar seus 100 anos de história, a BMW Motorrad apresentou dois protagonistas da experiência Heritage, versões especiais da roadster R nineT e da cruiser R 18. São os modelos edição 100 Years. De acordo com o ano em que a BMW Motorrad foi fundada, ambos os modelos são limitados a 1923 unidades cada.

bmw motorrad r nine t e r18

BMW lançou edições especiais das R Ninte T e R 18 para celebrar seu centenário

 

Publicidade

BMW e os bimmers

Bimmer é uma palavra utilizada para se referir aos veículos da montadora alemã BMW. É a forma simplificada da pronúncia da marca realizada pelos americanos, e o termo “Bimmers” ficou atrelado aos apaixonados pela marca.

 

Tivemos a oportunidade de conversar com grandes motociclistas que são fãs da marca. Eles já possuíram diversos modelos da BMW Motorrad e não parecem dispostos a viver longe das experiências causadas pelas máquinas alemãs.

bmw motorrad - dono de gs 1250

Moacyr Rocha, Médico, 63 anos – Proprietário do modelo GS1250 Adventure

“A paixão por motos é desde a infância. Ganhei com 15 anos a minha primeira moto. Especificamente pela BMW, começou quando migrei do segmento trilha pesada off-road para o asfalto com possibilidade de off-road mais leve. GS em alemão (Gelände/Straße) que significa on-road e off-road. Desde que ela inaugurou o segmento das Big Trails, há 40 anos, é líder de vendas. A primeira vez que andei numa GS foi a do meu irmão. Uma 1200 adventure 2012. Fiquei impressionado. A partir daí passei a estudar a moto e fiquei mais maravilhado com o projeto e as tecnologias inseridas nela ao longo do seu desenvolvimento. Visitei o museu da BMW na Alemanha e tive a sorte de visitar os bastidores do projeto dela, acrescentando mais e mais solidez nas minhas impressões dessa moto excepcional.”

 

Armando Laiun, 74 anos, Empresário – Proprietário de BMW desde os anos 90, hoje possui o modelo GS1250 edição especial

“Minha primeira BMW foi em 1998, fiquei ansioso, pois não tinha na minha cidade (Belém-PA). Pra fazer as revisões tinha que mandar pra outro estado, lembro que a BMW me proporcionava o transporte de ida, mas a volta eu tinha que buscar ou mandar de transporte. Em 1999 fiz uma viagem ao Chile, Argentina e Uruguai, foi inesquecível.

Até hoje eu só uso BMW Motorrad, essa é uma paixão pela marca alemã, já tive vários modelos. Meu sonho é conhecer vários países de moto, só que a minha profissão não permite me afastar por muito tempo (proprietário de sorveterias). Amo moto, não sei viver sem ter moto, tenho um quarto só pra guardar minhas roupas, malas e capacete, é paixão mesmo.”

 

bmw motorrad r18 no brasil

Mério Muniz, Empresário, 65 anos – Um dos primeiros proprietários do modelo R18 no Brasil

“É um prazer sem igual pilotar uma máquina como a BMW R18, quando você olha pra baixo e vê os dois cilindros se projetando para os lados bem a sua frente, só posso dizer que essa moto é incrível e inigualável. Uma Cruiser cheia de personalidade com um motor boxer com a maior cilindrada já construída, além de recursos tecnológicos e design atemporais.”

Veja também:

 

Marcos Marcelino Neto, Empresário, 35 anos – Proprietário da esportiva S1000RR

“Minha paixão pela BMW começou no segundo semestre de 2014 quando lançaram a s1000rr que perdurou e fez muito sucesso, conhecida como caolha ou alien, minha primeira s1000rr foi uma tricolor 205/2015 comprada na eurobike em São José do rio preto,e de lá pra cá vou só faço substituir por modelos mais novos. Um lugar no mundo que pretendo percorrer é a rota 66.”

Victor Athayde
Publicitário, Aventureiro, Motociclista e Fundador da Confraria Harleyros do Pará. Fã de filmes clássicos, de boa música e da cozinha italiana!