Publicidade

Se você gosta de motos personalizadas precisa ver esta. Se curte modelos clássicos do pós-guerra, também. Apaixonados por customizadas criaram uma bobber purista a partir de uma Royal Enfield 650 e o resultado ficou incrível.

Os responsáveis pelo projeto são da Rajputana Customs, uma oficina de customização indiana, terra natal da Royal. Com uma Interceptor em mãos e muitas referências na memória, eles criaram um brinquedo que é um verdadeiro tributo às custom old school.

royal enfield 650 bobber

Aprecie esta Interceptor 650 transformada numa bobber purista – com direito a suspensão rabo duro e garfo Springer

 

Publicidade

Uma Royal Enfield 650 personalizada – e animal!

Você está vendo o resultado final pelas fotos, mas nós precisamos explicar alguns detalhes do processo até chegar nele. Vamos começar pelo que sobrou da moto original: basicamente o motor (de 2 cilindros em linha, 47 cv e 5, kgf.m) e partes do chassi.

royal enfield 650 customizada

Praticamente nada sobrou da moto original – e o resultado ficou incrível! A customização foi feita na Índia, terra natal da Royal

Isto porque o quadro foi transformado em algo novo, dando destaque à traseira rígida – ao melhor estilo ‘rabo duro’. Para amortecer os impactos há apenas um modesto sistema de molas sob o banco. Aliás, assento customizado, em couro costurado à mão e monoposto.

royal enfield 650 interceptor

Irreconhecível, não? Esta é uma pacata Interceptor 650 original, como a usada no projeto de personalização

Publicidade

Como esta é uma bobber raiz, outro detalhe não poderia ficar de fora: a suspensão Springer. O formato de garfo dianteiro foi criado pela Harley logo em seus primeiros anos de operação, em 1907, e logo tornou-se uma de suas marcas registradas. Na Royal Enfield 650 mantém o disco dianteiro na parte frontal, como mandam os bons (e antigos) costumes.

 

Saudosismo em cada detalhe

Os caras da Rajputana foram longe. Para criar uma moto que desse a impressão que acabou de sair de uma concessionária dos anos 1950, eles a equiparam com um tanque de combustível divido em dois e que ainda conta com auxílio de um pequeno reservatório sob o banco.

E o projeto vai além. Repare na beleza das rodas raiadas, montadas com pneus balão. O para-lama traseiro, assim como o guidão, foram criados especialmente para este projeto. O mesmo aconteceu com o curto sistema de escapamento. Na frente ainda temos um pequeno farol pequeno, claro, equipado com lâmpada halógena.

Publicidade

Veja também:

 

Royal Enfield 650 customizada

A Royal Enfield parece ter acertado a mão em seu projeto de motos de 650 cilindrada. Além de bons números de vendas em vários mercados (incluindo no Brasil, onde emplacou 1.936 unidades em 2021), as motos estão inspirando customizadores em todo o mundo.

royal enfield 650 customizada

No Brasil, uma Royal Enfield 650 Interceptor custa a partir de R$ 26.990, segundo o preço sugerido pela fabricante

Por exemplo: na Argentina criaram uma Continental GT 40kg mais leve e 30cv mais potente, enquanto do Reino Unido surgiu uma Interceptor transformada em Himalayan. E agora podemos curtir esta 650 Bobber, com sua bela pintura em cinza, verde e dourado. Que venham novos projetos!

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza