Publicidade

Como você sabe e já leu, ouviu e assitiu repetidas vezes por aí, a Bajaj está vindo ao Brasil. A marca é uma das maiores fabricantes de motos do mundo e já iniciou a montagem de motocicletas por aqui, utilizando a planta da Dafra em Manaus (AM). Mas como uma fábrica da Bajaj ‘de verdade’ funciona? A resposta está no vídeo abaixo.

 

Fábrica da Bajaj

No exterior, um canal especializado em indústrias e máquinas publicou em vídeo uma amostra de como é uma fábrica da Bajaj na Índia. A unidade fica localizada em Chakan, a cerca de 30 quilômetros da cidade de Pune.

Publicidade

O vídeo apresenta o processo de produção desde as matérias-primas até uma motocicleta pronta em funcionamento. Para isso, a fábrica da Bajaj emprega cerca de 5 mil funcionários, capacidade para produzir até 4 mil motos por dia. Por dia!

A unidade foi inaugurada em 1999 e começou fazendo a maioria da linha Pulsar da Bajaj. Há um total de seis linhas de produção que compõem a fábrica. Também há outras instalações que realizam a pintura, montagem de motores e testes.

Fábrica da Bajaj tem capacidade para produzir cerca de 4 mil motos por dia

Como se pode ver no vídeo, toda a fabricação é de última geração, com usinagem controlada numericamente por computador. A soldagem do chassi também é feita em conjunto com as máquinas. Depois disso, tudo se junta na linha de montagem, onde os trabalhadores pegam todas as peças para criar o produto acabado – as motocicletas.

Publicidade

Veja também:

Motos da KTM são montadas em fábrica da Bajaj

Além da sua produção própria, a Bajaj também constrói motos para a KTM há algum tempo… Não é segredo para ninguém que as motos de pequena cilindrada – de 125cc a 390cc – dos austríacos são fabricadas lá.

Stefan Pierer CEO da KTM junto do diretor executivo Rajiv Bajaj – juntos construido modelos de menor cilindrada

Os modelos da KTM que são criados na Índia são destinados ao mercado local e internacional. Vale ressaltar que a Bajaj Auto International Holdings BV detém 48% de participação na fabricante austríaca.

Publicidade

Além disso, futuros modelos da GasGas – subsidiária da KTM – também são cotados a terem parte da produção acontecendo na Índia. Outra marca que deve ter unidades fabricadas por lá é a Triumph – que tem parceria com a Bajaj para lançar motos de pequeno porte. Ou seja, a Bajaj tem muito trabalho pela frente!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]