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Dando sequência à nossa série especial de como conquistar a carta para moto, agora vamos conferir a fundo a fase prática. Esse é o momento de aliar a teoria aprendida em sala de aula ao domínio da motocicleta.

Este também é o último passo para então garantir a CNH, nem por isso essa etapa deixa de poupar os candidatos, que por vezes ficam pelo caminho. Por isso, temos novas dicas que preparamos, com a proposta de prepará-lo para mandar bem na prova:

Dicas para mandar bem na prova prática
Dica Porque fazer
1 Atenção às aulas Nunca é demais frisar que prestar atenção às aulas pode ser decisivo na hora garantir aprovação
2 Conheça o circuito – As falhas que reprovam! Conheça o circuito de prova para mostrar que está apto à aprovação
3 Tire as dúvidas antes da prova Marcou o exame das práticas? Então aproveite para saber tudo e não fique com dúvidas na hora do teste
4 Tente evitar o excesso de nervosismo Se você marcou o teste fique tranquilo, essa deve ser uma etapa encarada quando se sentir preparado
5 Errou, não deu? Tente outra vez Ainda não foi dessa vez? Calma, agora é momento de se preparar novamente

Veja também:

 

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A atriz Letícia Spiller fez aulas de moto na autoescola e conseguiu classificar a carteira para poder pilotar motos

1 – Atenção nas aulas – Siga as instruções do instrutor

Como de costume, mas não custa reforçar, preste atenção nas aulas. Não chegue atrasado ou falte às práticas, mesmo se você já souber andar de motocicleta e tiver domínio sobre ela. As condições no momento da prova podem surpreendê-lo e quando não reprovar candidatos, que já tenham contato com a moto.

Aos recém-chegados ao mundo das duas rodas, fiquem tranquilos. O instrutor do Centro de Formação de Condutores, o CFC, vai guia-lo conforme as normas que o Detran exige. São passadas instruções desde como ter um domínio adequado da moto, até como enfrentar os obstáculos da pista de treinamento e provas.

2 – Conheça o circuito – As falhas que reprovam!

Falando na pista de provas, vamos conhecer um pouco mais sobre o circuito de aulas, que também é utilizado no momento do exame final. A ordem, e mesmo o número de etapas, pode variar entre os diferentes Estados do país. Mas de forma geral contém os seguintes elementos:

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  • Largada

Esse é o momento de início do percurso, na saída atenção para faróis ligados e viseira do capacete fechado. Até sair mantenha o pé direito no freio. Não deixe o motor da moto apagar. Siga as instruções do seu professor.

  • Labirinto

Assim como o nome sugere, o labirinto é uma sequência de curvas para direita e esquerda. Esse é um momento de mostrar equilíbrio e domínio sobre a moto. É possível usar o embalo da primeira marcha, não é preciso dar velocidade. Cuidado para não cair!

  • Costelas

As costelas são ressaltos na pista no sentido horizontal, a fim de simular tachões e redutores de velocidade, ou mesmo imperfeições na pista. Atenção na condução sobre eles.

  • Oito

O oito é uma sequência de curvas para a esquerda e direita, que se convergem, formando de cima a visão em formato de 8. Mais uma vez é momento de manter o equilíbrio nas manobras.

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  • Cones

Em uma fileira de cones é a hora de fazer zigue-zague entre eles. Mais uma vez cuidado para não cair da moto ou derrubar os cones. Com o tempo e com o auxílio do instrutor você vai descobrir a melhor forma de superar o obstáculo.

  • Prancha/Rampa

A prancha é uma faixa estreita na pista e elevada em relação ao chão. O objetivo aqui é passar com as rodas da moto sem cair do pequeno espaço marcado. Uma pequena aceleração pode ajudar nesta hora, desde que a moto fique bem alinhada.

  • Troca de Marchas

Durante o circuito também é exigida a troca de marchas. Existe uma parte do trecho em que é possível colocar até a terceira velocidade. Antes de iniciar essa parte, fique atento ao pé direto no freio quando parar.

Carta para moto

Carta para moto: visão geral de umn circuito de provas – eles costumam variar entre estados e CFCs

 

Carta de moto: as 7 falhas que reprovam!

1 Iniciar a prova com capacete não afivelado ou com viseira aberta;
2 Avançar sobre o meio-fio ou não dar a sinalização correta com piscas;
3 Abalroar um ou mais cones das balizas;
4 Colocar os pés no chão com a moto em movimento;
5 Errar o percurso ou não completar todas as etapas;
6 Cair da motocicleta durante a prova ou provocar outro acidente;
7 Não manter equilíbrio sobre a prancha, sair com as rodas de cima dela.

3 – Tire as dúvidas antes da prova

Observando acima o circuito de aulas e prova, talvez você tenha sentido a falta de outros temas a serem abordados na fase prática. O Conselho Nacional de Trânsito até prevê aulas em vias públicas, entretanto, a maioria dos CFC não adotou esse sistema. O aluno também não precisa encarar dias de chuva, aulas à noite ou mesmo como estacionar de forma correta.

Infelizmente, os candidatos aprendem apenas a passar no exame exigido, em circuito fora das ruas de circulação na cidade. Portanto, nem sempre ele vai estar 100 % seguro de encarar o tumulto do trânsito. Com isso, o método de ensino das práticas referentes a categoria A, carece ainda de ajustes para maior segurança.

CNH A

Nem todas as situações de trânsito são vistas durante as aulas

Porém, uma vez que você se sinta seguro de ter o domínio, dentro do circuito de aulas, é possível marcar o Exame Prático. Lembrando que o número mínimo de aulas práticas é de 20 horas de aulas para a categoria A e 10 horas de aula para ACC.

A principal dica aqui é tirar as dúvidas com o seu instrutor, a fim de chegar com todas as regras no percurso dominadas. Tudo isso para garantir que você cumpra todos os passos que vão ser aplicados no dia do exame. O instrutor tem conhecimento e experiência com as exigências dos examinadores e poderá auxiliá-lo.

4 – Tente evitar o excesso de nervosismo

É comum ficar nervoso antes ou durante o exame prático. Mas mantenha-se confortável. Afinal, a esta altura você já trafegou várias vezes pelo circuito antes. É possível controlar um pouco a tensão pensando nos temas estudados. Além disso, não haverão novidades ou surpresas na hora da prova, basta repetir o trecho realizado em aulas.

CNH A

Antes da prova procure dominar todos os trechos e obstáculos do percurso com a moto

5 – Errou, não deu? Tente outra vez!

Errou, não deu? Essa pode ser uma oportunidade para conversar com o seu instrutor e saber o que ainda falta para dominar os obstáculos. Nem todo mundo passa de primeira, é possível tentar novamente, e desta vez com domínio sobre os pontos que faltaram.

Aos que passaram, parabéns! Logo será possível já receber a CNH categoria A em mãos e de forma digital. Mas não paramos por aqui. Ainda vamos abordar outras dúvidas e passas para você conquistar a sua carta de moto!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]