Estamos em época de férias, de diversão, de se refugiar do calor em meio a natureza. E, quem sabe, de decidir qual será a nova moradora da nossa garagem no ano que se aproxima. Por isso, separamos essa pequena lista com as motos off road mais baratas do Brasil, modelos que são sinônimo de aventura em trilhas e até provas leves.
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Este nicho é comandado por usadas e não raro vemos alguns Frankensteins em trilhas (motos com chassi de um, motor de outro, suspensões de um terceiro e plásticos de um quarto modelo). Contudo, muitos preferem ter a confiabilidade de uma motocicleta zero quilômetro. Aqui, listamos as cinco mais baratas do país, um dica aos iniciantes ou àqueles que já possuem uma importada e querem um modelo de entrada para contribuir no seu treinamento.
As cinco motos off road mais baratas do Brasil
Antes, cabe fazer uma observação sobre a onda de crescimento na qual surfa o segmento. Em um ano, comparando os dez primeiros meses de 2018 com o mesmo período de 2019, suas vendas subiram vertiginosos 84,6% e, assim, passaram a representar 1,3% (antes, 08%) das motos comercializadas no Brasil – se afastando das Custom (0,6%) e das Sport (0,5%).
Os números acima são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e, falando em dígitos, os preços considerados aqui são fornecidos pelas próprias montadoras, o já conhecido preço público sugerido, que não costuma considerar despesas com frete e seguro. Desta forma, os valores praticados pelas concessionárias podem ser ligeiramente diferentes.
1. Yamaha TT-R 230 – R$ 13.590
Representante da Yamaha na nossa lista, a TT-R 230 é conhecida em trilhas e provas de modalidades como o Enduro de Regularidade. Sua base está na extinta XT 225, antecessora da XTZ 250 Lander, e representa robustez. O modelo também possui vários títulos no currículo, com o de campeão Brasileiro de Rally Baja, conquistado em 2017 pelas mãos de Rodrigo Khezam.
Motor: Monocilíndrico, arrefecido a ar, 223 cm³
Potência: 19 cv
Torque máximo: 1,8 kgf.m
Alimentação: Carburador
Chassi: tubular, em aço
Câmbio: 6 velocidades
Curso das suspensões: 240 mm na frente / 220 mm atrás
Freios: disco de 220 mm na dianteira e tambor na traseira
Tanque: 8 litros
Peso: 107 kg (a seco)
2. Honda CRF 230F – R$ 13.787
A CRF 230F dispensa apresentações. Onipresente em trilhas, ralis e enduros por todo o Brasil, o modelo é um sucesso absoluto de vendas desde que chegou ao mercado, em 2006, baseada na extinta XR 200. Falando em êxitos, é importante lembrar que ela é tetracampeã do Sertões e campeã do Brasileiro de Rally Cross Country (na categoria Brasil) guiada por Bissinho Zavatti.
Motor: Monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar, 230 cm³
Potência: 19,3 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 1,92 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação: Carburador
Chassi: tubular, em aço
Câmbio: 6 velocidades
Curso das suspensões: 240 mm na frente / 230 mm atrás
Freios: Disco de 240 mm na dianteira / tambor na traseira
Tanque: 7 litros
Distância mínima do solo: 305 mm
Peso: 108 kg (a seco)
3 – Honda CRF 250F – R$ 15.596
A 250F foi apresentada no fim de 2018 como mais uma integrante da família CRF no Brasil – e não como uma substituta natural da 230F nas concessionárias. Diferente da 230F, sua base é exclusiva, com chassi e outros componentes desenvolvidos especialmente para ela, enquanto seu motor é o mesmo da Honda CB Twister. O modelo é fabricado em Manaus e, inclusive, está sendo exportado aos Estados Unidos.
Motor: Monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar, 249,5 cm³
Potência: 22,2 CV a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,28 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Berço semi duplo, em aço
Câmbio: 5 velocidades
Curso das suspensões: 240 mm na frente / 230 mm atrás
Freios: Disco de 240 mm na dianteira / 220 mm na traseira
Tanque: 6 litros
Distância mínima do solo: 286 mm
Peso: 114 kg (a seco)
4 – MXF 250 RX – R$ 22.490
A proposta da MXF Motors é proporcionar a experiência de pilotagem de uma autêntica off road importada a um custo distante dos praticados pelos modelos mais consagrados do mercado. Para isso, a empresa com sede em Curitiba (PR) oferece quatro modelos atualmente.
A 250 RX é a de entrada e já conta com suspensão dianteira Fast Ace de câmera dupla com ajuste de compressão e retorno, motor arrefecido a líquido e outras características que a distanciam das três primeiras citadas na nossa lista de motos off road mais baratas do Brasil. Também há a MXF 250 RXi, com injeção eletrônica, vendida a R$ 23.990.
Motor: Monocilíndrico, arrefecido a líquido, 4 válvulas, 250 cm³
Potência: 28 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 2,34 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Aço cromo molibdênio de alta resistência
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: câmara dupla Fast Ace com regulagem de compressão e retorno / 260 mm
Suspensão traseira: Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno / 260 mm
Freios: Hidráulicos a disco nas duas rodas, com discos de 260 mm na frente e 220 na traseira
Tanque: 7,5 litros
Distância mínima do solo: 270 mm
Peso: 111 kg (a seco)
5 – MXF 300 RX – R$ 23.990
Nossa lista de motos off road mais acessíveis do país fecha, naturalmente, com a opção mais refinada e potente dos cinco modelos citados. A MXF 300 RX tem o mesmo sistema de suspensões da 250 RX mas se distancia da irmã no motor, gerando cavalaria máxima de 33 cv, potência de sobra para encarar provas de Enduro ou trilhas pesadas. A montadora oferece ainda a 250 TS, famosa por seu motor de 2 tempos, por R$ 25.990. Conheça aqui.
Motor: Monocilíndrico, arrefecido a líquido, 4 válvulas, 300 cm³
Potência: 33 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 2,58 kgf.m a 7.400 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Aço cromo molibdênio de alta resistência
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: câmara dupla Fast Ace com regulagem de compressão e retorno / 260 mm
Suspensão traseira: Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno / 260 mm
Freios: Hidráulicos a disco nas duas rodas, com discos de 260 mm na frente e 220 na traseira
Tanque: 7,7 litros
Distância mínima do solo: 270 mm
Peso: 111 kg (a seco)