Você já deve ter visto alguns clones de motos famosas, afinal nem mesmo modelos icônicos como a Honda Dax são poupados. Aliás, alguns modelos nacionais também não passam ilesos! Conheça a empresa que criou suas próprias versões de motos como CB 300, XRE e o best seller CG 150, todas ‘certificadas’.
Cópia de CB 300, XRE, CG 150 e mais
As curiosas motocicletas foram criadas pela Velimotor, curiosa e misteriosa marca chinesa. Algumas vezes você pode encontrá-la ligada como uma expoente das novidades elétricas, mas é muito mais que isso!
A companhia é uma empresa da Chongqing Veli Technology (Group) Co.,Ltd e tem fábrica localizada em Chayuan Industrial Park Nanan District, Chongqing. Uma unidade com 50.000 metros quadrados e com capacidade de produção anual divulgada que chega aos 50 mil quadriciclos, 200 mil motores e 100 mil motocicletas.
Essa fábrica produz modelos de scooters, quadriciclos, patinetes elétricos, karts e peças. No entanto, é o design de algumas motocicletas que chama atenção. Muitos de seus modelos em catálogo parecem ser cópias de motos famosas e populares.
São modelos que remetem desde as Ninja 300 e Z400 da Kawasaki, até a icônica Ducati Monster. Nem a futurista Husqvarna Vitpilen e as brasileiríssimas CB 300R e CG 150 escaparam! E claro que não faltam ícones clássicos da Honda, como a Dax e a SuperCub.
Veja também:
- Cópia chinesa: a Ducati Panigale que custa só R$ 30 mil
- Moto chinesa é ‘igual’ a S 1000 RR, só que mais baratinha
- ‘Honda ADV 150 chinês’ é mais barato e melhor equipado
Pode isso?
Segundo a Velimotor, as motocicletas e motores da marca passaram no CCC (China Compulsory Certification). Além disso, alguns modelos foram aprovados pela EEC ou EPA e existem mais de 50 patentes de invenção e utilidade registradas. Ou seja, estão devidamente certificadas e autorizadas a serem comercializadas em diversos países.
Assim, não existem só motos com design e construção “inspirados” em modelos de outras marcas, mas curiosamente a empresa divulga que também pode fornecer produtos customizados conforme o gosto do cliente! Isso segundo desenhos e amostras da Velimotor.
Pode copiar então? Bem, o conceito de cópia varia com as leis de cada país. Ele também costuma ir muito além de um simples visual semelhante. Afinal, quem nunca viu uma marca grande inspirando-se em outra concorrente gigante? O conceito de cópia é amplo e você pode entender mais neste post aqui.
No entanto, apesar destas motos semelhantes da Velimotor ainda não chegarem no Brasil, a marca já exporta para mais de cinquenta regiões e países. Isso mesmo, a marca tem presença na Europa e algumas elétricas já desembarcaram na América do Sul.