Publicidade

Você já deve ter visto alguns clones de motos famosas, afinal nem mesmo modelos icônicos como a Honda Dax são poupados. Aliás, alguns modelos nacionais também não passam ilesos! Conheça a empresa que criou suas próprias versões de motos como CB 300, XRE e o best seller CG 150, todas ‘certificadas’.

 

Cópia de CB 300, XRE, CG 150 e mais

As curiosas motocicletas foram criadas pela Velimotor, curiosa e misteriosa marca chinesa. Algumas vezes você pode encontrá-la ligada como uma expoente das novidades elétricas, mas é muito mais que isso!

cópia da cb 300

Que tal essa moto ‘tipo CB 300’? O modelo herda as linhas da motocicleta nacional vendida 2009 a 2015, mas tem motor de apenas 150cc e foi fabricada na China

Publicidade

A companhia é uma empresa da Chongqing Veli Technology (Group) Co.,Ltd e tem fábrica localizada em Chayuan Industrial Park Nanan District, Chongqing. Uma unidade com 50.000 metros quadrados e com capacidade de produção anual divulgada que chega aos 50 mil quadriciclos, 200 mil motores e 100 mil motocicletas.

Essa fábrica produz modelos de scooters, quadriciclos, patinetes elétricos, karts e peças. No entanto, é o design de algumas motocicletas que chama atenção. Muitos de seus modelos em catálogo parecem ser cópias de motos famosas e populares.

cópia da ninja 300 e cb 300 r

Claro que a empresa não se ‘inspira’ apenas em modelos da Honda. Essa foi construída com base na Kawasaki Ninja 300… mas nem precisava dizer, né?

São modelos que remetem desde as Ninja 300 e Z400 da Kawasaki, até a icônica Ducati Monster. Nem a futurista Husqvarna Vitpilen e as brasileiríssimas CB 300R e CG 150 escaparam! E claro que não faltam ícones clássicos da Honda, como a Dax e a SuperCub.

Publicidade

 

Veja também:

Pode isso? 

Segundo a Velimotor, as motocicletas e motores da marca passaram no CCC (China Compulsory Certification). Além disso, alguns modelos foram aprovados pela EEC ou EPA e existem mais de 50 patentes de invenção e utilidade registradas. Ou seja, estão devidamente certificadas e autorizadas a serem comercializadas em diversos países.

Assim, não existem só motos com design e construção “inspirados” em modelos de outras marcas, mas curiosamente a empresa divulga que também pode fornecer produtos customizados conforme o gosto do cliente! Isso segundo desenhos e amostras da Velimotor.

Publicidade

Parece uma CG 150, tem os detalhes da CG 150, o pisca igual ao da CG 150 e até os vincos no tanque e acabamento do painel são idênticos. Mas não é Honda, é a Velimotor VL150-16

Pode copiar então? Bem, o conceito de cópia varia com as leis de cada país. Ele também costuma ir muito além de um simples visual semelhante. Afinal, quem nunca viu uma marca grande inspirando-se em outra concorrente gigante? O conceito de cópia é amplo e você pode entender mais neste post aqui.

No entanto, apesar destas motos semelhantes da Velimotor ainda não chegarem no Brasil, a marca já exporta para mais de cinquenta regiões e países. Isso mesmo, a marca tem presença na Europa e algumas elétricas já desembarcaram na América do Sul.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]