Publicidade

Foram duas semanas atravessando a Amรฉrica do Sul pelos terrenos mais diversos, com belas paisagens e por caminhos desafiadores, passando por Paraguai, Bolรญvia e Argentina, encarando chuva, deslizamento de terra, altitude e mudanรงas drรกsticas de temperatura, em um trajeto de mais de 8 mil km. E nรฃo foi por falta de aviso.

Antes da largada, em Assunรงรฃo (Paraguai), o diretor geral do Dakar, ร‰tienne Lavigne, disse que esta seria a ediรงรฃo mais difรญcil na histรณria sul-americana da prova.ย Dos 148 pilotos que largaram com suas motocicletas no dia 2, 98 chegaram em Buenos Aires, um nรบmero acima da mรฉdia do Dakar, que costuma deixar mais gente pelo caminho. Talvez as duas etapas canceladas tenham facilitado as coisas. Confira a galeria de imagens (fotos DPPI, Redbull Content Pool e dakarphotos.com).

E mais uma vez a KTM conseguiu vencer, desta vez com Sam Sunderland (KTM #14), seguido de mais duas KTM: Matthias Walkner (KTM #16) e Gerard Farres Guell (KTM #8) na segunda e terceira posiรงรตes respectivamente.ย Completaram o “Top 5”ย do Dakar deste ano Adrien Van Bereven (Yamaha #6) e Joan Barreda Bort (Honda #11). “ร‰ o primeiro Dakar que eu termino e chegar em primeiro รฉ um sentimento incrรญvel. A vitรณria รฉ de todos, do time, dos organizadores e de todas as pessoas prรณximas a mim, porque este nรฃo รฉ um esporte individual e todos contribuรญram para essa vitรณriaโ€, disse o piloto da KTM.

Os trรชs primeiros no parque fechado, na chegada: Sunderland (14), Walkner (16) e Farres Guell (8)

Os trรชs primeiros no parque fechado, na chegada: Sunderland (14), Walkner (16) e Farres Guell

Publicidade

A รบltima etapa aconteceu ontem (14/1) entre Rรญo Cuatro e Buenos Aires, com uma especial de apenas 68 km. O lider Sunderland administrou seus mais de 30 minutos de vantagem para chegar na sexta posiรงรฃo e garantir seu inรฉdito tรญtulo, apรณs 5 tentativas desde 2012 (3 abandonos e 2 ediรงรตes nรฃo participou por problemas de saรบde). os pilotos fizeram praticamente um passeio atรฉ a capital argentina. A etapa foi vencida por Adrien Van Bereven (Yamaha #6), seguido de Gerard Farres Guell (KTM #8), Joan Barreda Bort (Honda #11), Matthias Walkner (KTM #16) e Paulo Gonรงalves (Honda #17) na quinta posiรงรฃo.

Vitรณria histรณrica nos UTVs

Mas a grande surpresa do Rally Dakar 2017 foi a quebra de um jejum histรณrico. A dupla formada por Leandro Torres e Lourival Roldanย (Polaris #351) ganhou na categoria UTVs. Estes “brinquedรตes” que parecem carrinhos foram categoria estrante no Dakar, jรก que no ano passado ainda era uma divisรฃo dos carros). A dupla brasileira garantiu a primeira vitรณria brasileira em 39 ediรงรตes do Dakar, jรก que o melhor resultado atรฉ hoje era de Andrรฉ Azevedo, vice-campeรฃo nos Caminhรตes em 2003.

A dupla brasileira celebra feito inรฉdito e histรณrico (Foto: Josรฉ Mario Dias)

A dupla brasileira celebra feito inรฉdito e histรณrico (Foto: Josรฉ Mario Dias)

Esta รฉ a segunda participaรงรฃo de Leandro, mas a dรฉcima de Lourival. โ€œร‰ fantรกstico porque no ano passado disputamos o Dakar para entender o grau de dificuldade e estudamos e planejamos tudo para colocar um pouco mais de agressividade. E com o mesmo time e o mesmo carro, alcanรงamos o objetivo”, falou Leandro Torres. Foi uma vitรณria maiรบscula, porque os brasileiros completaram os quase 9.000 quilรดmetros de disputa com mais de quatro horas de vantagem para os segundos colocados.

Publicidade

Demais brasileiros

Dos oito brasileiros que iniciaram o Rally Dakar 2017, apenas cinco completaram a prova. Alรฉm de Leandro e Lourival nos UTVs, Sylvio de Barros e Rafael Capoani (Mini #339) nos Carros terminaram na 18ยช posiรงรฃo e Richard Fliter (Honda #159) foi o “sobrevivente” nas Motos, terminando a competiรงรฃo na 59ยช posiรงรฃo, nada mal para um estreante. Os outros brasileiros na categoria abandonaram a competiรงรฃo. Gregorio Caselani (Honda South America Rally Team), sofreu uma queda sobre cactos e os espinhos causaram processo inflamatรณrio que o tirou da prova. Jรก Ricardo Martins (Yamaha), tambรฉm abandonou, assim como Marcelo Medeiros, que disputou nos quadriciclos.

Para saber como foram as etapas anteriores, clique:

Etapa 1ย /ย Etapa 2ย /ย Etapa 3ย / Etapa 4ย / Etapa 5ย / Etapa 6ย / Etapa 7ย / Etapa 8 / Etapa 9ย / Etapa 10ย / Etapa 11

Classificaรงรฃo Dakar 2017 – 12ยช ETAPA / MOTOS

P

#

Nome

Paรญs

Marca

1 6 Adrien Van Bereven Franรงa Yamaha
2 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
3 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
4 16 Matthias Walkner Austria KTM
5 17 Paulo Gonรงalves Portugal Honda
6 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
7 34 Diego Martin Duplessis Argentina KTM
8 32 Juan Carlos Salvatierra Bolivia KTM
9 15 Michael Metge Franรงa Honda
10 67 Franco Caimi Argentina Honda
73 159 Richard Fliter Brasil Honda

Classificaรงรฃo Dakar 2017 – FINAL / MOTOS

P

#

Nome

Paรญs

Marca

1 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
2 16 Matthias Walkner Austria KTM
3 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
4 6 Adrien Van Bereven Franรงa Yamaha
5 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
6 17 Paulo Gonรงalves Portugal Honda
7 31 Pierre Alexandre Renet Franรงa Husqvarna
8 67 Franco Caimi Argentina Honda
9 5 Helder Rodrigues Portugal Yamaha
10 27 Joaquim Rodrigues Portugal Hero Speedbrain
59 159 Richard Fliter Brasil Honda

dakar-pronto

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixรฃo pelo mundo das motos e a larga experiรชncia na indรบstria e na imprensa. Acredita que a moto รฉ a cura para muitos males da sociedade moderna.