A dança das cadeiras já começou no maior campeonato de motocicletas do mundo, a MotoGP. Equipes estão buscando novos pilotos e nomes ameaçados no grid procuram novos times. Confira quais foram as recentes mudanças e o que deve acontecer até 2023.
Álex Rins na LCR Honda – MotoGP
Sem dúvidas, a maior surpresa do ano até o momento foi o anúncio da Suzuki – que se despede da MotoGP em 2023. Com isso, os pilotos Joan Mir e Álex Rins estavam ‘a pé’ para o próximo ano.
No entanto, Rins já garantiu sua vaga no time satélite da Honda, a LCR, substituindo Álex Márquez. Enquanto isso, o campeão Mir segue sem novidades, mas é cotado a alinhar uma proposta com o time de fábrica da Honda.
Jack Miller na KTM
Já o time oficial da marca austríaca KTM anunciou que Jack Miller vai se juntar à equipe para a temporada de 2023, da MotoGP. O piloto australiano vai substituir o português Miguel Oliveira. Miller com isso deixa a Ducati e fará parceria com Brad Binder, que tem contrato com os austríacos até o final de 2024.
Enquanto isso, Oliveira chegou a receber proposta para um retorno para a equipe satélite, a Tech3. Opção que foi recusada, já que ele está de olho em uma mudança para a RFN ou a cliente da Ducati, a Gresini, para 2023.
Álex Márquez na Gresini
Falando em Gresini, Álex Márquez será o novo piloto do time para o próximo ano, ao lado de Fabio Di Giannatonio. Essa mudança vem às custas da vaga já mencionada, que Márquez perdeu na LCR para Rins. Enquanto isso, o irmão Marc Márquez iniciou o processo de reabilitação com fisioterapia, nas áreas de ombro e cotovelo e pode voltar somente em 2023.
Veja também:
- Má fase: piloto ‘segundeiro’ da MotoGP cumpre promessa e se aposenta
- Adeus: 5 momentos inesquecíveis da Suzuki na MotoGP
- Pelé das motos: 5 vezes em que Agostini provou ser o cara
O que mais rolou no grid?
A Yamaha já confirmou que renovou com o atual campeão da MotoGP, Fabio Quartararo, com um novo contrato de dois anos. Outros pilotos que garantiram suas renovações foram Aleix Espargaró e Maverick Viñales da Aprilia, que ficam até o final de 2024.
Vale lembrar que a Aprilia unirá forças com a RNF Racing em 2023. Com isso, agora a fabricante italiana terá uma equipe cliente no grid pela primeira vez. Enquanto isso, a Yamaha fica apenas com o time de fábrica, com a debandada da RFN.