Alguns motociclistas esperam a chuva para amenizar a sujeira presente na moto. No entanto, pare de melar suas roupas com poeira ou lama e confira as 6 dicas para lavar a moto em casa.
Além da limpeza, acumular sujeira na moto pode acarretar em consequências como pequenos pontos de ferrugem e também danificar a pintura. Assim, é possível gastar pouco e manter a motocicleta limpa sem sair de casa.
1 – Compre os produtos e escolha o ambiente
Antes de tudo, não pense que você terminará o serviço em 5 minutos, pois isso não vai acontecer. Dessa forma, escolha um lugar com sombra ou que não esteja com aquele sol escaldante.
Depois disso, separe a mangueira, o balde, flanela, esponja e pincel para auxiliar no processo de lavagem da moto. Outro produto indispensável é o xampu apropriado para a moto. Mas na falta do detergente automotivo, vai de sabão neutro para não danificar a pintura.
Outro item que pode ajudar a dissolver aquela casca de sujeira é o querosene ou desengraxante específico para limpar a balança, corrente e coroa traseira. Além disso, um óleo para correntes cai bem para deixá-la lubrificada.
Está sentindo falta daquele famoso ‘pretinho’ para dar brilho aos pneus? Pois sinta falta mesmo. Esse tipo de produto é um perigo! Ele pode escorrer para as bandas de rodagem e causar uma queda feia.
2 – Processo para lavar a moto
Agora, com todos os produtos em mãos – ou pelo menos o xampu, flanela e espoja – você deve começar a lavar de cima para baixo. Essa ordem deve ser seguida para você não começar pelas rodas e no enxague da parte superior destruir a limpeza executada embaixo.
Dessa forma, lave o retrovisor, guidão, painel, tanque, carenagens, banco, rabeta sempre evitando dar jatos de água nos componentes elétricos, injeção ou chicotes. Assim, lave com cuidado essas partes e nada de colocar água dentro do escape.
Pode parecer algo já manjado, mas na hora de lavar, você pode acabar dando um jato d’água no escape que tem a ponteira para cima. Isso pode dar uma dor de cabeça tremenda.
3 – Sujeiras resistentes também saem
Se você não é daquelas pessoas que lavam a moto com frequência, é muito provável que tenham sujeiras resistentes para sair. Um bom truque para tirar essa casca grossa é usar querosene com um pouco de xampu e esfregar com uma escovinha macia (para evitar de arranhar a moto).
Mas, atenção! Não passe essa mistura em partes de plástico ou borracha pois o querosene resseca esse tipo de material. Nessas horas, o menos é mais e você deve fazer esse processo apenas nas partes críticas da limpeza.
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4 – Rodas e correntes merecem atenção na hora de lavar a moto
Como a lavagem deve ser de cima para baixo, chegamos na parte das rodas e corrente. Por isso, quando for limpar a corrente, balança ou pinhão, use um pincel para retirar o acúmulo de sujeira e graxa.
Nessas partes você pode usar querosene ou desengraxante para pincelar e ir fazendo a higienização. Após isso, coloque lubrificante nos dentes do pinhão e na corrente, isso vai ajudar na vida útil dos componentes.
Já nas bengalas use a esponja com o xampu, enquanto nas rodas raiadas é possível fazer um truque para deixá-las brilhando. Pegue uma palha de aço (dessas descartáveis que vende no mercado) e molhe na solução de querosene com xampu e limpe raio por raio. Esse processo vai deixar tudo brilhando.
5 – Secar a moto faz parte do processo
Após lavar a moto, é importante secá-la com a flanela pois deixar os componentes molhados para secar sozinho no sol, por exemplo, pode ocasionar manchas nas partes plásticas como também na pintura. Essas manchas também ocorrem quando o xampu fica por muito tempo e seca sem o enxágue.
Assim, pegue a moto e dê uma volta no quarteirão, sem pressa. Esse pequeno passeio também ajuda no processo de secagem, principalmente dos freios que molhados perdem um pouco da sua eficiência.
6 – Upgrade de vez em quando é bom
Por fim, para alguns, lavar a moto em casa pode parar na 5ª dica. Contudo, para aquele dono exigente, um bom polimento pode ser a cereja do bolo. Assim, o recomendado é dar um polimento a cada dois meses para deixar sua moto brilhando.
Para o processo, use cera à base de silicone nos componentes de plástico, como as carenagens, a fim de não ressecar essas partes. Já nos componentes metálicos como o tanque pode ser usado cera automotiva. Ah, nas peças cromadas você pode aplicar limpa prata para dar aquele toque final e sua moto ficar tinindo.