Você já imaginou que seria possível transformar uma bicicleta comum em elétrica? Essa é a proposta de inovação do Clip, um dispositivo leve, versátil e portátil que converte sua bicicleta tradicional, que você usa no dia a dia, em um modelo elétrico em questão de segundos. Saiba como ele funciona e quanto custa.

 

‘Fazendo’ uma bicicleta elétrica

A ideia partiu do designer Somnath Ray, nos Estados Unidos, ao ver que a bicicleta elétrica pode ser uma alternativa às estradas cheias de carros e aos transportes públicos lotados. Assim, facilitar o acesso a bikes elétricas poderia ser uma solução àqueles que precisam percorrer distância relativamente longas no dia a dia. Além de ser uma alternativa econômica, claro.

Clip

 

Como funciona o dispositivo

O Clip é acoplado na roda dianteira. Ele pode ser controlado, uma vez que é conectado ao guidão, o que possibilita aumentar ou reduzir a velocidade de acordo com a necessidade do ciclista. Dentro, há um pequeno motor e bateria – portanto, pode ser facilmente colocado na mochila e levado para outros lugares.

Veja mais:

 

Clip

Clip

A ideia é o ciclista se utilizar da função elétrica para subir ladeiras, ficar menos cansado e chegar em boas condições físicas para o trabalho. Ele possui um motor de 450W, carrega uma bateria de 36VO, e o tempo de carregamento do Clip é de 40 minutos. Ele foi pensado para fazer o trajeto de uma distância de 16 a 24 quilômetros em 45 minutos, em média.

bicicleta elétrica barata

Dispositivo é acoplado à roda dianteira, reduzindo a força necessária no pedal

Um ponto negativo do dispositivo é que ele não é feito para ser utilizado na chuva. Porém, a empresa prometeu criar um modelo que seja resistente a dias chuvosos. Por isso, espera-se que outros modelos do Clip sejam criados em breve.

 

Como transforma em bicicleta elétrica

Para converter uma bike comum numa bicicleta elétrica, o dispositivo possui uma roldana que transmite o movimento para a roda dianteira. Segundo os empreendedores, a bicicleta se transforma em uma bike elétrica com pedal assistido, servindo para auxiliar a locomoção em ruas mais inclinadas.

Ou seja,  é um dispositivo de assistência ao pedal, o que significa que é acionado quando pedala. Assim, é necessário que a pessoa pedale a bicicleta para que o Clip a mova. Por isso, a bicicleta elétrica pode ser classificada como Classe 1, porque não possui acelerador, e tem velocidade máxima de 32 km/h.

bicicleta elétrica com o clip

Inicialmente, o Clip está sendo vendido somente nos Estados Unidos, onde custa o equivalente a R$ 1.500

 

Quanto custa a ‘bicicleta elétrica caseira’

A ideia de transformar a bicicleta comum que você tem em casa em uma elétrica lhe interessou? Então temos uma boa e outra má notícia. A positiva é que o Clip custa ‘apenas’ 399 dólares, pouco mais de R$ 1.500 em conversão direta. Já a ruim é que o projeto ainda está em fase imbrionária e é oferecido basicamente no mercado doméstico dos Estados Unidos, sem qualquer previsão de vir ao Brasil. Ao menos por enquanto, você terá de continuar pedalando sem auxílio de motores.

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.