Você já imaginou que seria possível transformar uma bicicleta comum em elétrica? Essa é a proposta de inovação do Clip, um dispositivo leve, versátil e portátil que converte sua bicicleta tradicional, que você usa no dia a dia, em um modelo elétrico em questão de segundos. Saiba como ele funciona e quanto custa.
‘Fazendo’ uma bicicleta elétrica
A ideia partiu do designer Somnath Ray, nos Estados Unidos, ao ver que a bicicleta elétrica pode ser uma alternativa às estradas cheias de carros e aos transportes públicos lotados. Assim, facilitar o acesso a bikes elétricas poderia ser uma solução àqueles que precisam percorrer distância relativamente longas no dia a dia. Além de ser uma alternativa econômica, claro.
Como funciona o dispositivo
O Clip é acoplado na roda dianteira. Ele pode ser controlado, uma vez que é conectado ao guidão, o que possibilita aumentar ou reduzir a velocidade de acordo com a necessidade do ciclista. Dentro, há um pequeno motor e bateria – portanto, pode ser facilmente colocado na mochila e levado para outros lugares.
Veja mais:
- Peugeot, tênis e motos: a curiosa mistura da fabricante de carros
- Moto elétrica: sistema quer revolucionar recarga de baterias
- Qual o melhor: novo PCX 2023 ou Yamaha NMax?
A ideia é o ciclista se utilizar da função elétrica para subir ladeiras, ficar menos cansado e chegar em boas condições físicas para o trabalho. Ele possui um motor de 450W, carrega uma bateria de 36VO, e o tempo de carregamento do Clip é de 40 minutos. Ele foi pensado para fazer o trajeto de uma distância de 16 a 24 quilômetros em 45 minutos, em média.
Um ponto negativo do dispositivo é que ele não é feito para ser utilizado na chuva. Porém, a empresa prometeu criar um modelo que seja resistente a dias chuvosos. Por isso, espera-se que outros modelos do Clip sejam criados em breve.
Como transforma em bicicleta elétrica
Para converter uma bike comum numa bicicleta elétrica, o dispositivo possui uma roldana que transmite o movimento para a roda dianteira. Segundo os empreendedores, a bicicleta se transforma em uma bike elétrica com pedal assistido, servindo para auxiliar a locomoção em ruas mais inclinadas.
Ou seja, é um dispositivo de assistência ao pedal, o que significa que é acionado quando pedala. Assim, é necessário que a pessoa pedale a bicicleta para que o Clip a mova. Por isso, a bicicleta elétrica pode ser classificada como Classe 1, porque não possui acelerador, e tem velocidade máxima de 32 km/h.
Quanto custa a ‘bicicleta elétrica caseira’
A ideia de transformar a bicicleta comum que você tem em casa em uma elétrica lhe interessou? Então temos uma boa e outra má notícia. A positiva é que o Clip custa ‘apenas’ 399 dólares, pouco mais de R$ 1.500 em conversão direta. Já a ruim é que o projeto ainda está em fase imbrionária e é oferecido basicamente no mercado doméstico dos Estados Unidos, sem qualquer previsão de vir ao Brasil. Ao menos por enquanto, você terá de continuar pedalando sem auxílio de motores.