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Cada vez mais cidades e municípios estão usando ou testando sistemas automáticos para identificar veículos com alto nível de ruído – e impor penalidades… Sim motociclistas, o radar que multa motos barulhentas já é uma realidade, por enquanto apenas na Europa. Mas como tudo chega por aqui depois, não custa nada ver como essa novidade funciona.

Radar multa motos barulhentas

Nas grandes cidades do Velho Continente, o trânsito é a principal fonte de ruído. E apesar das motocicletas desempenharem um papel menor em contraste com veículos maiores, não estão isentas quando os agentes responsáveis decidem tomar providências.

Radar

Radar na Europa regulado para tolerância máxima de 92.7 decibéis – segundo escala, limiar de desconforto se inicia em torno dos 100 dB

O primeiro radar de ruído, totalmente implantado no mundo, foi em Paris, na França. A novidade foi instalada ainda em 2019, primeiro para identificar e classificar as fontes de ruído. Mas desde 2022 o teste de campo do sistema – chamado Medusa – foi estendido para várias cidades e regiões.

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Radar na Inglaterra

Já o governo britânico está investindo £ 300 mil (mais de R$ 1,7 milhão) em um projeto piloto de radares – em quatro regiões da Inglaterra. O lançamento aconteceu recentemente na cidade de Bradford, em 18 de outubro.

O sistema britânico só funciona semiautomaticamente, como acontece com radares de velocidade. Além disso, assim como na França, as multas por excessos não são emitidas automaticamente, mas avaliadas manualmente.

E, juntamente com o anúncio dos novos locais monitorados, os resultados de um teste de 2019 foram divulgados. No primeiro ponto, em um período de 12 dias foram medidos 9.902 veículos, destes apenas 3 motocicletas eram muito barulhentas, mas foram 751 carros registrados…

Radares de ruído ainda são novidades em fase de teste

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Ao mesmo tempo, um segundo teste ocorreu perto do National Motor Museum, em Beaulie. foram avaliados 51.941 veículos, destes 151 carros estavam muito barulhentos e apenas uma moto foi notada pelo radar de ruído.

Segundo o governo, o radar pode ajudar a reduzir os custos anuais com o sistema de saúde. Isso porque, de acordo com o Departamento de Transportes britânico, as principais reações ao barulho no trânsito são distúrbios do sono, problemas cardíacos, derrames e demência.

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Apesar de escapes estarem na mira da autoridades, nível de emissões de ruído ainda não foi regulamentado

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Nível de emissões de ruído não foi regulamentado

Apesar dos projetos e implementações, o radar que multa motos barulhentas, ou melhor, mede o nível de ruído, enfrenta ainda barreiras técnicas. Isso porque desenvolver um sistema tão preciso – que possa localizar um único veículo barulhento entre muitos – enfrenta obstáculos legais.

Além disso, atualmente ainda não há um valor limite absoluto para emissões de ruído de veículos na Europa. Desta forma, até que isso seja claramente regulamentado, esses sistemas não devem passar da fase de teste – ao menos por enquanto…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]