Quando o assunto é moto ou scooter elétrica Honda, muitos modelos estão surgindo – com direito a releituras de clássicos da marca, inclusive. Mas os fãs ainda não parecem satisfeitos. Enquanto a japonesa não faz uma versão eletrificada da scooter Activa, um de seus modelos de maior sucesso entre as opções de baixo custo, um motociclista indiano decidiu criar uma em casa. E deu certo!
Scooter elétrica Honda feita em casa!
O youtuber DIY Tech In Telugu personalizou uma antiga Activa em moto elétrica e aplicou novos decalques. Em uma primeira olhada, parece um modelo de fábrica! No entanto, há uma série de mudanças na scooter, sendo a primeira o console de instrumentos e o painel de distribuição.
O painel analógico da Activa foi substituído – e de forma surpreendente, diga-se de passagem – por uma unidade totalmente digital. A mudança, que mais parece um item original, mostra dados relevantes, incluindo o status e a porcentagem de carga da bateria, autonomia restante, velocímetro, hodômetro e modo selecionado.
Sim, a Honda Activa elétrica recebeu três modos de condução, junto com o modo de estacionamento, e tudo isso pode ser controlado através do painel. Passando agora para o trem de força, a scooter elétrica ostenta um motor montado no cubo com classificação de 1 kW de potência contínua e 2 a 2,5 kW (3,4 cv) de potência de pico.
Ou seja, máximo de pouco mais de 3 cv, frente os 8,6 cv do modelo Activa 125 à combustão. No entanto, acoplada a uma bateria de 2,88kWh (72V 40Ah) a elétrica atinge uma velocidade máxima limitada a 55 km/h, como se fosse um ciclomotor, com autonomia de 120 km. E o sistema de gerenciamento de bateria também parece ser compatível com smartphones.
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Quanto custou a conversão?
Segundo o Youtuber, toda a conversão custou 100 mil rúpias (cerca de R$ 6.200 em conversão direta), incluindo o preço do veículo doador para o projeto, que foi uma scooter usado. O construtor também levou em consideração os custos incorridos durante a tentativa e erro no trabalho da conversão. Portanto, agora apenas replicar a compilação de mudanças pode ser ligeiramente mais barato.
Mas não para por aí… Para rodar nas ruas todas as conversões terão que ser aprovadas pelas autoridades da Índia, o que pode aumentar os custos gerais. Em vez disso, seria mais fácil ter comprado uma scooter elétrica já disponível no mercado, como a TVS iQube, vendida por Rs 99.130 (cerca de R$ 6.100). No entanto, com certeza não seria mais divertido ou inspirador.