A Honda transformou um de seus maiores clássicos em uma moto elétrica! Isso mesmo, buscando atingir o público de jovens consumidores da Geração Z, na China, a velha Dax foi renovada e não bebe mais gasolina. Confira mais sobre essa novidade.
Honda com nova moto elétrica
A clássica DAX é uma mini moto que fez muito sucesso nos anos 1970 ao lado da Monkey. O modelo já foi disponibilizado em versões de 50, 70 e 90 cilindradas, e ano passado retornou à linha de produção como uma 125cc – 22 anos depois de sair do catálogo!
Pois bem, agora a Honda transformou essa clássica em uma moto elétrica, criando a Dax e. O modelo foi lançado em um evento online realizado em Xangai, em 10 de janeiro. E, segundo a marca, chega como uma aposta para atrair o público jovem.
Na China, as motocicletas elétricas são classificadas em três categorias: EB (Bicicleta Elétrica) com velocidade máxima de 25 km/h ou menos, EM (Moped Elétrica) com velocidade máxima entre 26 km/h e 50 km/h e EV (Veículo Elétrico) com velocidade máxima igual ou superior a 51 km/h. A Dax e se enquadra na categoria EB.
Falando em especificações, o motor elétrico embutido no cubo da roda traseira pode rodar até uma velocidade máxima de 25 km/hora. O modelo também só pode ser usado por uma pessoa, com assento único com 70 cm de altura. Já a bateria tem autonomia para uma distância média de 10 km, pesando 8,9 kg.
A Honda Dax e também conta com chave de cartão, que usa a tecnologia NFC (Near-Field Communication) e compatibilidade com Bluetooth para smartphone. Além do vermelho, a Dax elétrica também está disponível nas cores verde oliva, branco e preto.
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Novos modelo elétricos Honda vem aí
O evento online da Honda ainda mostrou o lançamento de outros dois modelos elétricos, da classe EB. As novidades são a Cub e junto da ZOOMER e, ambas também produtos destinados aos consumidores da Geração Z, na Ásia.
Lembrando que esses três modelos – lançados do outro lado do mundo – também são os precursores de uma nova meta da Honda. A marca japonesa deseja introduzir um total de mais de 10 motocicletas elétricas globalmente até 2025.
No entanto, ainda não há planos de lançar esses modelos no Japão ou nas Américas. Embora as três novidades EB façam parte dos planos da marca, de introduzir um total de 5 modelos EM e EB compactos e acessíveis até 2024, na Ásia e Europa.
E a moto elétrica da Honda no Brasil?
Maior fabricante de motos do mundo, a Honda ainda está mostrando seus primeiros produtos no campo das motos elétricas. Por enquanto são apenas veículos muito simples e limitados, com desempenho inferior ao de motos de 50cc a combustão.
Além disso, há grandes mercados que ainda não receberam nenhuma moto elétrica Honda. É o caso do Brasil, onde a marca vende mais de um milhão de motos por ano, com mais de 75% de participação. A japonesa ainda não apresentou projetos eletrificados ou híbridos por aqui e não deu estimativas claras de quando os primeiros chegarão ao nosso país.