Publicidade

A Honda transformou um de seus maiores clássicos em uma moto elétrica! Isso mesmo, buscando atingir o público de jovens consumidores da Geração Z, na China, a velha Dax foi renovada e não bebe mais gasolina. Confira mais sobre essa novidade.

Honda com nova moto elétrica

A clássica DAX é uma mini moto que fez muito sucesso nos anos 1970 ao lado da Monkey. O modelo já foi disponibilizado em versões de 50, 70 e 90 cilindradas, e ano passado retornou à linha de produção como uma 125cc – 22 anos depois de sair do catálogo!

dax-e, Honda moto elétrica

Honda transformou clássica Dax em moto elétrica!

Pois bem, agora a Honda transformou essa clássica em uma moto elétrica, criando a Dax e. O modelo foi lançado em um evento online realizado em Xangai, em 10 de janeiro. E, segundo a marca, chega como uma aposta para atrair o público jovem.

Publicidade

Na China, as motocicletas elétricas são classificadas em três categorias: EB (Bicicleta Elétrica) com velocidade máxima de 25 km/h ou menos, EM (Moped Elétrica) com velocidade máxima entre 26 km/h e 50 km/h e EV (Veículo Elétrico) com velocidade máxima igual ou superior a 51 km/h. A Dax e se enquadra na categoria EB.

A DAX é uma das motos mais clássicas da Honda. Fez parte da febre das mini motos nos anos 1970 e permaneceu em muitos mercados por décadas. Ano passado recebeu uma nova geração, a gasolina, com motor de 125cc

Falando em especificações, o motor elétrico embutido no cubo da roda traseira pode rodar até uma velocidade máxima de 25 km/hora. O modelo também só pode ser usado por uma pessoa, com assento único com 70 cm de altura. Já a bateria tem autonomia para uma distância média de 10 km, pesando 8,9 kg.

Honda moto elétrica - bateria

Bateria promete autonomia suficiente para as tarefas do dia a dia, mas nada de querer cruzar a cidade

Publicidade

A Honda Dax e também conta com chave de cartão, que usa a tecnologia NFC (Near-Field Communication) e compatibilidade com Bluetooth para smartphone. Além do vermelho, a Dax elétrica também está disponível nas cores verde oliva, branco e preto.

Modelo conta com chave de cartão com tecnologia NFC

Veja também:

Novos modelo elétricos Honda vem aí

O evento online da Honda ainda mostrou o lançamento de outros dois modelos elétricos, da classe EB. As novidades são a Cub e junto da ZOOMER e, ambas também produtos destinados aos consumidores da Geração Z, na Ásia.

Publicidade
cub - Honda moto elétrica

As linhas da clássica Super Cub também são vistas agora em modelo elétrico

Lembrando que esses três modelos – lançados do outro lado do mundo – também são os precursores de uma nova meta da Honda. A marca japonesa deseja introduzir um total de mais de 10 motocicletas elétricas globalmente até 2025.

ZOOMER e também é outra aposta destinada aos consumidores da Geração Z

No entanto, ainda não há planos de lançar esses modelos no Japão ou nas Américas. Embora as três novidades EB façam parte dos planos da marca, de introduzir um total de 5 modelos EM e EB compactos e acessíveis até 2024, na Ásia e Europa.

 

E a moto elétrica da Honda no Brasil?

Maior fabricante de motos do mundo, a Honda ainda está mostrando seus primeiros produtos no campo das motos elétricas. Por enquanto são apenas veículos muito simples e limitados, com desempenho inferior ao de motos de 50cc a combustão.

pcx híbrido é moto elétrica honda

No exterior, a Honda já tem projetos de motos elétricas e híbridas (como a PCX), mas nenhum deles possui data para chegar ao Brasil

Além disso, há grandes mercados que ainda não receberam nenhuma moto elétrica Honda. É o caso do Brasil, onde a marca vende mais de um milhão de motos por ano, com mais de 75% de participação. A japonesa ainda não apresentou projetos eletrificados ou híbridos por aqui e não deu estimativas claras de quando os primeiros chegarão ao nosso país.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]