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A Honda CG é o veículo mais vendido da história do Brasil e tem números impressionantes, como o total de 14 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento. No entanto, quando avaliamos a trajetória da marca japonesa em nível mundial é outro modelo que se destaca, superando as 100 milhões de unidades! Isso mesmo, o maior sucesso da Honda é outra moto, nascida muito antes na nossa popular street, confira!

Moto Honda de maior sucesso na história

A produção em massa da moto de maior sucesso da Honda teve início em agosto de 1958. Foi a primeira geração de Super Cub, a C100, saindo da fábrica de Yamato. O modelo nasceu equipado com motor de 2 tempos, que era o principal tipo de propulsor para as motocicletas da época.

moto honda antiga super cub

A moto de maior sucesso da Honda surgiu desta forma em 1958. Depois, viriam dezenas de versões e variações, disponíveis em todo o mundo

Diga-se de passagem, a ideia de uma nova moto de 50 centímetros cúbicos (cinquentinha) foi concebida ainda em 1956. Naquele ano Soichiro Honda viajou pela Alemanha e viu a popularidade dos ciclomotores e motocicletas leves, como a Lambretta.

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Quando criada, a C100 usava um chassi monocoque de aço prensado, com o motor horizontal colocado abaixo da coluna central. Com isso, a Super Cub quando surgiu era difícil de se classificar… Estava entre uma scooter e uma motocicleta!

fabrica da moto honda

Ao todo, já foram produzidas mais de 100 milhões de unidades da Super Cub! Para comparação, a CG (que é um sucesso gigantesco) vendeu 14 milhões

Mas características como o preço atrativo, fácil pilotagem e facilidade de manutenção promoveram o modelo quase que como um eletrodoméstico de consumo. Não por menos, o modelo roubou a cena em sua época e foi vital para conquistar mercados importantes, como os EUA.

Campanha convidava um público mais amplo para embarcar na moto da Honda

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Na América, a moto de maior sucesso da marca também foi a astrela principal da lendária campanha: “Você conhece as pessoas mais legais em uma Honda“. Uma curiosa estratégia de marketing que tinha como alvo marcas rivais e tradicionais como a Harley-Davidson. Deu certo!

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Moto da Honda evoluiu!

Atualmente, a moto de maior sucesso da Honda segue ativa no mercado e é equipada com motor 4 tempos. Além disso, a Super Cub ganhou várias versões, partindo dos 50 cc até os 110 cc. Mas sempre mantendo o preceito da economia e durabilidade, sendo vendida ainda em mercado como o Japão.

moto honda de maior sucesso da história

Esta é a geração atual da Super Cub, com design e configuração que remetem diretamente ao modelo dos anos 1950

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Além disso, o modelo mantém itens que a fizeram conquistar o público, como o sistema de embreagem automática centrífuga. Uma novidade que até os dias de hoje torna as trocas de marchas mais simples, e segue um diferencial na hora de sua escolha.

Aqui no Brasil a história do modelo começou oficialmente somente em 1992. Para o país a Honda trouxe a C100 Dream, que de certa forma segue em linha da sua cub evoluída, a Biz. Como vemos, a Super Cub é um sucesso e tanto. Ainda em 2017 o modelo atingiu o número de mais de 100 milhões de unidades circulando pelas ruas de todo o mundo!

C100 Dream

C100 Dream foi a ‘filha’ da Super Cub que foi disponibilizada no Brasil. Acabou abrindo caminho para outra cub de enorme sucesso e com receita nacional, a Honda Biz

Honda Super Cub – Linha do tempo

  • Agosto de 1958 – Início das vendas do Super Cub C100 (motor 4 tempos, OHV de cilindro único refrigerado a ar, 49cc, potência de 4,5 cavalos), na fábrica de Yamato (mais tarde tornou-se a fábrica de Wako, de Saitama);
  • 1959 – Início das exportações para os EUA;
  • 1960 – Início da produção na fábrica de Suzuka;
  • 1961 – A produção global cumulativa da série alcançou o marco de 1 milhão de unidades. Além disso, a produção baseada em conjuntos de componentes começou em Taiwan, sendo a primeira produção fora do Japão;
  • 1964 – As vendas do C65 (o primeiro motor OHC) começaram;
  • 1966 – Início das vendas do C50 (motor OHC);
  • 1974 – A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu o marco de 10 milhões de unidades;
  • 1983 – Alcançado o consumo de combustível de 180 km / litro (valor de teste de velocidade constante de 30 km/h);
  • 1991 – Produção transferida para a fábrica de Kumamoto;
  • 1992 – A produção global cumulativa da série atingiu um marco de 20 milhões de unidades;
  • 1997 – As vendas de Little Cub começaram;
  • 2005 – A produção global cumulativa da série atingiu um marco de 50 milhões de unidades;
  • 2007 – O sistema de injeção de combustível controlado eletronicamente, o PGM-FI da Honda, foi instalado no Super Cub 50, Press Cub 50 e Little Cub;
  • 2008 – A produção global cumulativa da série atingiu o marco de 60 milhões de unidades; 50º aniversário das vendas;
  • 2009 – Início das vendas do Super Cub 110 e Super Cub 110 Pro;
  • 2012 – Super Cub 110 e Super Cub 50 sofreram uma mudança de modelo completa;
  • 2013 – As vendas de Cross Cub começaram;
  • 2014 – O Super Cub tornou-se o primeiro veículo tridimensional a obter um registro de marca no Japão;
  • 2017 – Mudança de modelo Super Cub de 50cc e 110cc;
  • 2019 – Após uma ausência de 45 anos, o modelo Super Cub C125 volta a estar disponível nos Estados Unidos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]