A Honda CG é o veículo mais vendido da história do Brasil e tem números impressionantes, como o total de 14 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento. No entanto, quando avaliamos a trajetória da marca japonesa em nível mundial é outro modelo que se destaca, superando as 100 milhões de unidades! Isso mesmo, o maior sucesso da Honda é outra moto, nascida muito antes na nossa popular street, confira!
Moto Honda de maior sucesso na história
A produção em massa da moto de maior sucesso da Honda teve início em agosto de 1958. Foi a primeira geração de Super Cub, a C100, saindo da fábrica de Yamato. O modelo nasceu equipado com motor de 2 tempos, que era o principal tipo de propulsor para as motocicletas da época.
Diga-se de passagem, a ideia de uma nova moto de 50 centímetros cúbicos (cinquentinha) foi concebida ainda em 1956. Naquele ano Soichiro Honda viajou pela Alemanha e viu a popularidade dos ciclomotores e motocicletas leves, como a Lambretta.
Quando criada, a C100 usava um chassi monocoque de aço prensado, com o motor horizontal colocado abaixo da coluna central. Com isso, a Super Cub quando surgiu era difícil de se classificar… Estava entre uma scooter e uma motocicleta!
Mas características como o preço atrativo, fácil pilotagem e facilidade de manutenção promoveram o modelo quase que como um eletrodoméstico de consumo. Não por menos, o modelo roubou a cena em sua época e foi vital para conquistar mercados importantes, como os EUA.
Na América, a moto de maior sucesso da marca também foi a astrela principal da lendária campanha: “Você conhece as pessoas mais legais em uma Honda“. Uma curiosa estratégia de marketing que tinha como alvo marcas rivais e tradicionais como a Harley-Davidson. Deu certo!
Veja também:
- Honda CG 125 1976, a precursora da economia
- CG quadrada: review da CG 125 2ª geração (1983 a 1988)
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Moto da Honda evoluiu!
Atualmente, a moto de maior sucesso da Honda segue ativa no mercado e é equipada com motor 4 tempos. Além disso, a Super Cub ganhou várias versões, partindo dos 50 cc até os 110 cc. Mas sempre mantendo o preceito da economia e durabilidade, sendo vendida ainda em mercado como o Japão.
Além disso, o modelo mantém itens que a fizeram conquistar o público, como o sistema de embreagem automática centrífuga. Uma novidade que até os dias de hoje torna as trocas de marchas mais simples, e segue um diferencial na hora de sua escolha.
Aqui no Brasil a história do modelo começou oficialmente somente em 1992. Para o país a Honda trouxe a C100 Dream, que de certa forma segue em linha da sua cub evoluída, a Biz. Como vemos, a Super Cub é um sucesso e tanto. Ainda em 2017 o modelo atingiu o número de mais de 100 milhões de unidades circulando pelas ruas de todo o mundo!
Honda Super Cub – Linha do tempo
- Agosto de 1958 – Início das vendas do Super Cub C100 (motor 4 tempos, OHV de cilindro único refrigerado a ar, 49cc, potência de 4,5 cavalos), na fábrica de Yamato (mais tarde tornou-se a fábrica de Wako, de Saitama);
- 1959 – Início das exportações para os EUA;
- 1960 – Início da produção na fábrica de Suzuka;
- 1961 – A produção global cumulativa da série alcançou o marco de 1 milhão de unidades. Além disso, a produção baseada em conjuntos de componentes começou em Taiwan, sendo a primeira produção fora do Japão;
- 1964 – As vendas do C65 (o primeiro motor OHC) começaram;
- 1966 – Início das vendas do C50 (motor OHC);
- 1974 – A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu o marco de 10 milhões de unidades;
- 1983 – Alcançado o consumo de combustível de 180 km / litro (valor de teste de velocidade constante de 30 km/h);
- 1991 – Produção transferida para a fábrica de Kumamoto;
- 1992 – A produção global cumulativa da série atingiu um marco de 20 milhões de unidades;
- 1997 – As vendas de Little Cub começaram;
- 2005 – A produção global cumulativa da série atingiu um marco de 50 milhões de unidades;
- 2007 – O sistema de injeção de combustível controlado eletronicamente, o PGM-FI da Honda, foi instalado no Super Cub 50, Press Cub 50 e Little Cub;
- 2008 – A produção global cumulativa da série atingiu o marco de 60 milhões de unidades; 50º aniversário das vendas;
- 2009 – Início das vendas do Super Cub 110 e Super Cub 110 Pro;
- 2012 – Super Cub 110 e Super Cub 50 sofreram uma mudança de modelo completa;
- 2013 – As vendas de Cross Cub começaram;
- 2014 – O Super Cub tornou-se o primeiro veículo tridimensional a obter um registro de marca no Japão;
- 2017 – Mudança de modelo Super Cub de 50cc e 110cc;
- 2019 – Após uma ausência de 45 anos, o modelo Super Cub C125 volta a estar disponível nos Estados Unidos.