Publicidade

Os recentes aumentos nos preços dos combustíveis fizeram o brasileiro procurar soluções criativas. No entanto, nem todas as alternativas são viáveis, lícitas ou seguras. Nesses três quesitos, vemos perigosas ideias. Há quem tente manipular gasolina, na tentativa de gastar menos ao abastecer – uma perigosa ilusão. É assim que surge a ‘gasolina caseira’.

Gasolina caseira não é uma boa ideia

Sem dúvida, abastecer gastando menos é o grande sonho da maioria dos brasileiros. Não por acaso, com o aumento dos combustíveis termos semelhantes a “como fazer gasolina” fisgam desavisados e curiosos na internet.

gasolina caseira

Não caia em lorota, combustíveis para motos ainda não são misturas simples de se fazer em casa

Um dos mais recentes “hits” das redes exibe fórmulas para fazer um produto, digamos, alternativo. Uma mistura de óleo usado com gasolina. Em outra demonstração de “gasolina caseira” vemos óleo de cozinha sendo reutilizado.

Publicidade

De forma breve e direta, podemos afirmar que nenhuma das alternativas resulta em uma economia de combustível. De fato, quem paga por todas essas experiências é o motor e todo o conjunto da moto ou carro. Isso, sem mencionar o perigo de se manusear materiais inflamáveis.

gasolina comum é melhor que caseira

Alta no preço levou brasileiros a buscarem alternativas, nem todas bem intencionadas…

Danifica o motor

Mas afinal, o que pode dar errado com as “soluções caseiras”? Vamos aos especialistas! Segundo Renato Romio, chefe da Divisão de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, misturas caseiras podem danificar seriamente o motor.

Em recente entrevista, ele falou sobre a gasolina caseira. De fato, a receita pode até queimar e fazer com que o veículo se movimente, no entanto, a chance de dano aos componentes do motor é grande.

Publicidade
motor

Imagine o dano que uma mistura caseira pode fazer no conjunto da sua moto… Vale a pena?

Se tratando da adição de óleo de cozinha então… O produto pode formar uma espécie de ‘goma’ dentro do tanque, entupir o motor e o conjunto mecânico. Uma receita que promete danificar bomba de combustível, bicos de injeção e filtro.

Veja também:

Perigo inflamável – O que a lei diz?

Estocar combustível em casa nunca foi uma boa ideia. Tanto a gasolina quanto o etanol geram um gás altamente inflamável. Uma combinação que apresenta grandes chances de explosão e incêndio, que podem levar a grandes proporções. Ninguém quer correr um perigo desses ou ver sua moto ardendo em chamas, não é mesmo?

Publicidade

Não tem jeito, motores só rendem bem movidos por combustível com procedência

É por isso que estocar combustível, transportar e comercializar de forma “informal” é considerado um crime de ordem econômica e ambiental. Essas funções são destinadas apenas para estabelecimentos licenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). As regras são estabelecidas pelas leis federais 8.176/91 e 9.605/98 e também na portaria 116 de ANP.

Em resumo, além de ser contra a lei, manusear e utilizar essas ditas “fórmulas mágicas” representa uma ameaça em vários aspectos. Vale a pena pensar, se combustível adulterado ou de má qualidade não é coisa boa, por que misturar ou utilizar um produto não é certificado?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]