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O mercado tem sede. Sempre queremos novidades, lançamentos, atualizações, upgrades. Mais tecnologia, melhor desempenho, menos peso, recursos inéditos. Entretanto, algumas motos trail parecem ser imunes a este movimento. As décadas passam e elas permanecem praticamente sem alterações nas lojas do exterior. Quer ver?

 

Suzuki DR650 – Motos trail imortais!

A Suzuki DR650 é uma motocicleta de uso misto, monocilíndrica, de 644 cc, fabricada desde 1990. O modelo segue em linha com praticamente o mesmo visual que nasceu. Em 1991, a moto ganhou partida elétrica, com a versão DR 650 SE.

Suzuki DR650

DR650 não está disponível na Europa desde 2001, devido a rigorosas regulamentações de emissões que tornam praticamente impossível a venda sem injeção eletrônica

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Em pleno 2023, após 27 anos de vida, o modelo segue em produção e foi a moto acima de 500 cc mais vendida na Nova Zelândia! Mais do que isso, a trail costuma estar entre as cinco mais vendidas, entre qualquer cilindrada, no país da Oceania.

Lembrando ainda que a Suzuki DR650 também é grande em número de vendas no Canadá e foi anteriormente na Austrália também. Isso porque, na Austrália a moto saiu de linha devido aos novos regulamentos de segurança, que entraram em vigor em 1º de novembro de 2021. Também está disponível em outros países, como os Estados Unidos.

Kawasaki KLR 650

Outra sempre lembrada quando o assunto são as motos trail imortais é a KLR 650, da Kawasaki. Seu lançamento aconteceu em 1987 e ela ficou nas lojas até 2008 sem qualquer atualização relevante. Recebeu um tapa no visual, sacudiu a poeira e continuou no lineup, onde está até hoje.

KLR 650 é uma das motos trail imortais

KLR 650 ganhou injeção eletrônica e ABS somente em 2021

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Bem, com tanto tempo de mercado, existem várias versões de modelos para a trail da Kawasaki. A pioneira apresentava um motor monocilíndrico de 651 cc com refrigeração líquida e produzia 37 cv, cinco marchas, estrutura era de aço e freios a disco sem ABS.

Em 2008 que a Kawasaki deu uma grande repaginada na trail, com discos estilo pétala e pinças duplas. Além disso, deu um novo braço oscilante traseiro, com sistema de choque único UNI-TRAK. Mas foi somente em 2021 que a trail ganhou injeção eletrônica e sistema ABS. Está à venda em inúmeros países, mas infelizmente nunca veio ao Brasil.

Veja também:

Honda XL 650 L

Maior fabricante do mundo, claro que a Honda também teria sua própria trail imortal. É a XR 650L, lançada em 1992 com motor da NX 650 Dominator e chassi da XR 600R, leve e com boa capacidade off-road. Já foi até estrela de filmes como O Alvo, com Jean Claude Van Damme.

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XR 650L entre as motos trail imortais

XR 650L segue firme e forte no mercado dos Estados Unidos

Desde então, a moto segue com o seu motor monocilíndrico SOHC, refrigerado a ar, quatro tempos e com 40 cv. A moto tem “modernidades” como partida elétrica e freios a disco nas duas rodas, mas segue com seu visual e restante do conjunto praticamente inalterado. No entanto, equipada ainda com o velho carburador, a moto segue o mesmo destino da Suzuki DR650, sendo restrita a mercados com os dos EUA.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]