Publicidade

O catálogo de motos aventureiras da Kawasaki é tímido no Brasil, representado basicamente pelas Versys X-300, 650 e 1000. Já em países como os Estados Unidos a marca japonesa oferece um número bem maior de opções, incluindo a linha trail KLX 300 – que tem até versão Super Moto! Confira mais detalhes destas motos que adoraríamos ter no Brasil.

Kawasaki KLX 300 e Super Moto

A família de motos KLX da Kawasaki cresceu com o lançamento da fora de estrada 300R, em 2020. Deste modelo enduro off-road, a marca japonesa introduziu mais dois novos modelos. Sim, motos baseadas na máquina de competição, mas homologados para as estradas.

Linha KLX oferece uma gama de opções trail nos EUA

São a trail KLX 300 e a Kawasaki Super Moto KLX 300 SM. Ambas movidas por um motor DOHC, de 292 cm³, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, inspirado na enduro com ignição digital DC-CDI.

Publicidade

Um propulsor que pode entregar potência de 33 cv e torque de 2,9 kgf.m – junto do câmbio de seis velocidades. No conjunto, as motos contam com chassi em aço de alta resistência, com seção em caixa e tubular – que possibilita um pacote fino e leve. Com isso, os modelos têm peso seco na faixa dos 137 kg.

KLX 300 se apresenta como uma trail básica e versátil

As diferenças ficam por conta da proposta de cada moto. A KLX 300 padrão se apresenta como uma trail “raiz” de baixa cilindrada – com roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18. Enquanto isso, a 300 SM calça rodas 17 – como de praxe nas Super Moto, também conhecidas como Motard.

De restante, ambas têm garfo dianteiro invertido, com 255 mm de curso. Na traseira, o sistema Uni-Trak tem 230 mm de curso, amortecedor a gás e ajustes de amortecimento de pré-carga e retorno. Os freios são a disco, mas sem sistema de ABS.

Publicidade

Kawasaki 300 trail tem até versão Super Moto com rodas aro 17

 

 

Veja também:

Publicidade

Motos não devem vir ao Brasil

Aqui no Brasil, a Kawasaki KLX 300 poderia cair no gosto do público que busca uma trail purista – para-lama alto, visual espartano, plásticos flexíveis… Enfim, versatilidade! Já a versão Super Moto poderia reviver esse nicho motard que ainda tem fãs no país e já teve boas opções nacionais, como a Yamaha XTZ 250X.

Quem aí lembra da XTZ 250X? Nicho das Super Moto apagou-se de novos modelos no país…

 

Quanto custa a Kawasaki super moto

Nos Estados Unidos, a KLX 300 parte dos 5.899 dólares – cerca de R$ 30 mil em conversão direta. A versão SM parte dos 6.299 dólares – aproximadamente R$ 32 mil. Para comparação, lá uma Versys-X 300 custa 5.900 dólares.

No entanto, no Brasil a Kawasaki aposta no segmento das aventureiras médias apenas com ‘pequena’ Versys. Aqui ela tem preço sugerido de R$ 33.810. Vale ressaltar que ambas as versões da KLX 300 de rua não são disponibilizadas em alguns mercados na Europa também. Isso porque a motorização das máquinas não atendem às normas de emissões do Euro5, apenas o antigo Euro4.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]