Muito em breve, a Kawasaki Z 400 estará entre nós. A marca japonesa oficializou hoje a vinda do modelo ao Brasil, revelando quando, como e por quanto ela chegará em nosso mercado. Dia 29 de agosto, no Festival Duas Rodas (saiba tudo sobre o evento aqui) e com preço sugerido de R$ 22.990.
- Veja a primeira aparição da Z400, no Salão de Milão de 2018
- Confira o desempenho da irmã, no test ride Ninja 400
- Os modelos Z400 e W800 cairiam bem no Brasil? Nós acreditamos que sim!
A sucessora da Z 300 tem atributos que prometem satisfazer os admiradores do segmento, que buscam agilidade para o trânsito urbano junto de fôlego e visual que empolguem para uma tocada mais esportiva. Isso graças a elementos como seu design, atualizado com o restante da família Z, e motor inédito de dois cilindros paralelos que gera 48 cv e 3,9 kgf.m de torque – a 10.000 e 8.000 rpm, respectivamente.
Nova Kawasaki Z 400 gera 48 cv e 3,9 kgf.m
Os números significam 23% a mais de potência e, principalmente, 40% a mais de torque que na Z 300. Aliás, antes a naked precisava acelerar até distantes 10 mil rotações para atingir seu pico de força (de 2,8 kgf.m). Além disso, a Z 400 é mais leve (173kg para 167 kg, em ordem de marcha) e ágil (com novo chassi e embreagem deslizante mais leve) que a antecessora.
A Kawasaki Z 400 é equipada com sistema de iluminação em LED, freios ABS (com disco de 310 mm na frente e 220 mm atrás), painel digital (o mesmo da Z650) e a já citada embreagem deslizante. No visual, o modelo herdou linhas das Z650, especialmente na traseira, ao mesmo tempo em que não se distanciou tanto da Z300 como a Ninja 400 fez com sua antecessora de 300 cilindradas. De acordo com a Kawasaki, ele segue inspirado na ‘filosofia Sugomi’, marca da lendária família Z.
Lançamento será no Festival Duas Rodas
A primeira oportunidade de ver o modelo será o Festival Duas Rodas, que acontece no Autódromo Internacional de Interlagos da 29 de agosto a 1º de setembro. Nas concessionárias, ela chega a partir da segunda quinzena de agosto com, com preço público sugerido (sem frete e seguro) de R$ 22.990, nas nas cores Candy Lime Green/Metallic Spark Black e Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black .
Z 400 quer recuperar o fôlego perdido pela antecessora, Z 300
Claro que a Z300 é uma moto repleta de qualidades (relembre nosso teste), mas sofreu com o lançamento de concorrentes e suas vendas caíram à medida que as da Yamaha MT03, por exemplo, cresceram quase 50%. Isso talvez porque faltava um pouco de vigor à Kawasaki, algo que será suprido pela Z400 – assim como ocorreu com a evolução da Ninja 300 para a 400.
EMPLACAMENTOS NAKED ‘PREMIUM’ – 300 A 500 CM³ |
||||
Kawasaki Z 300 | Yamaha MT03 | Honda CB500 | KTM 390 DUKE | |
2015 | 713 | – | – | – |
2016 | 1.239 | 4.519 | 3.255 | 308 |
2017 | 1.032 | 6.672 | 3.523 | 280 |
2018 | 714 | 6.732 | 6.005 | 386 |
Total | 3.698 | 17.923 | 12.783 | 974 |