A nova Hornet foi lançada na Europa recentemente. No entanto, nem todo mundo ficou satisfeito em saber que o saudoso nome agora pertence a uma moto bicilindrica e com visual muito próximo ao de modelos menores, como a CB 500F. Ou seja, a nova ‘vespa’ não tem mais o motor de 4 cilindros, marca registrada desde seu lançamento no exterior, em 1996. Afinal de contas: melhorou ou piorou?
Hornet 2023 vs. modelo 4 cilindros
A nova CB 750 Hornet chegou exibindo um conjunto atualizado e dotado de todas as tecnologias que uma moto premium conta hoje em dia. O modelo tem luzes full-LED, painel TFT com conectividade e três modos de pilotagem. Tem também acelerador eletrônico (Throttle By Wire – TBW), controle de tração (HSTC) e antiwheelie.
Mas o motor de 2 cilindros parece que não agradou todo mundo… No entanto, foi uma novidade que apenas deixou a moto alinhada ao que o mercado está oferecendo na atualidade. Vale lembrar que há muito tempo a antiga rival XJ já deu lugar a bicilíndrica MT 07 na linha da Yamaha.
Esse tipo de mudança reflete uma busca das fabricantes em manter suas motocicletas dentro das mais recentes e rígidas normas de emissões. Desta forma, motores 4 cilindros estão cada vez mais ficando restritos apenas a motos de maior cilindrada – e sendo lentamente extintos.
Mas afinal de contas, será que mesmo atualizada a nova Hornet ainda deixa a desejar para o antigo modelo 600 cc – aclamado aqui no Brasil? Enquanto ainda não podemos montar na novidade, vamos conferir a ficha técnica.
Veja também:
- Decepcionou? Veja como ficou a nova Honda Hornet 2023 (vídeo)
- Honda Hornet 600: review da lenda no Guia de Motos
- Que fim levou a Yamaha XJ 6? A eterna rival da Honda Hornet
Compare a nova Hornet 2023 com a antiga CB 600F
Ficha técnica | Hornet 2011 (CB 600F) | Hornet 2023 (CB 750) |
Motor | 4 cilindros, 16V DOHC, refrigeração liquída | 2 cilindros paralelos, OHC, 8-válvulas, refrigeração liquída |
Cilindrada | 599,3 cc | 755 cc |
Potência | 102 cv a 12.000 rpm | 91 cv a 9.500 rpm |
Torque | 6,53 kgf.m a 10.500 rpm | 7.5 kgf.m a 7.000 rpm |
Câmbio | 6 marchas | 6 marchas |
Comprimento | 2085 mm | 2090 mm |
Largura | 760 mm | 780 mm |
Altura | 109 mm | 140 mm |
Entre-Eixos | 1435 mm | 1419 mm |
Altura do assento | 804 mm | 795 mm |
Tanque | 19 litros | 15.2 litros |
Freio Dianteiro | Disco flutuante duplo de 296 mm | Discos duplos de 296 mm |
Freio Traseiro | Disco simples de 240 mm | Disco de 240 mm |
Pneu e roda Dianteira | 120/70 – 17 | 120/70ZR-17 |
Pneu e roda Traseira | 180/55 – 17 | 160/60ZR-17 |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido | Garfo invertido Showa de 41mm SFF-BP USD |
Suspensão Traseira | Balança articulada tipo link e mola helicoidal |
Monoshock, Braço oscilantePro-Link |
Peso (abastecida) | 198 kg (Versão com ABS) | 190 kg |