A nova Hornet foi lançada na Europa recentemente. No entanto, nem todo mundo ficou satisfeito em saber que o saudoso nome agora pertence a uma moto bicilindrica e com visual muito próximo ao de modelos menores, como a CB 500F. Ou seja, a nova ‘vespa’ não tem mais o motor de 4 cilindros, marca registrada desde seu lançamento no exterior, em 1996. Afinal de contas: melhorou ou piorou?

Hornet 2023 vs. modelo 4 cilindros

A nova CB 750 Hornet chegou exibindo um conjunto atualizado e dotado de todas as tecnologias que uma moto premium conta hoje em dia. O modelo tem luzes full-LED, painel TFT com conectividade e três modos de pilotagem. Tem também acelerador eletrônico (Throttle By Wire – TBW), controle de tração (HSTC) e antiwheelie.

nova hornet 2023

Com leis de emissões cada vez mais rigorosas, a Honda seguiu o mesmo caminho da Yamaha (quando ‘trocou’ a XJ6 pela MT07) e substituiu o motor de 4 cilindros por um bicilíndrico. Mas os fãs da ‘verdadeira Hornet’ reclamaram

Mas o motor de 2 cilindros parece que não agradou todo mundo… No entanto, foi uma novidade que apenas deixou a moto alinhada ao que o mercado está oferecendo na atualidade. Vale lembrar que há muito tempo a antiga rival XJ já deu lugar a bicilíndrica MT 07 na linha da Yamaha.

Esse tipo de mudança reflete uma busca das fabricantes em manter suas motocicletas dentro das mais recentes e rígidas normas de emissões. Desta forma, motores 4 cilindros estão cada vez mais ficando restritos apenas a motos de maior cilindrada – e sendo lentamente extintos.

CB-600F-Hornet-2008

A CB 600F Hornet fez um sucesso enorme no Brasil e virou sinônimo de moto quatro cilindros por aqui

Mas afinal de contas, será que mesmo atualizada a nova Hornet ainda deixa a desejar para o antigo modelo 600 cc – aclamado aqui no Brasil? Enquanto ainda não podemos montar na novidade, vamos conferir a ficha técnica.

Veja também:

Compare a nova Hornet 2023 com a antiga CB 600F

Ficha técnica Hornet 2011 (CB 600F) Hornet 2023 (CB 750)
Motor 4 cilindros, 16V DOHC, refrigeração liquída 2 cilindros paralelos, OHC, 8-válvulas, refrigeração liquída
Cilindrada 599,3 cc 755 cc
Potência 102 cv a 12.000 rpm 91 cv a 9.500 rpm
Torque 6,53 kgf.m a 10.500 rpm 7.5 kgf.m a 7.000 rpm
Câmbio 6 marchas 6 marchas
Comprimento 2085 mm 2090 mm
Largura 760 mm 780 mm
Altura 109 mm 140 mm
Entre-Eixos 1435 mm 1419 mm
Altura do assento 804 mm 795 mm
Tanque 19 litros 15.2 litros
Freio Dianteiro Disco flutuante duplo de 296 mm Discos duplos de 296 mm
Freio Traseiro Disco simples de 240 mm Disco de 240 mm
Pneu e roda Dianteira 120/70 – 17 120/70ZR-17
Pneu e roda Traseira 180/55 – 17 160/60ZR-17
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido Garfo invertido Showa de 41mm SFF-BP USD
Suspensão Traseira Balança articulada tipo link
e mola helicoidal
Monoshock,
Braço oscilantePro-Link
Peso (abastecida) 198 kg (Versão com ABS) 190 kg

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]