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Quando se fala em motor rotativo os carros japoneses da Mazda são os primeiros em mente. No entanto, os famosos propulsores Wankel também já equiparam motos, mas sem sucesso… O que não impede que hoje essas raridades sejam revisitadas em projetos sensacionais.

Café racer com motor rotativo Wankel

Caras, beberronas e obsoletas… Essas podem ser as três ‘propriedades’ que fadaram as motos Hercules W-2000 ao esquecimento de alguns. Entretanto, essas curiosas motos equipadas com motor rotativo Wankel – equivalentes a 294cc – sobreviveram ao tempo.

Café racer com motor rotativo Wankel deu vida nova ao velho modelo

Mas não é surpresa saber que de 1974 a 1977 apenas 1.800 unidades foram fabricadas, em duas variantes do modelo. Eram máquinas que entregavam de 27 a 32 cv a 6.500 rpm e 3.3 kgf.m de torque a 4.500 rpm – junto da transmissão de 6 velocidades.

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Uma moto excêntrica, com sua beleza diferente, mas também um fracasso auto-imposto – que foi ser a primeira motocicleta como motor rotativo Wankel de série. Aos seus detratores não agradava o visual e som da usina, muitas vezes referida como “aspirador de pó”.

Mas tudo isso não impediu que o customizador norte-americano Greg Hageman construísse uma café racer cheia de estilo com uma velha motocicleta movida pelo Wankel.

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Sogro ‘passou’ a moto adiante…

O projeto da café racer com motor rotativo manteve o chassi e o propulsor da velha W-2000. Diga-se de passagem, as linhas únicas da Hercules não exigem muitas mudanças. O tanque e as grandes tampas laterais da customizada são originais.

Traseira encurtada ganhou luzes em LED

Hageman comprou a motocicleta para o projeto vinda da coleção de seu próprio sogro. E entre as modificações estão algumas peças da Yamaha. O garfo vem de uma XS 650, revisado pela Racetech, assim como o freio a tambor.

Novos suportes das molas traseiras foram presos no braço oscilante tubular original. Os pneus são da marca britânica Avon. Mas o destaque fica por conta da pequena carenagem em formato de concha, com para-brisa em formato de cúpula na frente.

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Dianteira ao estilo Moto Guzzi LeMans

A dianteira tem farol de LED, mas que exala o espírito da velha escola, ao estilo de modelos como a Moto Guzzi LeMans. Neste conjunto ainda está uma unidade com conexão Bluetooth, com sistema da Motogadget. Um toque moderno para uma moto que estava a frente de seu tempo…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]