Publicidade

O designer Anton Brousseau criou um curioso projeto de ilustração que une ficção científica e motocicletas. Ele está olhando para o futuro – aparentemente distante – com seu conceito Moto Sapien – uma moto que é comandada conectada diretamente ao cérebro.

Moto ‘conectada’ ao cérebro

O conceito da Moto Sapien é uma visão futura de uma conexão muito mais próxima entre homem e máquina do que vimos antes. O criador dessa ideia que parece saída de filme de ficção científica é o canadense Brousseau, um designer profissional que trabalhou por quatro anos no estúdio Kiska, na Áustria, onde são projetados futuros modelos da KTM e Husqvarna.

moto sapien, moto conectada ao cérebro

Moto Sapien conectada ao cérebro é um sonho escalado para o futuro

Hoje autônomo, ele segue na Europa criando novos desenhos e exibindo suas visões futuras sobre o universo das duas rodas. Mas, uma vez que o designer também é interessado em anatomia, biomecânica e redes, sua mais recente criação envolveu todos estes temas em um só.

Publicidade

Mais do que isso, ele traduziu suas interpretações específicas sobre motocicletas e futuro. A criação esboçada em ilustrações foi a Moto Sapiens. Sim, um nome derivado do Homo Sapiens. Isso porque, a ideia essencialmente trata-se de conexão direta entre o cérebro humano e o computador de bordo de uma motocicleta.

Imagine pilotar uma moto com resposta imediata dos controles em milissegundos

Como tudo funcionaria

Claro, tudo isso sonhado para a Moto Sapien incluiria inteligência artificial, em um nível que, no entanto, ainda não foi criado. Mas na imaginação de Brousseau pode ser nada menos que uma estreita conexão entre homem e máquina – combinada com músculos artificiais que poderiam ser utilizados componentes variáveis ​​do chassi. Confuso sobre tudo isso? Brousseau explica como ele teve ideias tão ousadas:

Os desvios no processamento de informações nos atrasam. Tudo acontece indiretamente, através dos olhos e ouvidos, bem como das habilidades motoras humanas. Vamos imaginar que poderíamos guiar a motocicleta diretamente, em milissegundos, com nossos pensamentos. Além disso, vamos imaginar se pudéssemos sentir os pneus tão bem quanto podemos com o tato dos nossos dedos.”

Publicidade

Veja também:

Algumas dessas tecnologias já existem!

A moto conectada ao cérebro ainda soa bastante distante hoje, Mas parte da tecnologia de interface “Neuralink” descrita pelo designer já está disponível atualmente. Estão, por exemplo, na área médica para próteses ou para controle de voz. Músculos artificiais há muito tempo já são produzidos e, ao que tudo indica, o desenvolvimento continuará.

moto conectada que lê pensamentos

No futuro poderá ser possível sentir aderência dos pneus com a sensibilidade de um toque de dedos no asfalto? Designer responde que sim!

 

Publicidade

Enquanto isso, nas motos, câmeras na frente e na traseira já fazem o papel do olho humano. Tudo isso a partir de sistemas de radar e centrais elétricas que controlam velocidade e mesmo demais funções voltadas à segurança na condução.Segundo Brousseau, em 2050 pode ser a hora certa para a Moto Sapien. Por último e não menos importante, se a moto vir um dia a ser realizada, o designer já escalou um motor elétrico de 375 volts (136 cv) e autonomia de até 450 quilômetros. Aguardamos para ver o modelo no futuro!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]