Publicidade

A MotoGP 2023 promete muito. Nesta semana, a organização do Mundial de Motovelocidade divulgou o calendário provisório, com direito a número recorde de provas e passagens por pistas (e até países!) inéditas. E ainda tem aquela história das Sprint Race, que devem deixar tudo ainda mais acirrado.

O projeto de expansão da MotoGP tem por objetivo firmar a categoria rainha no ciclo do automobilismo mundial. Embora a categoria já tenha sua representatividade e fãs ao redor do mundo, ela ainda atende à um público pouco nichado de motocicletas. Ou seja, diferente de categorias como Fórmula 1 e Nascar por exemplo, que arrebatam boa parte dos fãs de velocidade.

Novos países na MotoGP 2023

Logo após a Dorna fechar parceria com a Índia para o ano que vem, o Cazaquistão também entrou no “pacote Ásia” e fechou acordo com a MotoGP. A princípio, a ideia é expandir o alcance territorial da categoria, para então tornar a categoria mais universal. Mesmo que não seja nenhuma novidade a MotoGP estar presente em países fora do continente Europeu, ainda existe uma ligação muito forte com o velho continente.

MotoGP

Circuito Sokol, Cazaquistão

Publicidade

De fato, a Fórmula 1 também possui fortes ligações com a Europa, muito por conta das fabricantes. Porém, a categoria conseguiu criar laços e identificações com todas as regiões do planeta, principalmente por meio dos pilotos, como Fangio na Argentina e Senna do Brasil.

Assim, a Dorna entende que mais pessoas ao redor do mundo precisam conhecer melhor a categoria e seus gênios de dentro da pista. As máquinas são incríveis, o campeonato é bem disputado, e claro, a adrenalina do perigo de assistir pilotos raspando os joelhos e cotovelos no asfalto durante as curvas, criam uma experiência única.

MotoGP

Em outras palavras, a MotoGP precisa deixar de ser apenas uma categoria de motos, e passar de vez a ser reconhecida como uma categoria de automobilismo. E nessa onda de expansão, não custa nada deixar claro que Interlagos está de portar abertas.

Publicidade

Calendário da MotoGP 2023

Dessa forma, o novo calendário da MotoGP conta com 21 etapas divididas ao redor do mundo, com uma pausa de aproximadamente três semanas no mês de agosto. Índia e Cazaquistão entram para a saída de Aragón. Uma escolha justa, uma vez que se torna um exagero de três etapas do ano acontecerem na Espanha.

Lembrando também que a temporada de 2023, além de dois novos endereços, vai contar com um novo país de estreia. Pela primeira vez, a pista de Portimão, em Portugal, recebe a corrida de estreia da MotoGP.

Veja também:

Confira abaixo o calendário da MotoGP 2023:

26 de março: GP de Portugal (Portimão)
02 de abril: GP da Argentina (Termas de Río Hondo)
16 de abril: GP das Américas (Circuito das Américas)
30 de abril: GP da Espanha (Jerez)
14 de maio: GP da França (Le Mans)
11 de junho: GP da Itália (Mugello)
18 de junho: GP da Alemanha (Sachsenring)
25 de junho: GP da Holanda (Assen)
09 de julho: GP do Cazaquistão (Sokol)
06 de agosto: GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
20 de agosto: GP da Áustria (Red Bull Ring)
03 de setembro: GP da Catalunha (Barcelona)
10 de setembro: GP de San Marino (Misano)
24 de setembro: GP de Bharat (Buddh – Índia)
01 de outubro: GP do Japão (Motegi)
15 de outubro: GP da Indonésia (Mandalika)
22 de outubro: GP da Austrália (Phillip Island)
29 de outubro: GP da Tailândia (Buriram)
12 de novembro: GP da Malásia (Sepang)
19 de novembro: GP do Catar (Losail)
26 de novembro: GP de Valência (Ricardo Tormo)

Publicidade

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.