Publicidade

A Dafra lançou a trail NH 300 no mercado brasileiro. A novidade tem o visual que já conhecíamos da versão de 190cc, mas aposta num motor mais potente e bom nível de itens de série. Afinal, será melhor que Yamaha Lander e a ausente Honda XRE 300?

Dafra confirma trail NH 300 ao Brasil

A Dafra lançou no mercado nacional a NH 300, um modelo trail com a cara da já conhecida NH 190, modelo mais vendido da marca. A nova moto herda da pequena o porte e o design, mas traz novas combinação de cores com as opções do preto fosco e do laranja, além de grafismos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil.

Modelo tem como destaque novo motor junto ao conjunto já visto na NH 190

Mas o grande destaque é o motor monocilíndrico de tempos, 4 válvulas e injeção eletrônica. Um propulsor que entrega 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,45 kgf.m de torque máximo a 6.000 rpm, agregado ao câmbio de 6 marchas.

Publicidade

Trata-se de um conjunto mecânico de 278,3 cm³, com refrigeração líquida, que é derivado da Next 300 e retrabalhado para o modelo trail. Aliás, tanto a Next quanto as NH 190 e NH 300 são motos vindas da fabricante taiwanesa SYM, montadas e vendidas no país pela Dafra.

painel nh 300

NH 300 tem painel simples, mas completo

Veja também:

Para o rali urbano

A Dafra NH 300 tem suspensão dianteira telescópica de 135 mm e na traseira um braço oscilante, monoamortecido, com 145 mm. Já os pneus tem na frente as medidas de 100/90, na traseira o composto tem 130/80.

Publicidade
nh 300 tem tomada usb

Dafra trail conta com itens como tomada do tipo USB

Mas apesar do visual trail, o modelo aposta mais no asfalto. Com isso, nada da grande roda de aro 21” na dianteira… O modelo NH 300 tem na frente roda de 19 polegadas e na traseira 17 polegadas. No entanto, com sistema de ABS em ambas as rodas! Por fim, a moto tem distância ao solo medindo 180 mm e o seu tanque suporta 11 litros, aliás, roda somente com gasolina! Já o peso declarado é de 154,3 kg.

nh 300 preta com laranja

Modelos NH 300 tem todas as luzes em LED

 

Publicidade

Dafra é melhor que Lander e XRE?

Ou seja, apesar de disputar o mesmo segmento a NH 300 tem um proposta levemente diferente das trail de Honda e Yamaha. Enquanto as XRE 300 (prestes a ser substituída) e Lander 250 são legítimas motos de uso misto, a Dafra está mais para crossover, com suspensões mais curtas e rígidas, além de rodas menores, seguindo a receita que conhecemos bem da versão de 190 cc. A resposta se é melhor ou pior que as concorrentes irá depender do uso que o modelo vai receber.

xre 300 vermelha

Com projeto baseado na XR 250 Tornado, de 2001, a XRE 300 está prestes a deixar o mercado

Por outro lado, tem algumas tecnologias ainda ausentes nas Lander e XRE. Na lista, tomada USB para carregar smartphones e motor com arrefecimento a líquido. Apesar de mais moderno e suave, tem potência próxima aos 21 cv da Yamaha e 25,4 cv da Honda.

 

Preço da nova Dafra NH 300 2023

Dafra NH 300 já está disponível nas concessionárias, com preço público sugerido de R$ 23.990 mais o frete. É exatamente o mesmo valor da Lander 250. Já a Honda XRE 300 teve produção paralisada, está indisponível em praticamente todas as lojas e deve ganhar uma sucessora em breve.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]