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Uma Yamaha XSR 700 foi customizada com cores que remetem a saudosa RD 350. Mais do que isso, o modelo foi preparado e ganhou atƩ uma garrafa de Nitro para o seu motor! Confira mais sobre esse projeto.

Moto Yamaha nas cores da RD 350

A Yamaha XSR 700 customizada foi encomendada pela Yamaha Europa como parte de sua iniciativa Yard Built. Toda a sua aparĆŖncia remete Ć  RD 350 conhecida dos brasileiros. No entanto, a real inspiraĆ§Ć£o foi a moto de corrida Yamaha FZR 750R com emblemas Sonauto Gauloises, de 1985.

Essa nova mĆ”quina foi construĆ­da por Brice Hennebert, na sua loja Workhorse Speed ā€‹ā€‹ā€‹ā€‹Shop, com sede na BĆ©lgica. Apelidada de ā€œSakuraā€ a motocicleta foi construĆ­da tambĆ©m para competir no Sultans of Sprint Factory Class.

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Para quem nĆ£o sabe, o Sultans of Sprint Ć© um festival, uma mostra que tem regras diretas para a Classe de FĆ”brica. Nada acima de dois cilindros Ć© permitido e nada de modificaĆ§Ć£o do quadro em torno de onde o motor Ć© montado. E o braƧo oscilante nĆ£o pode ser aumentado em mais de 20% de seu comprimento original.

Moto Yamaha customizada foi construida para o Sultans of Sprint

Veja tambƩm:

Projeto ousado!

Depois de reduzir a XSR 700 apenas ao essencial, Hennebert comeƧou a criar a carenagem. ReproduƧƵes de peƧas da Ć©poca de 1985 nĆ£o existem no mercado. EntĆ£o ele martelou e moldou chapas de alumĆ­nio em uma rĆ©plica da FZR 750R.

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Radiador ocupa toda a dianteira da moto

O farol deu lugar a um radiadorĀ para receber ar fresco soprando direto da pista. O tanque de combustĆ­vel real estĆ” escondido na frente do motor. SĆ£o apenas cerca de dois litros – o suficiente para uma corrida de 200 metros. Afinal de contas, estamos falando de uma moto dragster – para arrancadas.

No lugar do tanque original estĆ£o agora alojados componentes eletrĆ“nicos e o controlador NOS. Sim, essa mĆ”quina tem nitro! Um sistema NOS 150 Pro Series e controlador Max Extreme V2. Misturada Ć  carroceria estĆ” a garrafa, com seu medidor informando a todos que esta mĆ”quina estĆ” pronta para rugir.

Sistema de nitro foi adicionado ao conjunto

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O motor tambĆ©m nĆ£o foi esquecido! Originalmente, o propulsor de dois cilindros paralelos tem 689 cc e rende 73,8 cv. Na Sakura, o bloco ganhou vĆ”lvulas de titĆ¢nio e pistƵes forjados. Um virabrequim sob medida foi adicionado, para lidar com as tolerĆ¢ncias mais apertadas e exigentes.

Hennebert nĆ£o revela nĆŗmeros, mas deve ser um resultado interessante. Afinal de contas, depois de todas as modificaƧƵes a moto pesa cerca de 40 kg a menos que os 186 originais.

A cada momento vemos uma nova nuance das mudanƧas na moto

Continuando com a transformaĆ§Ć£o da XSR700, Hennebert teve que criar um subquadro completamente novo. E ele construiu tudo com tubos de cromoly de 20 mm. O garfo dianteiro Ć© de uma velha Yamaha YZF-R1 e a traseira tem amortecedor de corrida Nitron de uma R3.

Para dar o toque final, Hennebert recorreu Ć  Silver Machine, em AmsterdĆ£, para o trabalho de estofamento. E tudo valeu a pena, a cada olhada uma nova surpresa Ć© vista nessa mĆ”quina.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ɓvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]