Publicidade

A MotoGP 2023 chega para a sua 10° etapa do calendário, que marca também a metade da temporada. Afinal, serão 20 corridas em 2023. Dessa vez, de 18 a 20 de agosto o palco será o Red Bull Ring, na Áustria. Confira os horários, programação e como assistir às corridas e treinos.

MotoGP da Áustria no Circuito Red Bull Ring

Por ser um circuito que prioriza a velocidade e potência era tudo o que os motores Ducati, dominantes dessa temporada, mais sonhavam. Com 12 curvas, o circuito prioriza uma grande reta, que faz as motos atingirem sua velocidade máxima na pista. Além disso, com algumas curvas fechadas, frear tarde e acelerar o mais cedo possível é o que separa os vencedores dos demais nomes do pelotão nesse circuito.

O Red Bull Ring, embora carregue em si a tradição de circuitos europeus, teve um hiato em sua relação com a MotoGP, retornando ao calendário somente em 2016. E, apesar desse retorno recente, o circuito rapidamente tornou-se um favorito durante os tempos desafiadores da pandemia, sendo um dos mais solicitados para as corridas. Desde seu retorno, o italiano Andrea Dovizioso se destacou de forma impressionante, conquistando cinco vitórias consecutivas.

Publicidade
Chicane cortando a reta do circuito Red Bull Ring na MotoGP

Chicane cortando a reta do circuito Red Bull Ring

Circuito Red Bull Ring

Extensão: 4.318 metros
Curvas: 12 (com a chicane)
Último vencedor: Francesco Bagnaia, 2022
Maior vencedor: Giacomo Agostini e Angel Nieto, 6 vitórias

Expectativa com a KTM

Por adotar o nome da patrocinadora, a empresa austríaca de bebidas Red Bull, a KTM terá a missão de carregar o nome da marca nesta etapa. A princípio, a KTM vem sendo a única equipe que consegue minimamente rivalizar com as motos Ducati. Ou seja, existe a expectativa da Red Bull estar no pódio em casa neste fim de semana.

Publicidade

Atualmente, a Red Bull KTM Factory Racing está em quarto na tabela de classificação por equipes. Já entre os pilotos, Brad Binder desponta como o número 1 da equipe, estando em P4 na classificação geral e a 83 pontos do líder Francesco Bagnaia. Vale lembrar que, Binder venceu a prova da Áustria em 2021.

Francesco Bagnaia mais líder do que nunca na MotoGP

O MotoGP da Áustria chega também em boa hora para o italiano Francesco Bagnaia, piloto #1 da Ducati. Atualmente com 214 pontos, o italiano se isolou na liderança da tabela e vem aproveitando como ninguém todo o desempenho da Ducati. Dessa forma, por ser o atual vencedor, Bagnaia chega mais uma vez como favorito.

Publicidade

 

Classificação da MotoGP após 9 etapas 

1 – Francesco Bagnaia – 214 (pontos)
2 – Jorge Martin – 173
3 – Marco Bezzecchi – 167
4 – Brad Binder – 131
5 – Johann Zarco – 122
6 – Aleix Espargaro – 107
7 – Luca Marini – 107
8 – Jack Miller – 90
9 – Alex Márquez – 75
10 – Maverick Viñales – 74
11 – Fabio Quartararo – 65
12 – Franco Morbidelli – 59
13 – Augusto Fernandez – 49
14 – Alex Rins – 47
15 – Miguel Oliveira – 34

Brasileiros estarão no MotoGP da Áustria

Na Moto3, o brasileiro Diogo Moreira vem enfrentando dificuldades. Logo após um início avassalador, Moreira sentiu o peso da competição e começou a perder espaço na tabela de classificação. Atualmente, ele acumula 86 pontos e ocupa a sétima posição. Isso o coloca 55 pontos atrás do líder do campeonato, o espanhol Daniel Holgado. Entretanto, o garoto fechou os primeiros treinos da Áustria entre os mais rápidos.

Na MotoE, outro brasileiro também tenta correr atrás do prejuízo. O paulista Eric Granado, embora tenha enfrentado maus momentos logo no início ta temporada, não se deixou abater. A cada corrida ele vem escalando posições na tabela de classificação. Atualmente, ostenta a sexta posição com um total de 107 pontos. No entanto, a liderança ainda está a uma certa distância, nas mãos de Jordí Torres, que mantém uma vantagem sólida com 168 pontos.

Eric Granado pela MotoE

Eric Granado pela MotoE

No entanto, para a MotoE esta será a antepenúltima etapa da temporada, o que impossibilita matematicamente um título para Eric Granado. Já Diogo Moreira, ainda tem espaço de calendário para esboçar uma possível reação. Dessa forma, vale demais a torcida brasileira pelos nossos pilotos nesse fim de semana em Red Bull Ring na MotoGP.

Veja também:

 

Programação MotoGP da Áustria

Confira a programação completa do fim de semana na MotoGP:

Sexta-Feira (treinos livres):
3h25 – MotoE
4h – Moto3
4h50 – Moto2
5h45 – MotoGP
7h25 – MotoE
8h15 – Moto3
09h05 – Moto2
12h – Classificação MotoE

Sábado (treinos livres):
3h40 – Moto3
4h25 – Moto2
5h10 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
5h50 – MotoGP
7h50 – Moto3
8h45 – Moto2
10h – MotoGP (Corrida Sprint)
7h15 – MotoE (corrida 1)
11h10 – MotoE (corrida 1)

Domingo (corridas):
6h – Moto3
7h15 – Moto2
9h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.