Publicidade

Um dos motivos de amarmos a MotoGP são as reviravoltas que a categoria pode providenciar. Se a temporada foi marcada pelo domínio tranquilo de Fabio Quartararo (Yamaha), nas etapas finais o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) conquistou uma sequência de vitórias e tomou para si a liderança da classificação. Agora restam apenas duas etapas para o fim do calendário e o ‘tudo ou nada’ começa com a MotoGP da Malásia, neste final de semana.

MotoGP da Malásia – Circuito de Sepang

A prova acontece no circuito de Sepang, tradicional nas Fórmula 1 e MotoGP. É conhecido pelo seu traçado apresentando duas grandes retas paralelas, unidas por um gancho. Além disso, o traçado apresenta uma pista um pouco mais larga que as demais, com cerca de 16 metros, o que acaba garantindo mais espaço para ultrapassagens.

A última corrida em Sepang ocorreu em 2019 – depois ficou ausente por dois anos devido a pandemia – e foi vencida por Maverick Vinãles, então na Yamaha. Bom sinal para o Quartararo? Domingo saberemos. Isso porque o circuito apresenta muitos trechos de retas e quem está com a aderência e potência sobrando nessa reta final é justamente a Ducati.

Publicidade

MotoGP da Malásia

Circuito de Sepang

Ultimo vencedor: Maverick Vinãles (2019)
Extensão: 5.543 m
Curvas: 15
Maior vencedor: Valentino Rossi, 7 vitórias
Equipe com mais vitórias: Honda, 33 vitórias

Reviravolta estilo MotoGP

O improvável aconteceu. Depois de construir uma larga vantagem ao decorrer da temporada, o francês Fabio Quartararo perdeu a liderança no último GP da Austrália. Agora, os papéis se inverteram e o piloto terá que correr dos dias para reduzir a margem de Francesco Bagnaia e quiçá impedir um título antecipado do italiano.

MotoGP

Quartararo fazia uma temporada tranquila e muitos já davam seu segundo título na MotoGP como certo… mas o improvável aconteceu

Publicidade

 

Certamente, nem o mais pessimista dos franceses imaginaria que um campeonato tido como “ganho” ao decorrer do ano poderia terminar de forma antecipada em outras mãos. No MotoGP da Austrália, mais uma vez Fabio Quartararo abandonou a prova e teve que assistir de camarote Bagnaia subir ao pódio. Dessa forma, a pouca vantagem de 2 pontos para Quartararo se tornou uma boa vantagem de 14 pontos para Francesco Bagnaia.

Com apenas 50 pontos em jogo, a depender da combinação de resultados na corrida deste domingo, Bagnaia pode pela primeira vez se sagrar campeão da MotoGP e trazer a Ducati de volta ao topo após mais de uma década de jejum. Vale lembrar que a Ducati possui apenas um título, conquistado por Casey Stoner em 2007 – para comparação, a Yamaha tem 18.

pecco pode ser campeão na motogp da malásia

Bagnaia acelerou na classificação! Se nas últimas 8 corridas o italiano faturou 7 pódios e 4 vitórias, agora é pode ser campeão com uma rodada de antecedência

Publicidade

Além disso, a última vez que um italiano foi campeão guiando uma moto também italiana foi em 1972, quando Giacomo Agostini venceu bordo da MV Agusta. Sendo assim, Pecco precisa que essa diferença de 14 pontos suba para 25 ao final da corrida na Malásia. Ele ainda tem outra vantagem: possui mais vitórias que Quartararo, sendo este o primeiro critério para desempate.

Classificação MotoGP após 18 etapas

1 – Francesco Bagnaia 233 (pontos)
2 – Fabio Quartararo, 219
3 – Aleix Espargaro, 206
4 – Enea Bastianini, 191
5 – Jack Miller, 179
6 – Brad Binder, 160
7 – Johann Zarco, 159
8 – Alex Rins, 137
9 – Jorge Martin, 136
10 – Miguel Oliveira, 135
11 – Maverick Viñales, 122
12 – Luca Marini, 111
13 – Márc Marquez, 104
14 – Marco Bezzecchi, 93
15 – Joan Mir, 77

 

Matemática do título

  • Caso de vitória de Bagnaia, Quartararo deve chegar no máximo em P4, independente da colocação final de Aleix Espargaró, que atualmente está a 27 pontos de Pecco.
  • Com Bagnaia em P2, Quartararo deve chegar no máximo em P7, enquanto Espargaró no máximo em P3
  • Bagnaia pegando pódio em P3, Quartararo deve chegar no máximo em P11 e Espargaró até em P4
  • Pecco em P4, Quartararo teria que fazer uma péssima corrida, chegando em no máximo em P14 e Espargaró no máximo em P5
  • Por fim, em um eventual P5 de Bagnaia, Quartararo não pode pontuar e Aleix Espargaró deve chegar no máximo em P4.

Veja também:

Programação e horários da MotoGP da Malásia

Quinta-Feira (treinos livres):

22h – Moto3
22h55 – Moto2
23h50 – MotoGP

Sexta-Feira (treinos livres):
2h15 – Moto3
3h10 – Moto2
4h05 – MotoGP
22h – Moto3
22h55 – Moto2
23h50 – MotoGP

Sábado (treinos livres):
3h25 – MotoGP

Sábado (classificatórios):
1h35 – Moto3
2h30 – Moto2
4h05 – MotoGP

Domingo (corridas):
01h– Moto3
2h20 – Moto2
4h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.