Publicidade

A pequena autonomia e o longo tempo para recarregar a bateria ainda são os maiores problemas para quem pensa em comprar uma moto elétrica. E é por isso que várias marcas estão investindo em novas tecnologias e produtos. A mais recente delas promete um modelo de ótima autonomia: mais de 300 km sem precisar se conectar na tomada. Conheça.

Nova moto elétrica Ultraviolette F77 

A responsável pela novidade é a marca Ultraviolette, com sede em Bangalore, Índia. Essa startup de mobilidade anunciou a nova moto elétrica F77 durante o primeiro evento ‘Battery Day’, em sua unidade de produção, neste mês.

O principal destaque do modelo foi o alcance de impressionantes 307 km com uma única carga. Além disso, a Ultraviolette apresentou a F77 em especificação de produção sem a carenagem, revelando o quadro revisado, o braço oscilante e uma bateria recém-desenvolvida.

Publicidade

Aliás, esta é a segunda geração da F77, que agora vem com uma bateria fixa de 10,5 kWh. Segundo a marca, a promessa é uma capacidade de bateria 2,5 vezes maior que a unidade anterior. Desta forma, o modelo tem efetivamente a maior capacidade de bateria em qualquer veículo elétrico de duas rodas da Índia.

Modelo da nova moto elétrica foi exposto sem carenagem

Para quem não sabe, quando a primeira geração da moto estreou, em 2019, o modelo tinha alcance de apenas 150 km. Segundo a Ultraviolette, o salto no nível de autonomia aconteceu devido a pesquisas e um novo formato de construção da unidade de armazenamento de energia.

A nova bateria agora também recebeu uma carcaça de alumínio. No entanto, o peso da unidade também aumentou para 50 kg. Em comparação, a versão de primeira geração da moto tinha três baterias removíveis e portáteis, agora é apenas uma bateria – que é fixa.

Publicidade

Bateria tem grande alcance e também grande peso – 50 kg

Veja também:

Moto elétrica tipo exportação 

O desempenho no mundo real da nova F77 ainda está para ser visto, mas a empresa está visando o segmento de 300-400 cc com o modelo. Vale lembrar que a primeira geração entregava o equivalente a 33 cv e 9 kgf.m de torque.

Para a novidade, as pré-reservas da F77 começam em 23 de outubro, enquanto o lançamento ocorrerá em 24 de novembro. A Ultraviolette pretende iniciar as entregas de sua motocicleta elétrica até o final do ano.

Publicidade
F77 - nova moto elétrica com boa autonomia

Desde a estreia da F77 em 2019 a empresa já recebeu mais de 70 mil reservas

A startup conta com o apoio da marca indiana TVS, parceira da Dafra no Brasil. Desta forma, a nova empresa terá ajuda para organizar seu primeiro centro de testes em Bangalore, antes de expandir para outras cidades nos próximos 12 meses.

Além disso, a Ultraviolette também planeja iniciar exportações para outros mercados nos próximos 24 meses. Segundo a marca, desde que a primeira F77 estreou em 2019 a empresa já recebeu mais de 70 mil reservas vindas de 190 países! Será que o mercado brasileiro está na lista?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]