Publicidade

A Honda tem registrado novas patentes para um motor V4. Será que no futuro poderemos ver modelos como a Fireblade ostentando uma configuração famosa nas Ducati, inclusive na esportiva de rua Panigale? Confira mais detalhes sobre o que podemos esperar!

Honda patenteia motor V4 

A patente da Honda para um motor V4, dotado de sistema de desativação de cilindro com sensor, não é nova. Já em 2013, a marca japonesa teve o design do propulsor protegido no Japão e nos EUA. No entanto, esse novo motor só recebeu proteção de patente na Alemanha e na União Europeia em 2021.

ducati panigale v4 sp (3)

Honda pode seguir os passos vistos na Ducati Panigale V4 com seu novo motor…

O projeto se perdeu no tempo? Talvez! Apesar disso, seu princípio segue interessante. A marca rival Ducati, por exemplo, usa um sistema semelhante em seu modelo próprio V4, que opera em apenas dois cilindros – dependendo da carga.

Publicidade

No entanto, em outra patente de março de 2023, a Honda mostrou mais detalhes do novo V4. Um deles é o sentido de rotação do virabrequim, que como o Ducati V4, gira contra o sentido de deslocamento. Isso visa compensar parte das forças giroscópicas da roda dianteira e melhorar o manuseio.

Ainda em 2021, registros do novo V4 surgiram envoltos em um modelo esportivo desconhecido

Veja também:

Onde podemos esperar o novo motor?

Desde que os primeiros registros de patentes do motor V4 Honda, rumores deram conta de que a marca japonesa estaria para lançar uma nova esportiva movida por ele. A novidade poderia mesmo ser baseada na moto usada no MotoGP – que corre também com um motor V4.

Publicidade
Honda-MotoGP-2022-Marc-Marquez-800x420

Nova Fireblade poderia nascer inspirada no layout mecânico do protótipo da MotoGP – um V4

Apesar disso, a chegada da nova CBR 1000 RR-R em 2021 colocou abaixo a ideia. No entanto, outra novíssima Fireblade movida pelo V4, em lugar do atual quatro cilindros em linha, pode ser uma boa chance do motor patenteado estrear num futuro breve.

De qualquer forma, os registros no novo propulsor tem assombrado a prancheta de projetos da marca e criado rumores desde 2013. E ao que tudo indica, essa novidade não ficou todo esse tempo esperando para acabar engavetada para sempre…

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]