Já imaginou motores a diesel de marcas como Royal Enfield e Kawasaki? Pois é, as duas grandes fabricantes já produziram suas próprias motos a diesel e vamos apresentá-las a seguir.
Antes de tudo, vamos explicar o porquê dos motores a diesel se popularizarem em motocicletas, de forma que não chegaram a desembarcar em solo brasileiro. Dessa forma, podem até oferecer um bom torque em baixas rotações, mas alguns fatores foram pontos decisivos para os extinguirem das montadoras de motocicletas.
Motos a diesel
Apesar do ponto positivo com relação ao ganho de torque, a relação peso-potência inferior ‘pesou’ na hora dos resultados das fabricantes. Isso quer dizer que para um motor a diesel eficiente, seria necessário um veículo mais pesado.
Dessa forma, o tipo de propulsor não tornou-se viável em motos, tendo em vista que são sveículo leves. Assim, para ser uma opção, seria possível apenas adotar em motocicletas maiores e mais caras, já que acomodaria melhor um motor pesado.
Moto a diesel: Royal Enfield
A Royal Enfield implementou uma moto a diesel na Índia para surfar na onda da alta dos outros combustíveis. E deu certo! Foi com essa premissa que em 1993 a marca lançou a Taurus, de 325 cc.
O modelo, também conhecido como Bullet Diesel, foi produzido especificamente para o mercado local. Assim, a Taurus conseguia fazer incríveis 90 km apenas um litro! No entanto, sem fazer juz ao nome, a Taurus estava mais para dócil pônei com seus 6,5 cv de potência, que conseguia atingia velocidade máxima de apenas 65 km/h.
Ao fim, a Índia parou de comercializar o modelo porque foram implementadas normas de emissão mais rígidas. Isso fez com que a história da Taurus no país chegasse ao fim.
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Kawasaki movida a diesel
A Organização do Tratado da América do Norte (OTAN) causou uma reviravolta na Kawasaki KLR650. O modelo precisou ser mexido para o uso militar pela Hayes Diversified Technologies (HDT) de Hesperia, na Califórnia.
De acordo com a OTAN, todos os seus veículos precisam estar preparados para funcionar com diesel ou biodiesel e até mesmo com combustível de aviação JP8 ou querosene. Aí não teve jeito, tiveram de adaptar a trail.
Essa medida foi tomada para facilitar o uso de combustível na guerra, padronizando o diesel como padrão nas motocicletas militares dos EUA – tal qual ele já era em outros veículos.
Assim nasceu uma uma moto casca dura! A Hayes Diversified Technologies (HDT) usou a Kawasaki KLR650 resfriada a água como base para suas alterações. Desse modo, o modelo chamado HDT M1030-M1 surgiu com transmissão de cinco velocidades, 584 cilindradas e 30 cv.
Os Estados Unidos encomendaram 41 mil unidades em 2004. Para comprar cada unidade do modelo mexido, os EUA desembolsou míseros 187 dólares, o equivalente hoje a um pouco mais de mil reais.
Motos a diesel são proibidas no Brasil
Por aqui nunca tivemos motos a diesel. Isto porque o país proíbe o uso de motores a diesel em veículos de pequeno porte desde 1976, atingindo em cheio a possibilidade de trazer uma moto movida a esse combustível.
A proibição foi criada na época da crise internacional do petróleo, um divisor de água dos anos 1970. Por isso, a importação de combustíveis impactavam significativamente a balança comercial brasileira.