Atualmente o nome Titan é quase um sinônimo de Honda CG, mas ele nasceu apenas na quarta geração do modelo, em 1994. Fundamental para a continuidade do sucesso da linha no país, ganhou até uma versão comemorativa ‘Titan 25 Years’, em 2019. Relembre a história, consumo e potência da primeira Titan.
- Honda CG 125 1976, a precursora da economia
- Honda vende uma CG 160 a cada 40 segundos. Entenda
- Da CG 160 a Crosser. Veja as motos mais vendidas de 2020 [vídeo]
A CG 125 Titan chegou depois de quase uma década sem alterações visuais profundas e após a repaginada no motor em 1991. Na ocasião, a CG Today passou a entregar 12,5 cv a 9.000 rpm e torque de 1,0 kgf.m a 7.500 rpm. Ao todo, o novo modelo trouxe consigo cerca de 90 modificações técnicas.
No design as linhas arredondadas voltaram, mas ainda dividiam espaço com o farol retangular. O tanque, maior, comportava 13 litros e as laterais e rabeta eram inéditas, recebendo também alças laterais para apoio do passageiro.
Um ano após o lançamento, em 1995, foi criada uma versão exclusivamente para exportação. O modelo tinha características diferentes para atender às legislações locais, como capa de corrente integral, piscas maiores e farol redondo com lâmpada amarela. A Titan tupiniquim foi enviada à França, Inglaterra e Portugal.
Em 1999 foi a vez do Brasil adotar o farol redondo, seguindo uma tendência que durou até os anos 2000. Além disso, a moto recebeu partida elétrica e freio a disco na dianteira, disponível apenas na versão topo de linha. Eram os suspiros finais da primeira geração da Titan.
Pontos positivos
A sucessora da Today trouxe linhas mais contemporâneas. Além disso, a CG de quarta geração trouxe pela primeira vez à família itens como partida elétrica e freio a disco. Sob as novidades, seguia a mesma receita das antecessoras marcada pela versatilidade, resistência e economia. Sua média de consumo, na época, beirava os 40 km/litro.
Pontos negativos
Apesar de um visual totalmente novo, a CG 125 ainda não trouxe na primeira Titan inovações técnicas em seu motor, mantendo praticamente o mesmo conjunto da Today. Também mostrava pouca preocupação com acabamento, exposta, sobretudo, no painel espartano e sem contagiros. Por fim, demorou para receber melhorias importantes, como a adoção de freio a disco na dianteira.
A primeira Titan 125 ainda vale a pena?
Apesar dos mais de 20 anos de estrada, a primeira Titan segue como uma boa opção para quem precisa rodar bastante gastando pouco. Facilmente vista em cidades de todos os tamanhos, encara com confiança o trânsito urbano, se beneficiando de sua robustez e manutenção, simples, barata e beneficiada pelo compartilhamento de peças com suas antecessoras e até, em alguns componentes, sucessoras.
Como não é atrativa para colecionadores ou customização, seu preço no mercado de usadas geralmente é acessível. Segundo a FIPE, uma 1994 tem preço médio de R$ 1.854, enquanto uma 1999 custa cerca de R$ 2.496. Vale lembrar que são motos com mais de 20 anos de uso e, por algo neste preço, você não pode reclamar de eventuais ‘detalhes para fazer’ ou riscos na pintura, né?
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CG 125, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Honda CG Titan 125 1994 |
|
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro |
Cilindrada | 124 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 12,5 cv a 9.000 rpm |
Torque Máximo: | 1,0 kgf.m a 7.500 rpm |
Alimentação: | Carburador |
Partida: | Pedal |
Transmissão: | 5 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico / Curso 115 mm |
Suspensão traseira: | Duplo amortecedor |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 2.75-18 42P |
Pneu Traseiro: | 90/90-18 57P |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 106 kg |
Comprimento: | 1985 mm |
Largura: | 730 mm |
Distância entre Eixos: | 1300 mm |
Capacidade do tanque: | 13 litros |