Publicidade

O mercado de scooters elétricas vem crescendo no país e no mundo. Tanto que uma fabricante do segmento já é considerada uma das maiores fabricantes de motos do mundo, só atrás da Honda. É NIU, chinesa que já está presente no Brasil. Conheça seus produtos.

NIU: scooters elétricas no Brasil

A chinesa NIU chegou ao Brasil em 2021, por iniciativa da marca de bicicletas elétricas Lev. Por aqui, três modelos da fabricante chinesa estão à venda no país, sendo o NQI GTS o de luxo, que anda até 115 km com uma carga, atinge 80 km/h e carrega em 5 horas e meia.

Mas a gama NIU aqui parte da pequena UQi GT, com peso total de apenas 75 kg. Outra opção é a NQI Sport, que tem 70 km de autonomia, alcança 60km/h e leva 5 horas para recarregar a bateria.

NQI GTS é o modelo de scooter elétrica topo de linha da marca no Brasil

Publicidade

Todos os modelos de scooters elétricas contam com um aplicativo. No sistema é possível verificar localização, status da bateria e check up de todos os parâmetros. A NIU é considerada a empresa líder mundial de scooters elétricas inteligentes.

Outro detalhe é que as cargas das baterias podem ser feitas ligando os modelos em uma tomada comum. Por enquanto, as novidades chegam importadas, mas de acordo com Bruno Affonso, um dos responsáveis pela marca no país, os planos são de nacionalizar a produção com uma fábrica na Zona Franca de Manaus.

Veja também:

NIU é referencia em seu nicho, mas ainda concentra grande parte das vendas na China

Publicidade

A NIU no Mundo

A empresa nasceu em 2014, destinada ao setor de tecnologia. No ano seguinte, já colocou à venda o seu primeiro modelo, o scooter N1S. Em 2016, a marca de scooters elétricas repetiu a experiência de vendas, com o lançamento do modelo M1.

Desde o início, a NIU se diferenciou usando baterias de íons de lítio. Tudo isso, contrariando as alternativas mais baratas de chumbo-ácido, que eram amplamente utilizadas em e-scooters chinesas na época.

Baterias de íons de lítio foram o destaque da marca ao entrar no mercado

Para o fornecimento das baterias foi selecionada a Panasonic, empresa japonesa que dispõe de unidades com as referidas células de íons de lítio. Segundo a Niu, são unidades com padrões semelhantes às utilizadas pela Tesla nos veículos S e X.

Publicidade

Em 2018, a NIU foi listada na NASDAQ, a bolsa de valores americana especializada em grandes empresas do setor de tecnologia. No entanto, ainda em 2020, cerca de 98% das vendas aconteceram no país casa da NIU, a China. Portanto, mesmo sendo uma das líderes mundiais das scooters elétricas, ainda há espaço para crescer.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]