Publicidade

Entre tantos lançamentos globais da nova geração, uma moto elétrica nos chamou a atenção. E motivos para isto não faltam. Ela tem design moderno, baixíssimo peso e potência suficiente para arrancadas rápidas na cidade e diversão em estradas. Seu maior porém está no preço.

Estamos falando da Novus One, considerada pela marca homônima como a ‘primeira motocicleta elétrica ultraleve premium’. É realmente leve, pesando apenas 75 kg (para comparação, são 12 kg a menos que na Pop 110i) e ainda gera 24,5 cv com seu pequeno motor elétrico.

moto elétrica - novus one

A Novus One é uma interessante moto elétrica. Mais leve que a Pop, mais potene que uma 250cc e mais cara que uma Ducati Panigale

 

Publicidade

Moto elétrica: Novus é leve e potente

O modelo alemão foi apresentado como um conceito em 2019 e chamou a atenção primeiramente pelo seu design. Entre outras refências contemporâneas, ele remete a motocicletas como a Husqvarna Vitpilen. Agora está em fase de produção e as primeiras unidades serão entregues no início de 2022.

moto elétrica - novus

Modelo alemão terá produção à mão e primeiras unidades chegam às lojas em 2022

O baixo peso foi possível graças ao emprego de materiais nobres e ultraleves. Chassi, balança, rodas e garfo telescópico, por exemplo, são feitos em fibra de carbono.

Claro que o design vazado e medidas compactas também contribuem ao regime. Ela mede 1,84 m de comprimento, 76 cm de largura e 94 cm de altura. Ou seja, para se ter ideia, ela é quase 20 cm mais curta que uma CG 160 Titan.

Publicidade
moto elétrica - como é o motor

Design vazado contribui ao baixo peso sem prejudicar posição da bateria e do motor, junto ao cubo traseiro

Apesar do tamanho do banco, esta moto elétrica é um monoposto, sem espaço para levar garupa. Assim, pode carregar até 110 kg de carga.

Veja também

 

Publicidade

Mais potência que uma 250 cc

Para entregar 18 kW (equivalente a 24,5 cv) de potência e 2,1 kgf.m de torque máximos, a Novus tem um compacto e moderno motor, acoplado junto ao cubo da roda traseira. Para comparação, uma Yamaha Fazer 250 gera ‘apenas’ 21,5 cv – e pesa 149 kg.

Modelo durante uma ação de apresentação

Desta forma, ela acelera de 0 a 50 km/h em menos de 3 segundos e atinge velocidade máxima de 130 km/h reais – cerca de 145 km/h no painel LCD. Vale lembrar que não estamos falando de uma moto elétrica esportiva, mas sim urbana.

Sua bateria é de íon de lítio, de 4,3 kWh, e não pode ser removida. Entretanto, carrega 80% da carga em apenas 30 minutos. A autonomia varia de acordo com os 3 modos de potência (Base, Super, God), mas gira em torno dos 130 km.

moto elétrica - top speed da Novus

Esta moto elétrica acelera até os 130 km/h e pode rodar cerca de 130 km sem recarregar a bateria

A Novus ainda não revelou detalhes sobre a conectividade da nova moto elétrica, mas já sabemos que ele tem smart key, painel em LCD e poderá acoplar um smarphone ao cockpit. Além disso, tem iluminação em LED e fornecerá diversas informações remotamente, através de um aplicativo.

Para pesar apenas 75 kg, motocicleta não economizou em fibra de carbono. Material está presente até no garfo dianteiro

 

Nova moto elétrica: preço e venda no Brasil

No início do texto dissemos que ‘o porém’ do modelo estava no preço, lembra? Então, a nova moto elétrica irá custar 46.284 euros, aproximadamente R$ 290 mil em conversão direta. Para comparação, na Alemanha uma CBR 1000RR-R Fireblade SP custa ‘apenas’ 26 mil euros, enquanto uma Harley-Davidson CVO Limited sai por 42,6 mil.

moto elétrica - conectividade

Modelo pode ser gerenciado através do smartphone

Além do emprego de materiais nobres e projeto conceitual, o preço (quase) se justifica pela fabricação à mão pela qual todas as unidades montadas irão passar. O modelo já está em pré-venda e as primeiras entregas acontecem no início de 2022.

moto elétrica - preço da Novus

Um Embraer Legacy 600 é o mais perto que a Novus deve chegar do Brasil tão cedo. Moto elétrica custa mais de R$ 280 mil e não tem previsão de vir ao país

Por fim, no momento não há qualquer previsão desta nova moto elétrica vir ao Brasil. Pode guardar o cartão de crédito.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza