Publicidade

Se você acha que todas as motos elétricas são urbanas, com visual de scooter e desempenho limitado, saiba que este é um oceano muito mais profundo. Por isso, aqui vamos apresentar a Strix, um dos projetos interessantes que estão sendo desenvolvidos neste exato momento. Nada menos que uma moto elétrica de visual conceitual, proposta off-road, peso de CG 160 e potência de Tiger 900. E voltada ao uso militar. Conheça-a abaixo.

Nova moto elétrica para uso militar

A fabricante de motocicletas da Eslovênia, Strix, lançou no mercado uma nova “hard enduro”. Portanto, uma motocicleta esportiva, off-road, leve e potente. Mais do que isso, o modelo é uma moto elétrica destinada ao uso militar.

Segundo informações, já foram realizados testes com a novidade pela Marinha dos EUA, pelas forças da NATO e pelo exército na Estônia. Entre as vantagens da moto, estão o motor de propulsão elétrica silencioso, desenvolvido especialmente para operações militares.

 Strix Enduro

Moto elétrica teve pré-venda aberta ao público, mas ainda não está claro se a versão privada da Strix Enduro será legal para rodar nas ruas

Publicidade

Além disso, o acionamento elétrico também gera menos calor em comparação com um motor movido a gasolina. Por isso, a Strix é menos perceptível tanto acústica quanto termicamente – características muito úteis no front de batalha.

Outra vantagem é o menor esforço de manutenção. E, claro, o motor desta moto elétrica é robusto e à prova d’água. Por isso, ao desenvolver e implementar medidas de otimização específicas, a empresa da Eslovénia teve em vista os orçamentos militares dos futuros clientes.

Veja também:

Publicidade

Moto elétrica com peso CG, potência de 800 cc

Os engenheiros da RTC, especializados em veículos elétricos, estão envolvidos no desenvolvimento técnico da moto elétrica Strix. E, segundo os dados, o motor entrega impressionantes 95 cavalos de potência. Para comparação, é a mesma cavalaria gerada pela Triumph Tiger 900.

moto elétrica strix

Inédita Strix promete muito desempenho e resistência, aliado ao baixo peso. Já o preço é digno de lançamentos como a BMW R 1300 GS

Além disso, a roda traseira é acionada por corrente e com pneus grossos deve ter mais de 10 kgf.m de torque quando necessário. Com isso, a Strix Enduro promete atingir uma velocidade máxima de 125 km/h. Tudo isso alimentado por um sistema de bateria modular com autonomia de 120 km. Aliás, com a bateria a Strix deve pesar apenas 118 kg, menos que uma Honda CG 160 já abastecida.

Publicidade

 

Quanto custa a novidade

A marca agora também aceita pré-encomendas de clientes particulares. Seu preço é tão alto quanto suas promessas e expectativas. A moto elétrica custa 19.800 euros, praticamente o mesmo valor da novíssima BMW GS 1300.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]