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Como uma moto trail ‘de verdade’ tem de ser? Alta e robusta, com rodas raiadas e poucas carenagens plásticas? Melhor ainda se tiver farol e espelhos redondos? Poderíamos estar falando de qualquer moto aventureira dos anos 1970, mas o assunto da vez é um lançamento.

A X-Ride 650 é uma moto fabricada pela francesa Mash e vendida em muitos mercados, sobretudo europeus. Apresentada em 2020, agora o modelo recebe uma nova geração, com upgrades pontuais. Porém, segue apostando na sua receita tradicional.

moto trail mash 650

A X-Ride chegou ao mercado em 2022 e agora recebeu atualizações. Está mais aventureira e com suspensões melhores, mas igualmente barata

 

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Nova moto trail 650cc

O saudosismo está presente em cada detalhe. Assim, o visual é marcado por linhas setentistas, com direito a farol redondo, guidão alto, assento quase plano, tanque sem carenagens e paralama dianteiro alto. Para dar um charme extra, o painel é um pequeno componente redondo, que dá destaque ao contagiros e à pequena tela LCD que exibe velocidade, odômetro, marcha engatada e outras informações.

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Naturalmente, o motor desta moto trail também é ‘raiz’. Trata-se de uma usina de porte médio e um cilindro, com arrefecimento a ar e óleo. Tudo como mandam os bons costumes. Com exatas 643,7 cc, o conjunto gera 40 cv de potência e 4,6 kgf.m de torque, a 6.000 e 4.500 rpm. Ou seja, um motor que gosta de médias e baixas rotações.

Já o tanque parece pequeno. E é. São 11 litros de capacidade. A suspensão dianteira é invertida (Fast Ace, com tubos de 43 mm e ajustes de compressão e retorno) e a traseira, monoamortecida. Ao todo, a moto pesa 167 kg a seco.

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moto trail 650cc mash

Com quase 650cc, motor segue a tradicional receita de arrefecimento a ar e óleo. Com 1 cilindro, prioriza as baixas e médias rotações e entrega 40 cv e 4,5 kgf.m de torque

Para finalizar, as rodas. A nova geração do modelo, que chegou há poucas semanas nas lojas, adotou as tradicionais rodas aro 21″ na dianteira e 18″ atrás. Antes, o modelo saía da loja com rodas aro 17. Naturalmente, os freios ABS podem ser desligados. Presentes nas ruas rodas, trabalham junto dos discos simples de 320 mm e 240 mm.

 

E a tecnologia?

Uma moto trail com visual setentista precisa ser fiel à sua essência, por isso a X-Ride tem uma modesta lista de equipamentos. Além dos já citados freio ABS comutável e suspensão ajustável, conta com partida elétrica, injeção eletrônica, tomada USB e iluminação em LED.

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moto trail mash tem novo painel

A tomada USB é uma novidade, tal qual o painel em LCD. Antes, havia um analógico auxiliada por uma pequena tela de crista líquido

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Preço desta moto trail 650cc

Atualmente, o mercado das motos trail médias vem recebendo opções interessantes, como a Yamaha Tenere 700 e a Aprilia Tuareg 660. A X-Ride foi lançada em 2020 e é mais uma alternativa a se considerar, especialmente aos que buscam uma moto fiel à receita tradicional – com direito a motor monocilíndrico de arrefecimento a ar, tal qual as trail dos anos 1970.

X-Ride 650 quer ser uma moto divertida e barata. Custando praticamente a metada de uma Tenere 700, modelo garante uma experiência ‘purista’ em aventuras longe do asfalto

Disponível em muitos mercados, esta Mash custa cerca de 5.600 euros (R$ 28,6 mil em conversão direta). Para comparação, na Europa uma Honda CB 500X sai por aproximadamente 7.350 euros (R$ 37,6 mil), enquanto a Tenere tem preço próximo aos 10.400 euros (R$ 53,2 mil). Ou seja, a X-Ride tenta oferecer uma experiência divertida de pilotagem a um preço atraente. É uma pena que não esteja à venda no Brasil.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza