Como uma moto trail ‘de verdade’ tem de ser? Alta e robusta, com rodas raiadas e poucas carenagens plásticas? Melhor ainda se tiver farol e espelhos redondos? Poderíamos estar falando de qualquer moto aventureira dos anos 1970, mas o assunto da vez é um lançamento.
A X-Ride 650 é uma moto fabricada pela francesa Mash e vendida em muitos mercados, sobretudo europeus. Apresentada em 2020, agora o modelo recebe uma nova geração, com upgrades pontuais. Porém, segue apostando na sua receita tradicional.
Nova moto trail 650cc
O saudosismo está presente em cada detalhe. Assim, o visual é marcado por linhas setentistas, com direito a farol redondo, guidão alto, assento quase plano, tanque sem carenagens e paralama dianteiro alto. Para dar um charme extra, o painel é um pequeno componente redondo, que dá destaque ao contagiros e à pequena tela LCD que exibe velocidade, odômetro, marcha engatada e outras informações.
https://www.facebook.com/140834576281331/videos/819496988589301
Naturalmente, o motor desta moto trail também é ‘raiz’. Trata-se de uma usina de porte médio e um cilindro, com arrefecimento a ar e óleo. Tudo como mandam os bons costumes. Com exatas 643,7 cc, o conjunto gera 40 cv de potência e 4,6 kgf.m de torque, a 6.000 e 4.500 rpm. Ou seja, um motor que gosta de médias e baixas rotações.
Já o tanque parece pequeno. E é. São 11 litros de capacidade. A suspensão dianteira é invertida (Fast Ace, com tubos de 43 mm e ajustes de compressão e retorno) e a traseira, monoamortecida. Ao todo, a moto pesa 167 kg a seco.
Para finalizar, as rodas. A nova geração do modelo, que chegou há poucas semanas nas lojas, adotou as tradicionais rodas aro 21″ na dianteira e 18″ atrás. Antes, o modelo saía da loja com rodas aro 17. Naturalmente, os freios ABS podem ser desligados. Presentes nas ruas rodas, trabalham junto dos discos simples de 320 mm e 240 mm.
E a tecnologia?
Uma moto trail com visual setentista precisa ser fiel à sua essência, por isso a X-Ride tem uma modesta lista de equipamentos. Além dos já citados freio ABS comutável e suspensão ajustável, conta com partida elétrica, injeção eletrônica, tomada USB e iluminação em LED.
Veja também:
- KTM 1290 SuperADV: o que a big trail mais cara do Brasil oferece
- Melhor que Himalayan? Royal Enfield trabalha em nova trail
- Teste nova V-Strom 1050 XT: a big e trail da Suzuki
Preço desta moto trail 650cc
Atualmente, o mercado das motos trail médias vem recebendo opções interessantes, como a Yamaha Tenere 700 e a Aprilia Tuareg 660. A X-Ride foi lançada em 2020 e é mais uma alternativa a se considerar, especialmente aos que buscam uma moto fiel à receita tradicional – com direito a motor monocilíndrico de arrefecimento a ar, tal qual as trail dos anos 1970.
Disponível em muitos mercados, esta Mash custa cerca de 5.600 euros (R$ 28,6 mil em conversão direta). Para comparação, na Europa uma Honda CB 500X sai por aproximadamente 7.350 euros (R$ 37,6 mil), enquanto a Tenere tem preço próximo aos 10.400 euros (R$ 53,2 mil). Ou seja, a X-Ride tenta oferecer uma experiência divertida de pilotagem a um preço atraente. É uma pena que não esteja à venda no Brasil.