Publicidade

Que as motos estão em alta no mercado brasileiro você já sabe. Um mês após outro os números de produção e venda nos levam para patamares de cinco ou até 7 anos atrás, muito distantes do pesadelo da pandemia. Mas isso não é tudo.

O número de motociclistas também vem crescendo no Brasil. E muito. Só nos últimos 10 anos o total de habilitados para categoria A no país subiu 12 milhões – mais que a população inteira de países como Bélgica, Bolívia, Grécia e Portugal. Oficialmente, estamos falando de um aumento de 51%, que elevou o total de pilotos a 35,2 milhões. Mas o que está por trás desse fenômeno?

 

Crescimento de motociclistas no Brasil

Existem diversos motivos atrelados à esse crescimento, como por exemplo, o próprio hobby e o bem estar que rodar de moto entrega. Inclusive, um estudo que mostra que andar de moto faz bem para o corpo e para a mente.

Publicidade
número de motociclistas cresceu 51%

O número de motociclistas brasileiros cresceu 51% em 10 anos, graças a chegada de 12 milhões de pessoas ao mundo das duas rodas. Doze milhões!

Mas, os principais motivos para esse crescimento é em razão da agilidade e economia oferecida aos motociclistas. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a locomoção cotidiana é o principal motivo que leva uma pessoa a andar de moto. De acordo com a entidade, 78% dos habilitados recorrem às motos para facilitar seu dia a dia.

Mas o lazer também é importante. Conforme a Associação, 45% dos motociclistas entram no segmento pensando em curtir passeios e viagens sobre duas rodas. Curiosamente, apenas 9% usam a moto apenas como veículo de trabalho – número que deve estar crescendo neste exato momento, na realidade pós-pandemia.

A maioria dos motociclistas usa a moto em suas tarefas diárias, como ir do trabalho ou faculdade. Em segundo lugar está o uso de lazer, seguido de longe por aqueles que têm a moto apenas como instrumento de trabalho

Publicidade

 

 

Veja mais: 

Motociclistas mulheres cresceram ainda mais

Um ponto importante a ser levado em consideração foi que as mulheres tiveram mais adesão ao motociclismo do que os homens nos últimos 10 anos. Enquanto crescimento de pilotos homens foi de 43%, os dados de mulheres que assumiram o guidão correspondem a 83,7%.

Publicidade

Um número bem superior e surpreendente! Para nós mulheres isso significa conquistar independência e ter mais facilidade de se locomover. Apesar disso, os homens ainda são grande maioria nas motos: 76,5%, ante 23,5%.

motociclistas mulheres crescendo

Número de mulheres motociclistas cresceu mais de 80% no período! Agora já representamos mais de 23% do total de habilitados

Conheça o perfil dos pilotos atualmente

Atualmente, existem mais de 35 milhões de motociclistas no Brasil – quase a população inteira do Canadá ou Marrocos. Os homens ainda são maioria,  e correspondendo  a 76,5% do público. Já a faixa etária mais popular dos pilotos, tanto de homens quanto de mulheres, é de 18 e 40 anos – especialmente no caso das mulheres, em que 70% estão dentro deste grupo. Ja na geografia, destaque à região Sudeste, a mais populosa do país, que guarda 42% dos habilitados. Curiosamente, depois vem o Sul (20,2%), mesmo com quase metade da população do Nordeste, que está em terceiro (18,9%). Na sequência há Centro Oeste (11,1%) e Norte (7,7%).

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.