Confirmada ao Brasil em maio, a apresentação da Suzuki V-Strom 1050 XT aconteceu na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro. O modelo começa a chegar nas concessionárias ainda em outubro e seu preço sugerido é R$ 84.900.
O valor da nova big trail japonesa está dentro da estimativa que fizemos na semana passada, mostrando que por aqui ela seguirá critérios de precificação similares aos praticados pela marca em outros países. Além disso, o preço é competitivo, pois coloca a novidade como uma das big trail mais baratas entre as acima de 1.000 cc.
Preços das big trail acima de 1000 cc
O consumidor brasileiro está bem servido quando o assunto são as grandes aventureiras. Há big trail para muitos bolsos e todos os gostos, desde as mais aptas para terra àquelas que gostam mesmo de asfalto, das mais simples às que possuem generosos pacotes eletrônicos.
Preço das big trail 1000 – 1250 cc |
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Modelo | Preço Sugerido | Preço FIPE | |
1 | Kawasaki Versys 1000 | R$ 68.490 | R$ 67.655 |
2 | Suzuki V-Strom 1000 XT | R$ 68.994 | R$ 68.742 |
3 | Honda Africa Twin 1100 | R$ 70.490 | R$ 81.213 |
4 | Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer | R$ 84.490 | R$ 83.572 |
5 | Suzuki V-Strom 1050 XT | R$ 84.900 | (ainda não cotada pela FIPE) |
6 | Triumph Tiger 1200 Alpine | (retirada do site da empresa) | R$ 85.928 |
7 | Triumph Tiger 1200 Desert | (retirada do site da empresa) | R$ 96.237 |
8 | Honda Africa Twin 1100 Adv. Sports DCT | R$ 96.626 | R$ 101.788 |
9 | BMW R 1250 GS Premium | R$ 103.500 | R$ 103.623 |
10 | BMW R 1250 GS Adventure 40 Anos | R$ 122.500 | R$ 122.866 |
11 | Ducati Multistrada 1260S | R$ 119.990 | R$ 120.337 |
A big trail mais barata acima de 1000 cc é a Kawasaki Versys, seguida de muito perto pela Suzuki V-Strom 1000 XT. A nova geração da japonesa, 1050 XT, tem preço bem próximo aos das Versys Grand Tourer, Africa Twin 1100 e Triumph Tiger 1200. Acima estão as Honda topo de linha, BMW R 1250 GS e Ducati Multistrada.
Lançamento: quanto custa e quando chega a Suzuki V-Strom 1050
A nova Suzuki V-Strom 1050 estará disponível em versão única no Brasil. Assim, teremos nas lojas apenas a XT, versão intermediária em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, ainda há as de entrada 1050 e a topo de linha 1050 XT Adventure, equipada com malas laterais e outros itens de série.
Como já dissemos, por aqui a nova big trail tem preço sugerido de R$ 84.900, cerca de 23% a mais que sua antecessora 1000XT. Ela chega às lojas a partir da segunda quinzena de outubro, em três opções de cores: amarelo (Champion Yellow), preto (Glass Sparkle Black) e laranja (Glass Blaze Orange).
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Como é a nova big trail da Suzuki
A nova V-Strom 1050 mantém heranças da antecessora na plataforma e motor, mas possui uma série de novidades. As maiores estão na eletrônica e no design, insporado na DR Big dos anos 1980.
Assim, há o Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, voltados a diferentes situações e tipos de pilotagem. O SIRS é composto, entre outros itens, de ABS para curvas, unidade de medição de inércia, controle de tração em três níveis – que também pode ser desligado – e três modos de pilotagem.
E a lista de itens eletrônicos segue. Para fazer frente às concorrentes, a nova V-Strom tem controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM. A embreagem assistida e deslizante (Suzuki Assist Clutch System), claro, também está lá.
Já o motor manteve a mesma estrutura da 1000, inclusive os 1.037 cm³. Porém, foi atualizado para atender à Euro5 e sua potência subiu de 101 cv para 107 cv, ao tempo em que o torque se manteve em 10,5 kgf.m.