Os roubos de motos seguem sendo uma preocupação no Brasil e, em muitas cidades, rodar com determinadas marcas ou modelos sem sofrer com a violência já se tornou praticamente impossível. É o caso de São Paulo, onde as big trail parecem ser as preferidas da bandidagem quando o assunto são furtos de motocicletas de alta cilindrada.
Roubos de motos seguem crescendo
Apenas de janeiro a julho de 2022 foram roubadas 7.662 motos no estado de São Paulo. Ou seja, um assustador crescimento de 49% em comparação com o mesmo perído do já preocupante 2021. Mas fica ainda pior: o número considera apenas os roubos, quando o ladrão aborda a vítima, sem contar sinistros de furto (quando a moto é levada sozinha, estacionada em algum lugar).
Ou seja, aqui estamos falando de casos em que os veículos foram levados por meio de violência ou grave ameaça. O total de casos, envolvendo furtos e roubos, é muito maior.
Estes dados foram detalhados e levantados por um grupo de motociclistas da sociedade civil. E os índices, por sua vez, foram baseados em boletins de ocorrência e nos números disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
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Big trail são a bola da vez
Outro dado alarmante diz respeito a motocicletas de alta cilindrada. Em especial a um tipo específico de motos – as big trail. Entre as potentes aventureiras o números de roubos mais que dobraram no mesmo período avaliado – janeiro e julho.
Nos primeiros sete primeiros meses de 2022 foram roubadas 553 big trail – sem contar os casos de furtos. Ou seja, um aumento de 111% sobre as 262 motocicletas deste período no ano passado. Com essa assustadora estatística, grupos de proprietários de motocicletas de alta cilindrada têm se reunido.
O objetivo é chamar a atenção das autoridades a respeito do problema, inclusive realizando reuniões com fabricantes e seguradoras. Por fim, a partir de iniciativas como esta, são levantados dados sobre o problema e visa-se trazer ação a pontos críticos com alto índice de ocorrências.