Hoje em dia as pessoas estão fugindo de complicações e buscando ainda mais a mobilidade no dia a dia. Foi nesse contexto que as motos automáticas surgiram para simplificar o uso da motocicleta e vamos mostrar algumas opções no mercado.
Assim, as motos automáticas são uma ótima opção para quem quer mais comodidade ou sente muita dificuldade em acertar o tempo certo da troca de marcha, tendo em vista que o sistema da moto faz isso por você. Dessa forma, o motociclista só precisa acelerar e frear a moto.
Motos automáticas e seus valores
Bem, antes de começar a falar sobre as motos automáticas, é importante destacar que nem todos dos modelos que não possuem aquela marcha tradicional no pé, necessariamente é uma moto de câmbio CVT. Apesar de só uma marca utilizar transmissão automatizada de dupla embreagem, a famosa DCT, essa opção tem modelos mais caros e vamos começar pelas CVT que são mais acessíveis.
Algumas opções baratas com CVT no mercado
Assim, as motos com transmissão CVT (em português Transmissão Continuamente Variável) não apresentam pedal de câmbio nem o manete de embreagem, ficando à cargo do sistema a troca de marchas e controle de torque. Dessa forma, as motos com câmbio CVT trazem praticidade na hora da pilotagem.
3 motos automáticas mais baratas com câmbio CVT |
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Modelo | Preço (Tabela Fipe) |
Categoria |
Haojue Lindy 125 | R$ 11.329 | Scooter |
Yamaha Neo 125 | R$ 11.806 | Scooter |
Honda Elite 125 | R$ 11.892 | Scooter |
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1 – Haojue Lindy 125
O modelo Lindy 125 lançado em 2017 pela Haojue é a opção mais acessível com câmbio CVT no Brasil. A marca chinesa faz parte da JTZ,empresa que representa as Suzuki e Kymco no país.
É um scooter que está neste mês de setembro na Fipe por R$ 11.329 e o preço sugerido pela marca é de R$ 11.490. Assim, a chinesa oferece o modelo com compartimento embaixo do banco (com 11 litros) e um bauleto de 26 litros que pode facilitar no transporte de capacete, capa de chuva ou compras do dia a dia.
Dessa maneira, além do câmbio CVT, o scooter possui um motor de 124 cm³ que produz 8,4 cv de potência máxima e 0,92 kgf.m de torque. Dessa forma, a facilidade do câmbio automático combinados ao seu peso pena de 106 kg a seco podem dar aquela confiança que faltava para o piloto iniciante.
2 – Yamaha Neo 125 UBS
A Yamaha traz como uma opção automática e porta de entrada no seu catálogo de scooters o Neo 125. Assim, a japonesa investiu em um design moderno e futurista ainda em 2016 chamando a atenção da concorrente Honda sobre essa nova tendência do mercado que era algo moderno e prático. Atualmente, o modelo consta na Fipe por R$ 11.806. Outros scooters com CVT da marca são o NMAX e o XMAX.
Dessa forma, o scooter de entrada da Yamaha já chegou oferecendo farol em LED, motor de 125 cm³ que gera 9,8 cv e 0,95 kgf.m de torque. Além disso, o sistema é alimentado por injeção eletrônica e tem como marca a economia. No teste feito pelo Motonline, o Neo 125 fez mais de 49 km/litro.
3 – Honda Elite 125 (R$ 11.892)
Já a Honda oferece o Elite 125 como o modelo de entrada para o universo CVT. A marca percebeu que desde a Lead, não havia um bom modelo CVT para oferecer ao mercado e que a Yamaha Neo estava tomando todo o espaço da categoria.
Dessa forma, para ficar pau a pau com o scooter futurista da Yamaha, a Honda lançou em 2019 o Elite 125 com um design jovem, moderno e com componentes que até impressionam pelo seu valor de mercado como painel totalmente digital, faróis em LED e cavalete central.
O modelo é um pouquinho mais pesado que o concorrente, registrando 104 kg a seco. Assim, o Elite tem sua força vinda de um motor 124,9 cm³ que gera a potência máxima de 9,34 cv e 1,05 kgf.m de torque. Por fim, a Honda ainda oferece câmbio CVT na Biz 125, PCX, ADV, SH 150i e SH 300i.
Quais motos possuem DCT?
O câmbio DCT chegou ao Brasil pela Honda em 2010 equipando a VRF 1200 e desde então marca presença no scooter aventureiro X-ADV, na touring Gold Wing e recentemente também integra o conjunto da África Twin. Contudo, antes de apresentar as motos com dupla embreagem, vamos falar um pouco como esse sistema atua.
Sendo assim, esse sistema funciona por dupla embreagem, sendo uma para 1ª, 3ª e 5ª marcha, outra para a 2ª, 4ª e 6ª marcha. Desa forma, para que essas duas embreagens funcionem, elas são acionadas por um sistema eletro-hidráulico independente. Além disso, piloto pode escolher realizar a troca de marcha automaticamente ou por meio de comandos no punho.
O sistema DCT traz para a moto mudanças de marchas rápidas e quase imperceptíveis, que não afetam o equilíbrio dinâmico e proporcionam conforto a piloto e acompanhante. Por fim, podemos atribuir outras qualidades do DCT são confiabilidade e durabilidade, uma vez que com o sistema DCT não é possível errar uma marcha ou deixar de engatá-la corretamente.
3 motos Honda automatizadas com câmbio DCT |
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Modelo | Preço (Tabela Fipe) |
Categoria |
X-ADV | R$ 79.062 | Scooter Adventure |
África Twin | R$ 81.013 | Big trail |
Gold Wing | R$ 156.535 | Touring |