Publicidade

Viajar de moto com garupa é diferente de pilotar sozinho. E o copiloto em questão precisa estar atento a alguns detalhes para que os dois consigam curtir o passeio com tranquilidade e segurança. Por isso, separamos algumas dicas especiais para quem vai na parte de trás do banco da motocicleta!

 

1- Viajar de moto com garupa: como subir e descer da moto

E o primeiro passo é saber como subir na garupa. Parece algo bem simples, mas é importante saber como fazer para não desequilibrar o piloto e a moto. O ideal é que você suba pela esquerda e desça pelo mesmo lado depois.

Antes de subir, apoie a mão nos ombros no condutor e posicione seu pé na pedaleira. Com um pequeno impulso passe a outra perna para o outro lado. Faça de forma firme, mas sempre com movimentos leves e sutis.

Publicidade
viajar de moto com garupa

Diferente do carro, na moto o garupa ‘dirige junto’ do piloto. Precisa estar atento à estrada, curvas e movimentos. E rodar equipado, claro

 

2- Mantenha a postura certa na moto

Outro grande e importante passo para ser um bom garupa é prestar atenção no seu corpo e postura enquanto está na motocicleta, principalmente nas curvas e na hora de frear. Irá fazer muita diferença! Portanto, é importante que você esteja com a coluna ereta, com as pernas e joelho alinhados com o quadril e pernas do piloto. Também é necessário segurar firme, seja na alça traseira ou na cintura do piloto.

postura ao viajar de moto

O piloto precisa manter a postura para uma viagem segura e confortável. O garupa também. Coluna ereta, corpo centralizado e joelhos firmes no quadril de quem acelera

Publicidade

 

 

3- Ajude o condutor nas curvas

Um bom garupa conseguirá ajudar o condutor nas curvas ao viajar de moto. Quando chegar nela, é importante inclinar o corpo para o mesmo lado que a curva faz, isso fará com que o condutor faça a manobra com mais facilidade. É importante não esquecer que esse movimento deve ser leve.

 

Publicidade

 

4- Não se levante, nem faça movimentos bruscos em cima da moto

Falando sobre leveza, um dos principais fatores que evitam quedas e desequilíbrio na moto é o garupa não fazer movimentos bruscos ou se levantar da motocicleta. Caso você precise fazer isso por algum motivo, lembre-se de comunicar antes ao piloto para que ele não se assuste, ou peça para que pare se for preciso, para que você estique suas pernas, arrume o capacete, ou coloque uma blusa, por exemplo.

viajem de moto com garupa

Então o garupa levanta, se mexe, abre os braços, inclina o corpo para fora da moto. Nos filmes (como Diários de Motocicleta) é lindo, mas na vida real pode desequilibrar a moto

 

5- Não tire a atenção do motociclista

Ao viajar de moto como garupa, não fique tirando a atenção do motociclista com assuntos desnecessários e a todo tempo. Isso porque pilotar uma motocicleta, especialmente no trânsito, exige muita atenção e agilidade. Além disso, também é importante não gesticular para outros motociclistas, pois isso é função do piloto. E também nada de ficar no celular, desatento a tudo que acontece no redor!

Motociclista na garupa

 

6- Use os equipamentos corretos

Do mesmo modo que o piloto, o garupa também deve usar os equipamentos corretos para a sua segurança. Isso é o que o Código de Trânsito Brasileiro fala e a própria segurança exige. Portanto, use um bom capacete, jaqueta, botas e, preferencialmente, luvas. E sempre calça, nada de berumuda, calção ou short.

caio castro e grazi massafera - viajar de moto

O garupa precisa estar tão equipado quanto o piloto. Lembre do casal Grazi Massafera e Caio Castro: estilosos, bem vestidos e lindos

 

7- Faça contato com o piloto quando necessário

Bom, se por um lado você não deve tirar a atenção do condutor, por outro você precisa falar se algo estive errado, te incomodando, entre outras coisas. Seja em você ou na moto. Até porque não adianta nada ser um bom garupa para o condutor e você não prestar atenção em você mesmo. Afinal, ninguém merece fazer uma viagem desconfortável e depois lidar com as consequências disso. Por isso, fale com o piloto se algo está te incomodando, e isso fará com que você goste muito mais de viajar na garupa.

 

Veja mais!

 

8- Não durma na moto

Bom, e para finalizar, uma dica que parece óbvia, mas é muito importante lembrar: em hipótese alguma durma ou cochile ao viajar de moto na garupa. Se estiver com sono peça para parar. Com o risco de queda, você pode se machucar feio e machucar o piloto também. Fique atento! Não é só o piloto que precisa estar acordado.

 

Se você gostou das dicas, lembre de compartilhar essa matéria para aquela pessoa que sempre está na sua garupa, ou para aquela que você deseja muito fazer uma viagem. Depois dessas dicas o passeio vai ficar muito mais leve e interessante aos dois!

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.