Publicidade

Marcas como a Ducati têm liderado o terreno das inovações quando o assunto é a aerodinâmica das máquinas da MotoGP. No entanto, a corrida por novos tipos de winglets (asas) estão aproximando as motocicletas cada vez mais a carros de Fórmula 1. Conheça mais sobre as evoluções:

 

Quase F1 – A aerodinâmica das motos na MotoGP

Nas últimas sete temporadas da MotoGP, as fabricantes rivais da italiana Ducati (pioneira em novidades) têm sido surpreendidas com os apêndices radicais nas motos da marca. Por vezes, alguns concorrentes até protestam junto à organização da MotoGP.

Publicidade

No entanto, eventualmente todos acabam cedendo e trazendo para a pista seu próprio pacote aerodinâmico como resposta. Também pudera, quem já acompanhou as recentes corridas da categoria percebe de primeira que os modelos italianos parecem saídos “de outro mundo”.

E neste ano, por exemplo, a Ducati Desmosedici GP22 ostenta nada menos que seis elementos aerodinâmicos. As asas (winglets) volumosas e adicionadas na carroceria podem até não serem esteticamente belas, mas servem a várias funções na pista.

Ducati Desmosedici GP22 trouxe novidades para a pista da MotoGP

Na saída da curva elas ajudam a gerar downforce, efeito que mantém a roda dianteira firme ao solo mesmo com forte aceleração. Empinadas na pista são perda de tempo – literalmente! Como nada é perfeito, as peças também geram arrasto adicional. Ou seja, a moto tem que lutar com o “peso extra” criado com a força do vento.

Publicidade

Desta forma, os engenheiros ainda têm um desafio e tanto, na hora de equilibrar o pacote de inovações colocados na moto. E é nessa hora que surgem ainda mais novidades inusitadas!

Veja também:

Spoiler de cauda na moto da Aprilia lembra um carro de corridas

MotoGP vai virar um Fórmula 1? 

Algumas fabricantes presentes na MotoGP estão levando o desenvolvimento de novidades aerodinâmicas para outro nível. Por exemplo, tanto a Aprilia quanto a Ducati introduziram novas asas, que mais parecem saídas diretamente de um carro de Fórmula 1.

Publicidade

A italiana Aprilia revelou pela primeira vez seu spoiler de cauda no GP da Itália, em maio de 2022. A conterrânea Ducati não ficou para trás e lançou asas apelidadas de “Stegosaurus” no GP da Grã-Bretanha, realizado neste mês de agosto.

Ducati revidou e trouxe suas asas na traseira também

Para alguns, as novidades nas traseiras das motos são apenas peças feias. No entanto, a função pode justificar a forma! Isso porque, os “mini aerofólios” podem ajudar a estabilizar as motos trabalhando na roda traseira, sobretudo na hora da frenagem.

De qualquer forma, já esperasse que outros fabricantes tragam elementos aerodinâmicos semelhantes em breve. Onde tudo isso vai parar e como as motos vão se parecer, só o futuro responderá…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]