Publicidade

A Aprilia Tuareg 660 foi revelada há alguns meses e logo chamou a atenção pelo conceito de trail raiz. Leve, bruta e aparentemente descomprometida com o conforto, a italiana mira especialmente nas rivais Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure.

O modelo deve ter seus detalhes – como especificações técnicas e preço – revelados durante o EICMA 2021, o maior Salão de Motos do mundo. Até lá, a marca está divulgando informações e imagens aos poucos para gerar um ‘gosto de quero mais’ no público. Vem dando certo.

aprilia tuareg 660

Ainda considerada um conceito, aos poucos a Aprilia revela a trail Tuareg 660 e seu potencial

 

Publicidade

Vídeo da Tuareg 660 em ação

 

O novo vídeo da Tuareg foi divulgado na última sexta-feira, 24 de setembro, no canal oficial da marca no YouTube. Ele é apresentado pelo gerente de marketing Cristian Romeo Bareli, que valoriza as características da moto – ainda apresentada como um conceito.

tuareg 660 na estrada

Apesar do visual e do banco plano, Tuareg 660 também deve encarar aventuras no asfalto com tranquilidade

Segundo o material, a trail está pronta para encarar qualquer aventura, independente do local ou tipo de terreno. A vocação off road já está exposta no nome, pois Tuareg faz analogia ao povo africano homônimo (relacionado a grandes caravanas no Saara) e remonta à era dourada dos grandes eventos, como o Rally Paris-Dakar.

Publicidade

Veja também:

 

Tuareg, uma moto trail raiz

A ideia da equipe foi criar uma moto ‘leve, mas não frágil, confortável e muito funcional. E, claro, com todos os recursos técnicos para dar suporte ao desejo por explorar de qualquer pessoa’.

tuareg 660 video

A identidade do modelo com o off-road já está no nome, que nos leva à era dourada de grandes eventos como o Rally Paris-Dakar

Publicidade

Para isso, é equipada com suspensões ajustáveis e com mais de 220 mm de curso, rodas aro 21 polegadas na frente e 18 na traseira e chassi que une aço e alumínio, em prol da redução de peso. Na balança, a italiana marca 187 kg a seco.

O motor também contrubiu ao desempenho, claro. Trata-se de um bicilíndrico em linha, com arrefecimento a líquido e que deve gerar 80 cv e 7,1 kgf.m de potência e torque máximos. Números logo acima dos 72 cv e 6,9 kgf.m da Yamaha.

Aprilia Tuareg 660 motor

Motor já é usado em outros modelos da marca. Assim, deve gerar 80 cv de potência e 7,1 kgfm de torque

Para longas aventuras, a Tuareg 660 ainda deve contar com tanque com capacidade para 18 litros de combusível. É preciso lembrar, porém, que o modelo ainda está em fase de conceito e todos estes números podem ter variações até a versão final, que estará disponível nas concessionárias.

 

Tecnologia da Tuareg 660

Até aqui, o conceito da Aprilia mostrou um bom pacote eletrônico. Há painel TFT de 5 polegadas, quatro modos de pilotagem (sendo dois personalizáveis), modo de pilotagem off-road, iluminação em LED, cruise control e as já citadas suspensões ajustáveis. No fora de estrada ainda é possível desligar o ABS.

 

Preço e vinda ao Brasil da Tuareg 660

Este é o momento em que você pisa no freio. A Aprilia Tuareg 660 ainda é apenas um conceito e sua versão final deve ser apresentada em novembro, no EICMA, em Milão (Itália). Somente na ocasião saberemos mais detalhes técnicos e comerciais, como preço e data de chegada às concessionárias.

tuareg 660 - preço e lançamento

A Tuareg deve ser uma das estrelas da Aprilia no Salão de Milão, ocasião em que saberemos mais sobre o modelo. Quem sabe, até seu preço e previsão de chegada ao mercado

Porém, já é possível antecipar que o modelo não deve vir tão cedo ao Brasil. Atualmente a marca não tem representação oficial por aqui e o segmento da Tuareg ainda não desabrochou no país, afinal sequer a Tenere 700, apresentada em 2017, veio ao nosso mercado. Por enquanto teremos de nos contentar em admirá-la à distância.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza