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A Dafra Apache 150 foi o primeiro fruto da associação da marca indiana TVS com a brasileira Dafra. O modelo apostava no visual arrojado e pacote de equipamentos acima do apresentado pela categoria. Relembre sua história, preço, além de pontos fortes e fracos – e também seu teste.

Dafra Apache 150: uma street bem equipada

A Apache 150 chegou ao mercado nacional em 2010 e causou alvoroço no segmento de motos street, marcado por modelos com poucos equipamentos. Isso porque ela tinha ignição digital e indutiva (IDI), guidão e pedal de marchas ajustáveis, lanterna traseira em LED e sistema de amortecimento traseiro a gás. Além disso, em sua época o modelo era equipado com freio dianteiro a disco com o maior diâmetro da categoria, 270 mm.

Apache 150 se destacava pelo visual esportivo, com direito a carenagens no tanque e spoiler no motor. Porém, ficou em produção apenas de 2010 a 2015

O visual remetia à esportividade. Todas as versões de cores (amarela, preta, vermelha e grafite) possuíam uma faixa que começava no para-lama, passando pelo tanque e terminando na rabeta. Também, havia spoiler no motor, rodas de liga, carenagens no tanque e vários acabamentos em tons foscos. O painel de instrumentos digital era semelhante ao utilizado pela Yamaha Fazer 250 contemporânea da Dafra.

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Exclusividade nacional

A Apache era uma versão exclusiva ao mercado brasileiro, uma vez que na Índia a TVS oferecia as opções de motores de 160 e 180 cm³. A escolha por um propulsor no Brasil de exatos 147,5 cm³ ocorreu em função da popularidade da capacidade cúbica entre os motociclistas no país, assim como para atender as normas de emissão de poluentes do Promot 3.

Na Índia a Apache da TVS possua diferentes cilindradas

O motor monocilíndrico de quatro tempos, duas válvulas, com comando simples no cabeçote (OHC), produzia 14 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,27 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm – números próximos aos de concorrentes como a CG 150 da época, com 14,3 cv e 1,45 kgf.m.

Apache RTR 200

A Apache 150 ficou pouco tempo no mercado, saindo de produção em 2015. Em 2019 a Dafra apresentou no Brasil um novo modelo chamado Apache RTR 200 que não tem nada a ver com a antiga Apache, exceto o nome. O novo modelo tem maior apelo esportivo, com motor de 21 cv, banco bipartido e até embreagem deslizante – que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

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A RTR 200 não tem nada a ver com a Apache 150 – exceto o nome, claro

Pontos positivos

A Dafra Apache 150 se destacava pelo conforto, facilidade de pilotagem e um pacote de itens mais completo que a concorrência. Além disso, o design era um dos grandes atrativos do modelo, remetendo a motos maiores.

Pontos negativos

O primeiro ponto baixo da moto era o seu carburador. Apesar de ter manutenção mais barata, ele cobrava seu preço no consumo, que ficava na casa dos 30 km/litro – pouco, para um modelo de 150 cilindradas. Além disso, por se tratar de uma marca relativamente pequena no mercado, já na época existia a dificuldade de peças e mesmo revenda.

Consumo, na casa dos 30 km/litro, está longe de ser invejável

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Dafra Apache 150 vale a pena?

A Dafra Apache 150 pode ser uma boa escolha como uma moto para o dia a dia, especialmente pelo pacote mais completo frente às usadas da sua época. O visual também pode somar pontos para a escolha. Além disso, é possível ainda encontrar a Apache a preços convidativos no mercado de usadas.

Com preço abaixo dos R$ 5 mil, a Apache 150 pode ser uma boa opção para quem quer rodar na cidade com bons equipamentos mas está com a grana curta

Segundo a FIPE, o modelo 2010 tem preço médio de R$ 2.825. Já o valor médio cobrado em um 2015 é de R$ 4.178,00. A Apache RTR 200 sai por aproximadamente R$ 13.990.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Dafra Apache 150, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Dafra Apache 150

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 147,5 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 14 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 1.27 kgf.m a 5.000 rpm
Alimentação: Carburada
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / Curso 105 mm
Suspensão traseira: Braço oscilante, bi-amortecida a gás / Curso 50 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90 R17
Pneu Traseiro: 100/80 R18
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 136 kg
Comprimento: 2020 mm
Largura: 730 mm
Altura do Banco: 790 mm
Distância entre Eixos: 1300 mm
Capacidade do tanque: 16 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2021)
2010 R$ 2.825,00
2015 R$ 4.178,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza