Publicidade

A nova KTM Duke 990 foi flagrada em testes de estrada, na Áustria. O modelo sugere aquilo que o público poderá ver na próxima geração da moto de produção, um lançamento aguardado para o mercado mundial em 2023. Vamos conferir o que tem há de novo na poderosa naked laranja.

Fotos da nova KTM Duke 990

A KTM tem aumentado a capacidade de seus modelos alimentados pelo compacto motor LC8c. O propulsor já cresceu de 790cc para os 889cc. Tudo isso, antes da marca austríaca modernizar a versão ‘R’ – que trouxe consigo o súbito aumento de potência de 105 para 119 cavalos.

ktm duke 990 em teste

Modelo foi flagrado em testes na Áustria, em Mattighofen

Mas a fabricante parece que não vai parar por aí. Segundo o flagra de um foto-jornalista atento – registrado próximo da sede da marca – vem novidade em breve. Imagens capturadas indicam que o próximo passo da KTM será trazer uma evolução, uma 990 Duke ainda mais poderosa.

Publicidade

A moto deve ser novamente movida pelo motor bicilíndrico-paralelo LC8c. Mas desta vez com um aumento do diâmetro e curso superiores, que aproximam a cilindrada do propulsor aos 1000 cc. Junto disso, a marca prepara também um novo design matador. Uma merecida estética renovada, em comparação com o que conhecemos da atual geração da 890.

imagem mostra como deve ser nova ktm duke 990 de 2023

Conjunto dianteiro tem visual bastante peculiar, mas pode não ser a versão final ainda…

Veja também:

E a nova KTM vem ao Brasil?

Primeiramente, é esperada uma moto que chegue com valores de potência acima dos 130 cv. Além disso, espera-se também que a Duke 990 apresente uma nova estrutura, um chassi mais leve e mais compacto. Tudo isso, claro, incluindo diferentes painéis e provavelmente com traseira redesenhada, mais exposta.

Publicidade

Poderia a KTM apostar na tendência já vista na nova Suzuki GSX-S 1000?

 

Visualmente, o que já percebeu-se nos flagras foram os faróis enfileirados, um acima do outro. Conjunto com disposição semelhante ao da nova Suzuki GSX-S 1000, mas é provável que este não seja ainda o aspecto final da KTM 990 Duke.

antiga ktm duke 900, de 2005

Super Duke chegou tardiamente por aqui e ficou por pouco tempo

Publicidade

A KTM 990 Super Duke, de geração anterior, foi lançada em 2005. No Brasil, o modelo chegou somente em 2011, na faixa de preço de R$ 51.900. Por aqui a KTM tem um catálogo ainda tímido, embora tenha se aventurado recentemente com o lançamento da 890 R, então não custa sonhar em ver a nova Duke 990 desfilando pelas estradas do país um dia…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]